ENVELHECIMENTO


Introdução

 

O envelhecimento é um processo natural do corpo humano. O envelhecimento não é uma doença. É um processo que começa logo após o nascimento e termina com a morte. 

O envelhecimento é causado por alterações moleculares e celulares, que resultam em perdas funcionais progressivas dos órgãos e do organismo como um todo. Esse declínio se torna perceptível ao final da fase reprodutiva, muito embora as perdas funcionais do organismo comecem a ocorrer muito antes. A ocorrência de perdas funcionais é acelerada com o aumento da idade. A incapacidade para a grande maioria dos idosos decorrem do processo de envelhecimento do organismo, ao longo dos anos.

 

Incidência

 

·         Cerca de 50% do envelhecimento do homem é determinado pelo estilo de vida.

 

O processo do envelhecimento

 

Estudos indicam que o processo do envelhecimento do corpo humano é causado por falhas no processo de renovação celular.  No corpo humano cada célula é substituída entre 30 e 50 vezes ao longo da vida. Com o tempo, fatores químicos e genéticos provocam defeitos na produção das novas células. Os fatores que comprometem  as células são os seguintes:

·         Hormônios: O hormônio DHEA é produzido pela glândula supra-renal. Ele ativa ações reparadoras nas células Com o tempo a quantidade de DHEA diminui. As células se deterioram.

·         Mitocôndrias:  A célula sofre constantes agressões químicas. As mitocôndrias produzem radicais livres, moléculas nocivas liberadas pelo metabolismo. os radicais livres deterioram a célula.

·         Genes: alguns genes contribuem para a longevidade, enquanto outros têm propriedades antienvelhecimento. Eles são mais ativos em alguns indivíduos.

·         Telômeros:  As extremidades dos cromossomos (o telômero, pequeno trecho de DNA situado no fim de cada cromossomo) ficam mais curtos a cada divisão celular. Esses encurtamentos desativam genes importantes para a sobrevivência da célula. O processo de envelhecimento é acelerado.

 

Envelhecimento e o corpo

 

Com o avançar dos anos, o corpo vai sofrendo modificações devido ao envelhecimento. A partir dos 30 anos, o organismo começa a sentir os efeitos do tempo, após os 40 anos de idade, as alterações começam a se apresentar. Alguns órgãos e tecidos têm o processo de envelhecimento mais intenso que outros, resultando nas seguintes alterações:

 

·         Artérias: Com o passar dos anos endurecem e perdem elasticidade, resultando na hipertensão.

·         Atividade sexual: Há diminuição da taxa de hormônios sexuais, resultando na redução da atividade sexual; aumenta o tamanho  da próstata (depois dos 70 anos).

·         Barriga: A gordura se acumula mais rapidamente, propiciando ambiente para doenças como Diabetes e hipertensão.

·         Cérebro: No cérebro ocorre perda de células cerebrais, que resultam em dificuldades de memória.

·         Coração: O músculo cardíaco perde flexibilidade, resultando em  risco de insuficiência cardíaca e outros distúrbios no coração; as válvulas cardíacas enrijecem; a função cardíaca máxima diminui e ocorre um maior estreitamento da parede cardíaca.

·         Dentes e arcada dentária: Normalmente ficam mais sensíveis em função das décadas de alimentação incorreta e os hábitos errados de higiene bucal. Há mudanças  nos hábitos de mastigação; o número de cáries aumenta e acontece uma maior incidência de doenças periodontais de gengiva.

·         Memória:  Ocorre queda no desempenho em testes de lógica; diminuição da  memória visual entre 50 e 60 anos e, acentuadamente, após os 70 anos.

·         Músculos: Ocorre a redução no número e no tamanho das fibras musculares, resultando na perda da força muscular, diminuição da massa muscular e do equilíbrio.

·         Pulmões: Ocorre dilatação dos alvéolos; há redução do número de alvéolos e consequente diminuição da superfície total respiratória. Acontece também uma limitação do volume respiratório máximo.

 

Diferença entre os sexos 

 

O processo do envelhecimento ocorre de forma diferenciada  entre os homens e as mulheres. 

 

·         A diminuição da densidade óssea é mais acentuada nas mulheres, por causa da menopausa.

·         Há maior número de células brancas no sangue dos homens do que no das mulheres.

·         O consumo máximo de oxigênio é 20%, em média, maior em hoemns do que em mulheres, provavelmente devido à massa muscular.

·         Existe um acúmulo de gordura abdominal, após a menopausa, nas mulheres. Nos homens, esse aumento se dá desde o início da puberdade até a meia-idade.

·         A perda auditiva é duas vezes maior nos homens.

·         O sexo masculino perde, mais que o feminino, a capacidade de identificar odores.

 

Doenças relacionadas

 

Existem algumas patologias e distúrbios que têm maior incidência de ocorrências a partir da quinta década de vida, isto é, a partir dos 50 anos de idade.

 

·         Acidente vascular cerebral (AVC).

·         Aterosclerose.

·         Doenças cerebrovasculares.

·         Hipertensão arterial.

·         Trombose.

 

Envelhecimento e os radicais livres

 

Os radicais livres são substâncias que se acumulam no organismo  ao longo dos anos, e com o tempo começam a atacar as células do corpo. Os efeitos nocivos incluem o envelhecimento da pele até o aumento do risco de câncer.

 

Dicas para ter um envelhecimento saudável

 

·         Manter uma vida social: Reuniões nos clubes, escolas e associações para se divertir, dançar e fazer atividades de ginástica são maneiras de manter uma vida social plena. Ir para bailes, dançar e fazer novas amizades é importante para o corpo e para a alma.

·         Adotar uma dieta saudável através de uma alimentação balanceada.

·         Atividades físicas: Reeducação postural, exercícios aeróbicos, musculação e alongamento são atividades físicas que os idosos podem fazer com  acompanhamento ou recomendação médica. O envelhecimento muscular pode ser reduzido ao longo dos anos, se a prática de atividade física for frequente.

·         Não fumar.

·         Não beber.

·         Usar protetor solar para proteger a pele dos raios ultravioleta.

·         Ler, trocar idéias, fazer palavras cruzadas ajuda a manter o cérebro ativo.

·         Fazer check-up anual ou semestral, dependendo das condições clínicas.

 

Cuidados gerais

 

Alguns cuidados básicos devem ser tomados pela pessoa idosa, para evitar acidentes que podem resultar em graves consequências:

 

·         Evitar pisos escorregadios e encerados.

·         Evitar andar de meias, para não escorregar.

·         Barras de apoio  acima do vaso sanitário.

·         Ao subir e descer escadas, segurar sempre no corrimão; as escadas devem ter corrimões ao longo dos degraus.

·         Evitar a escuridão: deve sempre deixar uma luz fraca acesa  no  corredor ou no quarto.

·         Evitar levantar-se depressa à noite e no escuro.

·         Evitar tapetes soltos no quarto, principalmente perto da cama, porque podem causar escorregões, tropeços  e quedas.

·         Evitar o uso de calçados e chinelos soltos e calçados com solado muito liso. Use de preferência solado com antiderrapante.

·         Usar tapetes de borracha no chuveiro, na banheira e no vaso sanitário, para não escorregar.

·         Usar bengalas, caso seja necessário.

·         Não levantar ou carregar grandes pesos.

·         Evitar andar em ruas esburacadas e mal-cuidadas, para evitar tropeços e quedas.

·         Fazer exercícios adequados à sua idade, mas, sempre consultando o médico ou fisioterapeuta, sobre os mais convenientes para sua situação atual.

·         Caminhar ao ar livre pela manhã, é excelente exercício para fortalecer os ossos.

·         Evitar andar no meio de multidões.

·         Evitar fios de telefone e eletricidade soltos, para não ocorrer escorregões.

·         A cama deve ser mais alta do que os modelos comuns. Assim, será mais fácil sentar-se e levantar-se.

·         Os interruptores de luz devem estar próximos à cama.

·         A TV e o aparelho de som devem ter controle remoto.

·         Tenha sempre instalado um telefone no quarto com uma lista, com os números de telefone de auxílio, para caso de emergência.


Dúvidas de termos técnicos e expressões médicas, consultem o glossário geral.