ESTEATOSE HEPÁTICA


Definição

A Esteatose Hepática não-alcoólica é um processo inflamatório crônico do fígado, provocado pelo excesso de gordura acumulada no órgão. É o excesso de gordura no fígado acumulada ao longo dos anos. A doença é  assintomática, e age silenciosamente no fígado com o passar dos anos. Geralmente, a Esteatose é descoberta quando o paciente realiza exames de rotina (de sangue, por exemplo), e encontra as funções hepáticas alteradas. A Esteatose Hepática não  é considerada uma doença em si, mas um "achado", que pode levar ao desenvolvimento de outras doenças do fígado.

A Esteatose Hepática é uma das doenças de fígado mais freqüentes de mundo ocidental, por causa  do aumento do número de pessoas obesas e diabéticas. O fígado é um órgão de estoque de gordura, principalmente triglicérides. Quando há gordura em excesso, isso causa um transtorno molecular e, conseqüentemente, a destruição das células hepáticas. Como o fígado é um órgão que afetado, não apresenta  sintomas iniciais, a doença evolui sem que, na maioria dos casos, a pessoa perceba. 

Nos últimos anos, o número de diagnósticos de Esteatose Hepática vem aumentando bastante, sobretudo, em consequência dos maus hábitos alimentares, do sedentarismo e da obesidade. Desconhecida pela maioria das pessoas, a Esteatose Hepática pode comprometer as funções em cerca de 20% dos casos. Sem tratamento e controle, a enfermidade pode evoluir para fibrose (espécie de cicatrização) e até mesmo cirrose (inflamação crônica) do fígado. Nesses casos, pode haver uma insuficiência hepática e o paciente precisará fazer transplante de fígado para sobreviver.

Fígado e suas funções

Normalmente, o fígado é capaz de regenerar as células destruídas.  A destruição excessiva dos tecidos do fígado influencia nas variadas e extensas funções do fígado, que incluem:

Causas

As causas primárias da doença, sem histórico de abuso de álcool são as seguintes:

Obs: A gordura acumulada no fígado não está relacionada ao acúmulo de gordura corporal. O fígado gorduroso é resultado da resistência à insulina, característica de indivíduos com sobrepeso, que gera aumento excessivo da produção de lipídios.

Fatores de risco

Sinais e sintomas

A Esteatose Hepática é assintomática, muitas vezes o portador só descobre que tem infiltração de gordura no fígado, ao realizar exames laboratoriais de rotina e ultra-sonografia abdominal, que revelam alterações não função hepática. Depois de um determinado período, o indivíduo começa a sentir algumas manifestações clínicas da doença, que se não for tratada pode evoluir para casos mais graves.

Diagnóstico

Na grande maioria dos casos, a Esteatose Hepática é descoberta por acaso, através de exames de imagens de rotina como ultra-sonografia e ressonância magnética. O diagnóstico só é confirmado após a exclusão de outras causas determinantes. Por isso, é necessário realizar diversos exames laboratoriais. A confirmação da doença, só  acontece depois da realização de uma biópsia do fígado, que informará, inclusive, qual é o estágio da doença.

Não há nenhum exame que distinga a esteatose decorrente do uso de álcool da esteatose metabólica.

Tratamento

Não existe medicamento específico para essa patologia. Deve-se tratar a causa subjacente, conseqüentemente, a Esteatose Hepática diminuirá ou desaparecerá.

A melhora do quadro, para reduzir o tamanho do fígado e normalizar as taxas das enzimas, é feita por meio do controle da obesidade, mediante a redução do peso, o controle do Diabetes e também o controle das taxas de gordura no sangue.

A perda de peso deve ser realizada de forma lenta e progressiva para que o fígado não seja agredido.

Se o fígado gorduroso estiver associado ao consumo de álcool, a bebida deve ser completamente suspensa.

Controle do paciente:  Fazer periodicamente um controle  sobre os níveis de colesterol, triglicérides e insulina no sangue.  Manter uma dieta associada à prática de exercícios físicos, manter o peso e evitar bebidas alcoólicas.

Seqüelas

Sem tratamento e controle, a doença pode evoluir para distúrbios hepáticos mais graves:

Prevenção

A Esteatose Hepática pode ser prevenida com alguns cuidados específicos:


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.