HEMORRÓIDAS


Definição

Hemorróidas são veias varicosas do canal anal.  Quando o sangue dentro das hemorróidas coagula e se infecta, as hemorróidas são classificadas de trombosadas. É uma patologia que causa desconforto ao paciente. Geralmente, quando o paciente procura o médico a doença hemorroidária, esta já está mais avançada, necessitando na grande maioria dos casos de tratamento cirúrgico.

Causas

A posição ereta, característica do homem, e a vida sedentária são algumas das causas das hemorróidas, doença exclusiva da espécie humana.

Ainda não há um acordo definido sobre as causas da moléstia, que geralmente são divididas em fatores predisponentes e desencadeantes.

Fatores predisponentes

Fatores desencadeantes

O fator desencadeante fundamental são as infecções no plexo hemorroidário, que inflamam as veias e criam um obstáculo local para a circulação venosa. Somado à predisposição (fatores predisponentes), o fator desencadeante conduz ao aparecimento  da doença.

Diferença entre hemorróidas internas e externas

Hemorróidas externas são dilatações das veias que estão fora do ânus, enquanto as hemorróidas internas surgem debaixo da mucosa que reveste internamente o canal  anal e o reto logo acima do ânus.

Classificação das hemorróidas internas

As hemorróidas internas podem ser classificadas em  graus de gravidade:

Sinais e sintomas

Quando não existem complicações tipo tromboses venosas (formação de coágulos nas veias), ulcerações ou abscessos, o paciente geralmente  procura o médico se queixando do aparecimento de uma protuberância ou um pequeno nódulo na região anal, que foi detectado ao limpar-se ou durante o banho; ou se queixam da presença de sangue e irritação anal, que quase sempre ocorrem após a evacuação.

 

Período  prodrômico

Hemorróidas internas:

No caso de hemorróidas internas complicadas por trombose dos mamilos, a causa parece ser uma contratura seguida do esfíncter (anel muscular que controla a saída de substâncias contidas em vísceras ocas). A contração constante cria dificuldades á circulação pelas veias e conseqüente estase venosa, que facilita a trombose posterior de outros ou de todos os mamilos. Os sintomas são dor intensa e contínua na região anal, seguida de um aumento do volume dos mamilos "caídos". A mesma trombose pode ocorrer nas hemorróidas externas, quando aparece, após um esforço brusco e intenso, uma tumoração azulada, resultante da rápida dilatação de uma veia e formação de coágulo.

 

Hemorróidas externas:

Diagnóstico

Obs:  As hemorróidas também podem ser sintomas  encontradas em várias doenças com tratamento específico, como as fissuras, fístulas, pólipos intestinais e até mesmo o câncer.

Tratamento

Médico especialista:  Proctologista.

 

Existe tratamento específico para essa patologia. O tratamento depende do grau de evolução  da doença hemorroidal e do desconforto que a doença causa ao paciente. O tratamento pode ser clínico, medicamentoso e cirúrgico.

 

Tratamento clínico:  Baseado em medidas higieno-dietéticos, com supressão do álcool, condimentos e todos os outros irritantes da mucosa intestinal. Inclui também a modificação dos hábitos de vida sedentária do paciente. O tratamento clínico é mais utilizado em hemorróidas do primeiro e segundo graus, já que nesses casos a doença hemorroidal não está em estágio avançado.

 

Tratamento medicamentoso: Baseado em pomadas, supositórios, antiinflamatórios e analgésicos. O tratamento  medicamentoso é mais utilizado em hemorróidas do primeiro e segundo graus, já que nesses casos a doença hemorroidal não está em estágio avançado.

 

Tratamento cirúrgico:  Geralmente é utilizado em hemorróidas de terceiro e quarto graus.

Dietoterapia:  Após o ato cirúrgico de remoção de hemorróidas (Hemorroidectomia) deve ser prescrita uma dieta pobre em resíduos para retardar a defecação e permitir a cicatrização do local operado. Uma progressão lenta, que vai dos líquidos límpidos a uma dieta branda, tem o mesmo efeito, pois tais dietas são pobres em resíduos. Uma vez ocorrida a cicatrização, a volta a uma dieta rica em fibras é aconselhada, para prevenir a constipação. Se ela, porém, for muito irritante para o paciente, poderá ser adotada uma dieta baixa em resíduo com muita fruta em compota, vegetais cozidos e líquidos.

Prevenção


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.