PRIMEIROS - SOCORROS

 


 

Introdução

Primeiros-socorros não devem ser entendidos como a cura de problemas causados por acidentes. O próprio nome “primeiros-socorros indica que esses serviços são apenas o início, devendo ser seguidos por outros. Assim, após ser atendida numa emergência, a vítima deve receber também acompanhamento médico, seja em casa, num pronto-socorro ou em um hospital.  Para alguns tipos de acidentes, é sempre bom ter em casa os materiais usados no atendimento inicial de pessoas acidentadas. 

 

Materiais necessários

São aqueles materiais necessários que devem  constar na caixa de primeiros-socorros. Esse  material deve ser guardado numa caixa sem chave e colocado num lugar alto, fora do alcance das crianças. Uma caixa menor também pode ser usada como estojo de primeiros socorros dentro do automóvel. 

·         Água oxigenada

·         Algodão.

·         Ataduras.

·         Compressas.

·         Conta-gotas.

·         Cotonete.

·         Esparadrapo.

·         Gaze.

·         Mercurocromo.

·         Mertiolate.

·         Micropore (esparadrapo para pele sensível).

·         Pomada para queimaduras leves.

·         Pomada analgésica.

·         Termômetro.

·         Tesoura pequena sem ponta.

·         Tintura de iodo.

 

Como evitar acidentes

Muitos dos acidentes que ocorrem com  certa freqüência e envolvendo crianças poderiam ser facilmente evitados se alguns cuidados fossem tomados, sobretudo pelos adultos:

 

·         Evitar ter em casas plantas tóxicas e substâncias perigosas, como ácidos, soda cáustica etc. Se esses produtos forem indispensáveis, não deixá-los ao alcance das crianças. Tal medida pode se estender a remédios, produtos de limpeza.

·         Consertar vazamentos de gás dos fogões. Antes de dormir ou de viajar, verificar se os botões do fogão estão bem fechados. O mesmo se aplica aos aquecedores a gás. 

·         Não deixar o carro funcionando dentro de garagem fechada, a fim de evitar o acúmulo de monóxido de carbono. 

·         Ter cuidado ao subir ou descer escadas, muitas fraturas em crianças são causadas por quedas. 

·         Ter cuidado e ser prudente ao atravessar a rua, acompanhada de crianças. Essas devem ser seguras pelo braço.  A maioria das fraturas graves são causadas por acidentes de tráfego. 

·         Andar com cuidado sobre pisos muito lisos ou encerados, pois estes são causa freqüente de acidentes, principalmente quando estão molhados. 

·         Não abrir nem deixar frascos com álcool perto do fogo. Orientar sempre as crianças nesse sentido.  A maioria das grandes queimaduras em crianças pequenas são decorrentes de acidentes com álcool.

·         Tomar cuidado ao usar instrumentos cortantes ou perfurantes como facas, tesouras, estiletes, chaves de fenda etc. Além disso, nunca deixá-los onde possam ser apanhados por crianças pequenas.

·         Verificar se os cabos das panelas estão em perfeitas condições, para que líquidos ferventes não sejam entornados. Cuidar também para que os cabos das panelas não fiquem para fora do fogão, evitando assim que alguém esbarre neles. A maioria dos acidentes com  queimaduras causadas por água fervente envolvendo crianças abaixo de 5 anos, são causados por panelas com o cabo para fora do fogão, no qual a criança pega esse  cabo e o líquido fervente cai sobre ela, geralmente atingindo o rosto e a barriga.

·         Estar sempre atento com as crianças pequenas, para que não engulam objetos nem os coloquem no nariz.

·         Evitar banhos de mar, quando este estiver agitado. Crianças devem entrar na praia sempre acompanhadas de um responsável.

·         Não deixar crianças pequenas brincarem, sob qualquer pretexto, com  fogos de artifício.

·         Não deixar caixas de fósforo ao alcance de crianças.

·         Não soltar balões.

·         Não deixar crianças brincarem perto de fogueiras, nem saltarem sobre elas.

·         Quando aplicar algum inseticida pela casa, evite ficar em casa, para evitar intoxicação por inalação.

 

Tipos de acidentes

Cortes, fraturas e queimaduras são alguns dos acidentes a que todos estão sujeitos, principalmente crianças. Quando menos se espera, acontecem. No caso de acidentes domésticos leves, podemos tomar algumas providências básicas para diminuir o sofrimento da pessoa acidentada sem que seja necessária a ajuda de um profissional. No caso de crianças pequenas, mesmo acidentes leves, é prudente levar a criança ao médico. Muitas vezes, as medidas de socorro devem ser tomadas com urgência e não podem esperar pela chegada do médico ou profissional da saúde.

 

Acidente Vascular Encefálico (Derrame ou AVC): O Derrame como é mais conhecido o Acidente Vascular Encefálico  (AVE)  pode ocorrer subitamente, como também pode dar sinais de que vai ocorrer. Os sintomas mais comuns de um Acidente Vascular Encefálico ou Derrame são os seguintes: dormência ou fraqueza no braço, na perna ou no rosto, especialmente em um dos lados do corpo; súbita confusão; dificuldade para falar ou compreender; dificuldade para enxergar ou visão embaçada; vertigem; perda de equilíbrio ou de coordenação; repentina dificuldade para andar; forte dor de cabeça de causa desconhecida.  Procedimento imediato: chamar a ambulância ou o resgate e observar as condições da vítima até a chegada do socorro.

 

Afogamento: Observe se o tórax da vítima se eleva com o ritmo normal da respiração, se isso não ocorrer, esvazie o estômago da vítima. Deite-a de lado, com a coluna sobre um lugar liso e firme e comprima o estômago. Outro procedimento consiste  em deitar a vítima de bruços e aplique, sobre suas costas, uma pressão forte com as mãos, deslizando-as da cintura para os ombros e afrouxando em seguida. Esses movimentos devem ser regulares e num ritmo de aproximadamente vinte por minuto. Esse tipo de respiração artificial também pode ser aplicado no caso de sufocação por gases ou fumaça. Outro procedimento eficiente em casos de afogamento é a respiração boca a boca, que consiste em soprar o ar diretamente na boca da vítima, tapando-lhe o nariz enquanto dura o sopro.

 

Choque elétrico: Fios elétricos desencapados e rompidos podem causar choque elétrico com conseqüências fatais em alguns casos. Se o choque ocorrer dentro de casa, procure desligar imediatamente a tomada, a chave geral ou os fusíveis. Fora de casa, enquanto é providenciado o desligamento da energia, procure afastar a vítima do fio ou este da vítima, usando uma vara, uma vassoura, uma corda ou um pano, tudo devidamente seco. Não toque diretamente no fio com as mãos. Se a vítima ainda estiver respirando,  aplique a respiração artificial e depois providencie socorro médico imediato, verificando antes se a pessoa acidentada tem alguma fratura ou lesão. Nunca se deve tocar uma vítima de choque elétrico até que a fonte de eletricidade tenha sido desligada.

 

Concussão: pode ocorrer devido a golpes na cabeça. Principais sintomas: forte dor de cabeça; vertigem; súbita necessidade de dormir; vômitos; náuseas; aumento do tamanho das pupilas; agitação; irritabilidade.  Procedimentos: observar o nével de consciência; não deixar a pessoa adormecer e chamar o resgate ou levar a vítima imediatamente ao pronto-socorro.

 

Corpos estranhos: Crianças pequenas costumam engolir todo tipo de objetos: moedas, botões, caroços, alfinetes etc. Quando isso acontecer, examine as fezes da criança para verificar se o objeto foi eliminado. Se o corpo estranho não for expelido naturalmente ou se a criança sentir enjôo e dores no ventre, é preciso levá-la imediatamente ao médico.

É comum também que as crianças coloquem pequenos objetos no nariz, como grãos de feijão, milho etc. Se a criança for grande, peça-lhe que assoe o nariz, para livrar-se do corpo estranho. Mas se for pequena, evite tal procedimento, porque ela pode inspirar em vez de soltar o ar, fazendo com que o objeto penetre ainda mais no nariz, complicando a situação. Nunca tente remover o corpo estranho com algum instrumento ou mesmo o dedo, pois você poderá empurrá-lo mais para dentro. Procure um médico ou um pronto-socorro. 

 

Cortes pequenos e arranhões: Lave bem o local, primeiramente com água limpa e sabão e depois com água oxigenada. Enxugue com algodão ou gaze e aplique mercurocromo, álcool ou outro anti-séptico. O importante é manter o ferimento limpo, para isso, cubra-o com um pedaço de gaze esterilizada ou band-aid. Nunca use esparadrapo diretamente sobre a ferida, ele serve apenas para prender a gaze.

 

Desmaio: Sintomas de que vai ocorrer o desmaio: sensação de vertigem; fraqueza; suor frio e pulso rápido.  Tente colocar a pessoa sentada e mantenha a cabeça entre os joelhos. Procedimento imediato para caso de desmaio: erga os pés da pessoa desmaiada a 30 ou 40 cm de altura; aplique compressas frias na testa; se a inconsciência durar mais do que poucos minutos, chame o resgate ou ambulância.

 

Embriaguez ou intoxicação por álcool: ocorre devido a ingestão excessiva de bebida alcóolica.  Sintomas: convulsões; fala confusa e pastosa; locomoção difícil e instável; inconsciência (casos graves); comportamento violento; vômitos;  fraqueza. Procedimento:

 Chamar o serviço de resgate ou levar a pessoa ao pronto-socorro.

 

Envenenamento: Pode ocorrer através da boca ou das vias respiratórias. O envenenamento pela boca pode ser provocado por remédios ingeridos em excesso, produtos de limpeza caseiros (água sanitária, detergente, soda cáustica, inseticida), plantas tóxicas (bico-de-papagaio, mamona, comigo-ninguém-pode).

O envenenamento  pelas vias respiratórias acontece principalmente pelo monóxido de carbono (gás sem cor e sem cheiro que sai dos canos de escapamento dos automóveis, da queima do carvão e da lenha etc). Os principais sintomas desse tipo de envenenamento são: dor de cabeça, fraqueza, tontura e respiração difícil. A vítima deve ser levada para o ar livre e deixada em repouso. Deve-se tomar o cuidado de afrouxar suas roupas. Providenciar socorro imediato.

Qualquer que seja o tipo de envenenamento é importante que a vítima seja atendida por um médico, mesmo que apresente sintomas de melhora.

 

Intoxicação por plantas:  Aroeira: o contato ou em certos casos, a proximidade, provoca reação dérmica local, com aparecimento de bolhas, vermelhidão e coceira que persiste por vários dias; a ingestão pode provocar manifstações gastrintestinais.

Comigo-ninguém-pode: a ingestão e o contato podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de lábios, boca e língua, náuseas, vômitos, diarréia, salivação abundante, dificuldade de engolir e asfixia; o contato com os olhos pode provocar irritação e lesão da córnea.

Espirradeira: a ingestão ou o contato com o látex podem causar dor e queimação  na boca, salivação, náuseas, vômitos intensos; cólicas abdominais, diarréia, tonturas e distúrbios cardíacos que podem levar à morte.

Maiores informações sobre intoxicação por plantas, favor acessar www.fiocruz.br/sinitox/prognacional.htm.

 

Ferimento na cabeça, no pescoço e nas costas: nesses casos específicos, não se deve mover a vítima.  Sintomas: cabeça, pescoço e/ou costas em posição estranha; paralisia dos membros inferiores ou  abaixo do pescoço; impossibilidade de meser os dedos das mãos e/ou dos pés; dormência em  alguma parte do corpo.  Procedimentos imediatos: chamar o serviço de resgate e manter a vítima o mais imóvel possível. 

 

Fraturas: Imobilize o local fraturado com talas largas de papelão grosso ou madeira, enrolando em volta uma atadura ou gaze. Leve a vítima para um pronto socorro imediatamente. Se a pessoa precisar ser transportada, é preferível deslocá-la em sentido horizontal do que no vertical. Atenção: em caso de fratura da coluna vertebral, não toque na pessoa acidentada. Isso só deve ser feito por pessoas habilitadas.

 

Hemorragias fracas: É comum certos ferimentos sangrarem durante alguns minutos, cessando depois naturalmente. Mas se, passado algum tempo, o sangue continuar  a escorrer, é porque está havendo uma hemorragia. Procure, então, comprimir o ferimento com uma gaze ou um pano limpo durante cerca de cinco minutos, trocando-o sempre que estiver ensopado de sangue.  Levar a vítima para o pronto-socorro.

 

Hiperventilação: a pessoa fica com a respiração muito rápida. Sintomas: respiração profunda, rápida e irregular; sensação de perda de controle da respiração. Algumas pessoas têm uma dificuldade para respirar.  Procedimentos imediatos: acalmar a pessoa, pedindo para que se concentre e tente respirar mais profunda e lentamente.   Levar para o pronto-socorro, para que se possa verificar a causa da hiperventilação.

 

Picada de inseto: Picada de abelha ou vespa: A área fica avermelhada e inchada, com um pequeno orifício no centro, procure retirar o ferrão do inseto. Lave a área com água e sabão; depois, aplique gelo ou água fria no local da picada, para aliviar a dor e impedir que o veneno se espalhe. Principais sintomas: dificuldade para respirar, dor de cabeça ou tosse podem ser sinais de reação alérgica. Procure o médico imediatamente.

 

Picada de cobra: Se for possível, deve-se tentar olhar a cobra ou serpente, para poder fazer uma descrição precisa ao médico. Principais sintomas: dor aguda no local, com dois orifícios na área atingida; inchaço imediato; fraqueza; respiração encurtada; vômito; vertigem; visão embaçada. Procedimento imediato: Chamar o resgate imediatamente; manter a vítima deitada e deixar área afetada abaixo  do nível do coração, para tentar reduzir o fluxo de sangue em direção a ele; limpe o local com água e sabão; faça movimentos a partir da área afetada para fora, prevenindo a entrada de mais veneno no ferimento. Não aplique gelo e não faça cortes na picada nem tente sugar o veneno.

 

Picadas de aranha viúva-negra: Sintomas: dor abdominal; dor muscular; dor na sola dos pés; inchaço nas pálpebras; transpiração excessiva; a picada dá a sensação de uma pequena  espetada de alfinete; dor  difusa e entorpecedora; dor de cabeça, respiração encurtada e tensão  no peito. O tronco, abdome, coxas e braços são os locais de picada mais comuns.  Procedimento imediato: lave bem a área com água e sabão; aplicar compressas frias; procure socorro médico para que seja usado o soro específico.

 

Picada de aranha-marrom: Sintomas: a picada se parece com uma ferida rodeada por um círculo avermelhado; sensação de ardência; fraqueza; febre; dor nas articulações; náuseas; choque. Procedimento imediato: lavar bem a área com água e sabão; aplicar compressas frias. Procurar socorro médico para que seja usado o soro específico.

 

Queimaduras: Lave a área afetada com água limpa, fria e sabão neutro. Enrolar com um pano bem limpo e procurar atendimento médico.  Para o caso de queimadura grave  por explosão de fogos:  fazer um curativo compressivo, para evitar hemorragia e procurar atendimento médico o mais rápido possível.

Em acidentes com queimaduras deve-se evitar colocar no local da lesão: pomadas caseiras, pasta de dente, manteiga e pó de café. 

Tipos de queimaduras:

·         1°  grau:  Atingem a epiderme e superficialmente a derme; causam vermelhidão no local afetado.

·         2°  grau:  Atingem a epiderme e em maior espessura a derme; aparecem bolhas.

·         3°  grau:  Atingem a epiderme e a derme totalmente; no local afetado, forma-se uma camada espessa, a pele fica endurecida e de cor branca, sem brilho. É a mais grave.

 

ATENÇÃO:  Nunca remova uma vítima de atropelamentos, queda ou fratura; verifique a consciência, respiração e pulso; afrouxe roupas apertadas, nunca dê água ou alimentos à vítima;  chame por socorro médico com urgência.

 

Dicas para enfrentar uma emergência em residência

·         Tenha sempre próximo o telefone do pronto-socorro, do médico ou pediatra.

·         Anote e informe para as pessoas que convivem com você  os telefones de emergência.

·         Sempre que se ausentar de casa, caso tenha criança pequena sendo cuidada por outra pessoa, deixe o celular ou o telefone de contato.

·         Deixe em casa uma cópia da carteira do plano de saúde, da criança. Avise a quem cuida da criança onde está essa cópia ou mesmo a carteira original do plano de saúde.

·         Informe as pessoas da casa, onde está a caixa de primeiros-socorros.

·         Faça um curso de primeiros-socorros para leigos, esse curso pode salvar uma vida, caso você tenha que enfrentar uma emergência.

 

Dicas para pais que deixam crianças sozinhas em casa

Geralmente, os acidentes com fogo ou produtos químicos, armas de fogo, quedas e brigas com os irmãos são os riscos mais comuns a que uma criança sozinha em casa está exposta. Avalie bem, se o seu filho, tem condições de ficar sozinho em casa, se ele tem condições de evitar que esses acidentes ocorram ou se tem autonomia suficiente para diminuir os perigos, caso eles venham a acontecer. É importante que a criança seja alertada para os riscos que ela está correndo sozinha em casa, mas não a deixe amedrontada demais.  As dicas e cuidados para evitar surpresas ao deixar a criança sozinha, enquanto os pais trabalham, são as seguintes.

·         Deixe próximo ao telefone um número de contato para que a criança possa ligar assim que precise falar com alguém, de preferência um parente próximo e conhecido da criança. Ensine a criança a usar o telefone corretamente.  Oriente para  nunca contar ao telefone que está sozinha em casa.

·         Deixe seu telefone celular e do trabalho em local visível da casa.

·         Caso  a casa só tenha telefone celular, antes de sair cheque se a bateria está carregada.

·         Deixe visível o telefone da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros, para que possa ligar em caso de emergência.

·         Antes de abrir a porta, oriente a criança para que identifique antes, quem está do lado de fora. A criança deve ser orientada a não permitir que pessoas estranhas tenham acesso a casa.

·         Ligue sempre para casa, para saber como estão as coisas.

·         Coloque grades nas portas e janelas.

·         Caso a casa tenha escadas  para outro piso, deixe tudo que a criança precisa no primeiro piso, para evitar que ela suba as escadas, e sofra algum acidente.

·         Mantenha os medicamentos sempre longe do alcance da criança, em armários trancados e em prateleiras altas. Cuidado redobrado com os remédios que sejam coloridos  e tenham sabor ou cheiro agradável, pois despertam a atenção da criança.

·         Não guarde produtos químicos como água sanitária, soda caustica e desinfetante em garrafas de refrigerante ou outros frascos vazios. Não deixe estes produtos perto de alimentos. Tenha um lugar separado e trancado  na casa para o acondicionamento desses produtos.

·         Instale se possível um interfone ou um olho mágico na porta de casa. Oriente a criança a sempre usar esses dispositivos antes de abrir a porta.

·         Deixe os produtos de limpeza e produtos tóxicos fora do alcance.

·         Deixe fósforos e objetos cortantes fora do alcance.

·         Caso tenha arma de fogo em casa, deixe-a bem escondida, em um lugar alto, e sem munição (balas).  A munição deve está em uma caixa fechada com cadeado e em outro local alto, afastado da arma.

·         Jamais saia de casa, e deixe a criança trancada sem chave. Em caso de acidente, o  socorro pode ser comprometido.

·         Avise ao vizinho, que seu filho está em casa sozinho. Deixe seu telefone com ele, para ligar, caso haja qualquer problema.

·         Se possível, tenha um cachorro de estimação,  a presença do cão pode aumentar a segurança do local.

 

Dicas para avisar sobre acidente nas ruas ou estradas

·         Fale com precisão o local, endereço e telefone de onde está chamando.

·         Se estiver na rua, em local desconhecido, olhe em volta para verificar algum letreiro, estabelecimento comercial ou cruzamento de ruas, tudo isso serve como ponto de referência para a polícia e o resgate.

·         Explique com calma a natureza da emergência ou ferimentos das vítimas.

·         Informe o número de pessoas  envolvidas, sexo e idade, se puder visualizar as vítimas.

·         Informe seu nome completo ao atendente.

 

 

ATENÇÃO:  Em caso de emergência, chame imediatamente socorro médico. O Corpo de Bombeiros e o SAMU sempre estão com pessoal treinado e especializado no resgate de pessoas em perigo ou acidentadas.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.