PARALISIA DE BELL


Descrição

É um conjunto de paralisias faciais devido ao comprometimento compressivo  periférico do sétimo nervo craniano de um lado  que resulta em debilidade ou paralisia dos músculos faciais sem  uma causa evidente. Em alguns casos foi relatado que a paralisia ocorreu quando o indivíduo se expôs a uma temperatura muito fria e brusca, ou quando houve uma exposição a um vento muito forte no lado do rosto,  ou no decorrer de um quadro infeccioso sem muita gravidade. Mas esses relatos não têm fundamento médico, sendo considerado pela Medicina uma simples coincidência. A paralisia é unilateral na maioria dos casos, se instala subitamente e desaparece sem deixar sequelas em quase 75% dos casos, em outras situações ou quando a paralisia é completa evoluindo por mais de 30 dias o quadro e o prognóstico é mais limitado.

Sinonímia

É também conhecida pelos seguintes nomes:

Etiologia

A etiologia da paralisia de Bell é desconhecida, mas existem algumas teoria das possíveis causas etiológicas:

Incidência

Período de duração

Em média de 2 a 5 dias; quando mais tempo de duração da paralisia, mais comprometimento neural e facial ocorre.

Sinais e sintomas

A Paralisia de Bell se instala subitamente sem nenhum sinal precoce, e geralmente ocorre em um dos lados do rosto, o paciente pode se queixar de alguns desses sintomas:

Diagnóstico

Tratamento

O objetivo  do tratamento é manter o tônus muscular da face e evitar ou minimizar a denervação. A maior ameaça ao paciente com paralisia de Bell é a ceratite.

Não existe tratamento específico para a doença. 

A intervenção cirúrgica é indicada para:

 Sequelas

Cuidados gerais


Dúvidas de termos técnicos  e expressões, consulte o glossário específico de Doenças Neurológicas.