DOAÇÃO DE SANGUE


Finalidade

A Doação de Sangue consiste na retirada de sangue de um doador, para que os componentes sanguíneos possam  ser utilizados em situações específicas. Da bolsa de sangue total, pode-se obter os seguintes componentes:

O sangue doado é utilizado nas grandes emergências, nas cirurgias, e em pacientes com doenças oncológicas e hematológicas.

Requisitos para a doação

Para doar sangue o indivíduo deve levar documento de identificação ao Banco de sangue, devendo preencher os seguintes requisitos básicos:

Não pode doar sangue temporariamente

Não deve temporariamente doar sangue, o indivíduo que tiver qualquer um dos itens de impedimento:

Não pode doar sangue permanentemente

Não deve permanentemente doar sangue, o indivíduo que preencher qualquer um desses itens:

Testes e exames obrigatórios

Exames, pesquisas e testes normalmente realizados pelos Bancos de Sangue, determinados pela ANVISA do Ministério da Saúde:

Só depois da realização dos exames laboratoriais, é que a  bolsa de sangue é finalmente  liberada para transfusão.

Doação de sangue e a janela imunológica

Janela imunológica trata-se do intervalo entre o contato com um vírus ou bactéria e a detecção dos mesmos pelos exames laboratoriais. Durante esse período, uma doença não detectada pelos testes obrigatórios de doação de sangue, poderá ser transmitida para quem recebe o sangue. Portanto, durante a entrevista médica, use de toda a franqueza e honestidade. Suas informações serão mantidas no mais absoluto sigilo.

Etapas da doação

Antes da doação propriamente dita, o doador passa pelas seguintes etapas: 

Qualquer problema ou alteração laboratorial no sangue, o Banco de sangue  deve obrigatoriamente e sigilosamente convocar o doador através de carta ou telefonema para a repetição de testes, e caso necessite de encaminhamento e acompanhamento médico, o Banco de sangue indicará.

O intervalo mínimo entre as doações de sangue é de 60 dias para os homens e 90 dias para as mulheres. Os homens podem doar no máximo 4 vezes por ano, e as mulheres 3 vezes ao ano. 

É recomendável um intervalo de descanso pelo menos 2 horas antes e depois da doação, diminuindo assim o risco de reações, como a queda de pressão.

Pessoas que tiveram hepatite viral após os 10 anos de idade não podem doar sangue. Os casos em que exista dúvida, o candidato deve procurar o Hemocentro mais próximo para avaliação do caso.

Reações adversas à doação

Essas reações são raras, mas podem ocorrer durante ou logo após a doação, propriamente dita.  O doador durante a doação, deve comunicar imediatamente ao funcionário do hemocentro, para que as medidas necessárias sejam adotadas, caso ocorra  um desses sintomas:

Cuidados pós-doação

Atenção:  A manutenção de estoques seguros de sangue para o atendimento de pacientes, principalmente da rede pública, é responsabilidade de todos nós, e depende de um ato bem simples, chamado de Doação de Sangue.

Jamais doe sangue para realizar exames sorológicos. Você estará pondo em risco a vida de outra pessoa. Se o seu objetivo é realizar exames, dirija-se ao Centro de Testagem Anônima (C.T.A.), onde você poderá realizar os exames que necessita, gratuitamente.

Lembre-se: A doação de sangue é um ato de amor. Um dia você pode necessitar de uma transfusão de sangue de emergência, ou talvez seu filho, ou quem sabe a  pessoa que você ama, seu pai, sua mãe, seu irmão, seu melhor amigo, ou até quem sabe um desconhecido...  


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.

Maiores informações sobre Transfusão sanguínea, consulte o Menu de Doenças Hematológicas.