DOENÇA DE PICK


Definição

É uma doença cerebral degenerativa rara que causa uma atrofia fronto-temporal bilateral no cérebro, evoluindo no seu curso normal a uma demência completa. Quando iniciado o processo, esse  não é interrompido  com tratamentos terapêuticos, com o seu desfecho final chegando a uma demência senil completa.

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:

Histórico

Essa doença foi descrita pela primeira vez, em 1892, por Arnold Pick, na cidade  de Praga, República Tcheca.

Incidência
Período de evolução

Em média de 3 a 5 anos.

Sinais e sintomas

O início é sempre insidioso, mas gradual, fazendo com que os familiares notem que alguma coisa diferente e estranha está acontecendo com o idoso.

período de estado:

caracteriza-se por uma lenta deterioração das funções nervosas superiores. Nessa fase o paciente pode apresentar extremos como alegria ou tristeza, apatia ou euforia, tudo isso depende das áreas que estão sendo lesadas no  cérebro.

em média após 3 anos os sintomas acima estão mais evidentes e a demência já evolui gradativamente acrescida de:

Infelizmente, depois de 4 a 6 anos em média  da evolução da doença, a demência é completa, com o paciente dependendo completamente de outras pessoas  para sobreviver. 

Diagnóstico

Diagnóstico diferencial

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que a Doença de Pick não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, neurológico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que geralmente podem ser confundidas com a Doença de Pick são as seguintes:

Tratamento

Médico especialista:  Neurologista e Psiquiatra.   Outros médicos especialista podem ser necessários, dependendo da evolução da doença e da sintomatologia apresentada pelo paciente.  

Não existe tratamento medicamentoso específico para essa patologia. O tratamento é apenas sintomático, conforme os sintomas apresentados e suas intercorrências.


Dúvidas de termos técnicos  e expressões, consulte o glossário específico de Doenças Neurológicas.