NEUROESQUISTOSSOMOSE MANSÔNICA


Introdução

A Neuroesquistossomose  Mansônica ocorre quando o Schistossoma mansoni  invade o Sistema Nervoso Central.  Ovos ou mesmo vermes adultos podem chegar ao Sistema Nervoso, através da circulação venosa e pelas anastomoses existentes entre os plexos venosos pélvico e vertebral e entre as veias pélvicas e hemorroidárias. Possivelmente, por esse motivo o Schistossoma mansoni acomete principalmente a região medular e nesta, principalmente, a porção mais caudal.

A Neuroesquistossomose mansônica decorre provavelmente de lesões vasculares. Estas podem ser provocadas por obstrução mecânica, à qual se segue reação inflamatória de tipo granulomatoso, ou por alterações  circulatórias secundárias à reação de hipersensibilidade a substâncias liberadas pelo ovo.

Manifestações clínicas

As principais manifestações clínicas são:

Diagnóstico

Obs:  No exame de LCR ocorre  a pleocitose ligeira ou discreta, presença de eosinófilos, aumento das taxas de proteínas e aumento do teor de globulinas gama. Anticorpos específicos podem ser detectados por imunofluorescência indireta, por hemaglutinação passiva e por ensaio imunoenzimático (ELISA).

Tratamento

O tratamento deve ser feito em duas fases:

Obs:  A administração de corticosteróides na fase aguda da Neuroesquistossomose é considerada urgência médica. Desta conduta terapêutica depende o prognóstico da doença: na fase inicial o processo é reversível e o paciente  não costuma apresentar seqüelas; em fases mais tardias, sobretudo quando o quadro clínico já está totalmente instalado,  o comprometimento motor de membros inferiores é severo e irreversível.


Dúvidas de termos técnicos, consulte o glossário específico de Doenças Neurológicas.

Maiores informações sobre a Esquistossomose Mansônica, consulte o menu de Doenças Parasitárias.