HIPERTENSÃO ARTERIAL PULMONAR


Definição

O termo hipertensão significa  que a pressão em determinado sistema de vasos do corpo está aumentada. A Hipertensão arterial pulmonar (HAP) é o aumento da pressão nas artérias que levam o sangue do coração para o pulmão. A hipertensão pulmonar é definida quando a pressão média na artéria pulmonar é superior a 25 mmHg em repouso e mais de 30 mmHg durante exercício, na ausência de causas secundárias identificadas.  A doença tem caráter progressivo e reflete a incapacidade do sistema cardiovascular em aumentar o débito cardíaco no esforço.

A Hipertensão arterial pulmonar  compreende um conjunto de doenças que têm achados patológicos comuns, porém apresentam diferenças fisiopatológicas e prognósticas. A doença provoca uma obstrução progressiva dos vasos pulmonares, que ficam cada vez mais estreitos. A Hipertensão  arterial pulmonar é uma doença grave e  progressiva,  que atinge principalmente mulheres jovens.   A  dificuldade do coração em bombear o sangue para ser oxigenado nos pulmões, causa insuficiência cardíaca e respiratória, nesses pacientes.

Encurtamento gradual da respiração, dor ou desconforto torácico, fadiga, tosse persistente, palpitações (sensação de batimento forte ou anormal do coração), tontura, desmaio e dificuldades de executar as atividade cotidianas. Estes são alguns dos sintomas da Hipertensão arterial pulmonar.

A Hipertensão  pulmonar é uma doença grave e incurável que, sem tratamento e diagnóstico adequados, pode levar o seu portador à morte. Infelizmente, a doença não oferece muitas perspectivas para os pacientes que não recebem tratamento. Por isso, o diagnóstico prematuro é decisivo para melhorar a qualidade de vida do paciente.

Incidência

Obs: No Brasil, ainda não há um registro nacional capaz de fornecer informações mais precisas e detalhadas sobre a Hipertensão pulmonar.

Causas

Fatores de risco

Várias doenças ou fatores podem evoluir para um quadro de hipertensão pulmonar e/ou têm risco aumentado para desenvolver a doença.

Obs: Pessoas que fazem uso de inibidores ou supressores  de apetite  (fenfluramina, mentafetamina), durante um período longo, têm um risco maior de desenvolver a Hipertensão pulmonar.

Classificação

A classificação atual da Hipertensão pulmonar é a seguinte:

1. Hipertensão arterial pulmonar:

Associada a:

Associada a acometimento capilar/venoso significativo:

2. Hipertensão venosa pulmonar:

3. Hipertensão pulmonar associada a pneumopatias e/ou hipoxemia.

Hipertensão pulmonar devido a doença embólica e/ou trombótica crônica:

Miscelânea:

Diferença entre a Hipertensão arterial pulmonar e a hipertensão arterial sistêmica

O mecanismo da doença nos pulmões é semelhante ao da restrita ao coração, a chamada hipertensão arterial sistêmica. A grande diferença entre a evolução das duas é que, no caso da doença no coração, o lado esquerdo do órgão consegue trabalhar com níveis de pressão mais elevados. Já o lado direito, parte que leva o sangue para os pulmões, não sendo adaptado para pressões altas, entra em falência de forma muito mais rápida.

Sinais e sintomas

Na maioria dos casos, os sintomas são inespecíficos. Os principais deles são a falta de ar (dispnéia)  relacionada aos esforços,  e o cansaço físico excessivo,  principalmente após a prática de exercícios. Há casos também de dores no peito e de palpitações. Como os primeiros sintomas são facilmente confundidos com outros problemas, como sedentarismo ou asma, quando o paciente começa a sentir os sintomas específicos da doença, está já se  encontra em um estágio avançado;

O principal sintoma da doença, é a falta de ar progressiva, que vai limitando a vida da pessoa, às vezes com dor torácica, podendo chegar a um ponto em que a pessoa se cansa até em repouso.

Outros sintomas que podem estar presentes são: fadiga, pré-síncope, síncope (desmaio), dor torácica e palpitações. A síncope é considerada um marcador de gravidade e estes pacientes são considerados classe funcional III ou IV. A hemoptise e a rouquidão (por compressão do nervo laríngeo recorrente por ramos dilatados da artéria pulmonar) são sintomas incomuns.

A Hipertensão pulmonar é dividida em quatro classes funcionais, de acordo com os sintomas apresentados pelos pacientes:

Classe 1: 

Classe 2: 

Classe 3: 

Classe 4: 

Obs: Em  alguns casos, a pessoa pode ficar até três anos, com a doença, sem manifestar os sintomas. Quando procura ajuda médica, a situação clínica já está no estágio avançado da doença.

Diagnóstico

Como a avaliação complementar nestes doentes inclui vários exames, tem-se proposto um algoritmo de investigação diagnóstica nos pacientes com suspeita de hipertensão pulmonar, de modo que se permita um diagnóstico precoce, e acurado, porém o menos dispendioso e invasivo possível.

É importante ressaltar a relevância de que a avaliação diagnóstica seja feita de forma completa, a fim de permitir a correta classificação do paciente. Somente dessa forma o tratamento pode ser instituído de maneira adequada e, principal-mente, baseado em evidências.

Obs: A Hipertensão pulmonar é uma doença cujo diagnóstico é freqüentemente retardado, em função da não especificidade dos sintomas.

Atualmente, os profissionais e pacientes contam  com uma importante ferramenta, no combate à Hipertensão arterial pulmonar: as Diretrizes Brasileiras para o Manejo da Hipertensão Pulmonar. Lançado em 2005, o documento é dividido em seis capítulos, e torna oficiais práticas de diagnóstico e tratamento da doença, já embasadas cientificamente por autoridades científicas mundiais.

Tratamento

Objetivo: Controlar a hipertensão arterial pulmonar.

Médicos especialistas: Pneumologista e Cardiologista.

Não existe tratamento específico para a Hipertensão arterial pulmonar.  A doença é considerada incurável, mas pode ser controlada através de medicamentos. O tratamento é sintomático, conforme os sintomas apresentados e suas intercorrências.

Tratamento medicamentoso: Tracleer (Bosentana), medicamento que  bloqueia uma das substâncias que fecham os vasos. Revatio ou Viagra (Citrato de sildenafila), medicamento que dilata os vasos. As restrições vasculares desses medicamentos, devem ser bem avaliadas pelo médico, e a dosagem deve ser de acordo com  a necessidade de cada paciente.  Esses medicamentos só podem ser utilizados quando prescritos pelo médico, devido aos seus efeitos colaterais, que podem ser graves.

Os medicamentos anticoagulantes que combatem a coagulação do sangue, também têm sido empregados no tratamento, para prolongar a vida do paciente e também para tentar evitar os casos de trombose nestes vasos pulmonares alterados.

O uso de corticosteróides e imunossupressores não costumam ser efetivos, em pacientes com Hipertensão pulmonar primária.

Oxigenoterapia: tratamento utilizado por alguns pacientes, devido a severa insuficiência respiratória.  

Transplante:  A única cura para a Hipertensão pulmonar primária é o transplante pulmonar para ambos os pulmões, sendo em alguns casos, necessário também o transplante de coração. Essa opção de tratamento deve ser bem conduzida e avaliada  já que o transplante em pacientes com problemas pulmonares e cardíacos, envolve riscos significativos e, que em alguns casos, podem evoluir para o óbito do paciente.

Prognóstico: A expectativa de vida é aumentada quando a doença é descoberta e tratada precocemente. A Hipertensão pulmonar primária (sem causa identificada) é uma doença com mau prognóstico.

A Hipertensão pulmonar grave sintomática em pacientes com Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES), acarreta um prognóstico reservado, com resultados fatais que podem ocorrer em  poucos meses, geralmente por colapso circulatório.

Obs: O tratamento da Hipertensão pulmonar é caro para a grande maioria da população. O SUS (Sistema Único de Saúde) não fornece a medicação.  A maioria dos pacientes só consegue os remédios por meio de ações judiciais.

Sequelas

Prevenção

Nos casos de motivação idiopática (sem origem definida), não há como prevenir. Nos casos de hipertensão pulmonar secundária (que surge em razão de outras doenças associadas), a prevenção da doença,depende da forma como a doença de base está sendo tratada.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.