COLA DE SAPATEIRO


Introdução

A cola de sapateiro é um tipo de inalante que é vendido comercialmente e legalmente no Brasil. É considerado um dos inalantes mais fáceis de ser obtido pelos viciados, porque é barato e é facilmente encontrado nas lojas especializadas, e ainda permite o consumo em qualquer lugar. O uso de cola de sapateiro como entorpecente, pode provocar danos irreversíveis ao cérebro. A aspiração repetida  pode resultar na destruição de neurônios, provocando estragos consideráveis no cérebro. Muitos usuários de cola de sapateiro fazem uso concomitantemente, com o álcool e outras drogas, o que pode causar a morte súbita (parada cardiorrespiratória), em alguns casos.  Um dos efeitos da cola de sapateiro é a diminuição da sensação de dor, de frio e de fome, por isso que, os mais pobres, os menores de rua e as pessoas que vivem em situação de risco,  usam esse tipo de droga. Entre as várias  substâncias que existem na cola de sapateiro tem uma substância chamada tolueno, que é altamente  tóxica. O tolueno destrói os neurônios, diminuindo a capacidade intelectual, limita a memória, a atenção, a concentração, o ânimo e a produtividade.

Incidência

·         É o tipo de droga mais utilizada pelos menores e pessoas que vivem nas ruas.

·         É considerada uma das drogas mais baratas e fáceis de ser adquiridas pelos viciados.

Como agem os inalantes

Os inalantes são todas as substâncias que podem ser inaladas, isto é, introduzidas no organismo através da aspiração pela boca ou nariz.  O corpo pode absorver substâncias químicas e drogas através dos pulmões por inalação. Esta via de administração vem sendo usada há muito tempo. A conexão mais forte entre os inalantes é a sua via comum de uso. Contudo, a maioria dos inalantes deprime o sistema nervoso central (SNC), com efeitos agudos muito semelhantes aos do álcool. Na verdade, muitos usuários de inalantes, usam simultaneamente outras drogas, especialmente o álcool. Os efeitos sedativos combinados aos do álcool, podem causar a morte súbita. Os efeitos a longo prazo dos inalantes diferem entre os vários compostos, mas uma propriedade comum a muitos inalantes é a neurotoxicidade ou danificação dos nervos.

 

O uso prolongado de agentes neurotóxicos pode causar danos irreversíveis aos nervos dos sistemas periférico e central.  Os inalantes podem reduzir o fluxo de oxigênio para o cérebro, o que pode matar células do cérebro. Uma vez que um inalante chega aos pulmões, ele entra na corrente sanguínea. As substâncias químicas no sangue atingem o  cérebro em segundos. O uso excessivo de alguns inalantes  podem causar danos à medula óssea. Isto  pode causar uma produção insuficiente de glóbulos vermelhos. A fadiga constante é um sintoma deste estado. O contato crônico com alguns inalantes pode danificar os rins e o fígado, reduzindo suas funções. Se isto acontecer, o corpo fica menos apto para se livrar das toxinas ou produtos  do metabolismo (talvez até do próprio inalante).

 

Foram produzidas várias substâncias químicas voláteis com estruturas muito diferentes, que são usadas na indústria médica e também individualmente. A lista inclui agentes anestésicos, solventes, combustíveis, propulsores, entre outros.  À medida que a lista cresce, crescem também as oportunidades de comprometimento e de abuso. Os sintomas agudos do abuso de inalantes começam com a desinibição que pode surgir como excitação, seguida de falta de coordenação, vertigem, desorientação e, então, fraqueza muscular, às vezes alucinações, podendo chegar ao coma e a morte. A morte pode ocorrer cedo e rápido, com  o abuso  de alguns tipos de inalantes, que causam distúrbios no ritmo cardíaco. Isto é chamada  de síndrome da morte súbita por inalação. Os efeitos no coração são mais prováveis, se os níveis de adrenalina forem aumentados através de corrida, excitação ou medo, por exemplo.  Pode ocorrer morte por asfixia, se o inalante for aspirado de um recipiente fechado. O vapor dos inalantes toma o lugar do oxigênio no recipiente e nos pulmões.  A falta de oxigênio não é detectada pelo cérebro durante a intoxicação, devido aos crescentes efeitos sedativos do inalante. No caso de sobrevivência do usuário, podem ocorrer danos cerebrais permanentes.

 

Efeitos no cérebro

A aspiração repetida de substâncias inalantes, como a cola de sapateiro, pode levar à destruição de neurônios e ocasionar lesões irreversíveis do cérebro. Geralmente, os usuários apresentam apatia, têm dificuldade de concentração e déficit de memória. Os efeitos da inalação dos solventes podem ser classificados em quatro fases:

A primeira é a chamada fase de excitação quando ocorrem também tonturas e perturbações auditivas e visuais.

Na segunda fase, a depressão do cérebro  começa a predominar: a pessoa fica confusa, desorientada, voz meio pastosa, visão embaçada, perda do autocontrole, dor de cabeça e palidez.

Na terceira, a depressão se aprofunda com redução acentuada do alerta, incoordenação ocular (a pessoa não consegue mais fixar os olhos nos objetos), incoordenação motora com marcha vacilante, a fala "enrolada", reflexos deprimidos; já pode ocorrer evidentes processos alucinatórios.

A quarta é caracterizada pela depressão tardia, que pode chegar à inconsciência, queda da pressão, sonhos estranhos, podendo ainda a pessoa apresentar surtos de convulsões ("ataques"). Esta fase ocorre com freqüência entre aqueles cheiradores, que usam saco plástico, e após um certo tempo, já não conseguem afastá-lo do nariz, e assim a intoxicação torna-se muito perigosa, podendo mesmo levar ao coma e morte.

Efeitos da droga no coração

O indivíduo que inala solvente repetidamente deixa mais vulnerável o coração. Isso acontece, porque o  solvente deixa o coração mais sensível a uma substância que o corpo fabrica a adrenalina. A adrenalina faz os batimentos cardíacos aumentarem.  A adrenalina é liberada toda vez que o corpo humano  tem que exercer um esforço extra. Quando uma pessoa inala um solvente, e logo após faz esforço físico, o coração sofre uma sobrecarga de batimentos cardíacos, o que pode em algumas situações causar uma  síncope cardíaca.

Duração dos efeitos da cola de sapateiro

O início dos efeitos da cola de sapateiro no cérebro, após a aspiração, é muito rápido, dura cerca de segundos a minutos no máximo, mas entre 15 a 40 minutos desaparecem, fazendo com que o usuário tenha que repetir as aspirações várias vezes, para que as sensações da "viagem" durem mais tempo.

Tipos de viciados

Esses grupos podem se enquadrar em qualquer tipo de droga.

 

§  Ocasionais: São aqueles que provam uma determinada droga, movidos pela curiosidade ou por alguma pressão no momento, e não mais voltam a usá-la. Nesses casos, não ocorre dependência física ou psicológica,  e também não apresentam nenhum tipo de  transtorno, se não usarem mais a droga. Também são chamados de experimentadores.

§  Moderados: São aqueles que já apresentam uma certa dependência psíquica,  e um certo impulso que faz com que eles procurem  mais droga. Dependendo do tipo de droga e do tempo de utilização, estes usuários podem já apresentar algumas alterações leves de comportamento nas áreas afetivas, profissional e familiar.

§  Habituais: Apresentam dependência psíquica e física acentuada, pois mudam seus hábitos para procurarem fornecedores de drogas (amigos ou traficantes), apresentando modificações evidentes no comportamento habitual, mudanças de humor, criam atritos familiares, trocam o dia pela noite, têm dificuldades em estabelecer ligações íntimas com as pessoas. Têm dificuldades na área profissional.

§  Dependentes químicos: são aqueles que dependem da droga para sobreviver. Fazem da droga seu único objetivo de vida. Não há outro interesse por nenhuma atividade. Nesses casos, as alterações físicas, mentais e psicológicas são evidentes. O dependente químico é chamado também de toxicômano.

Motivos que podem levar ao uso da cola de sapateiro

·         Ansiedade.

·         Para provar que não vai se viciar.

·         Desejo de "apenas" experimentar.

·         Ter a sensação de liberdade.

·         Quebrar regras.

·         Para obter prazer. Na fase inicial quase toda a droga causa alguma espécie de prazer no usuário.

·         Sensação de uma "embriaguez".

·         Curiosidade.

·         Influência de amigos.

·         Para acabar com a timidez. No início a cola de sapateiro causa uma desinibição no viciado. Ele fica mais "solto".

·         Desafiar a sociedade.

·         Participar de determinados grupos ou "tribos".

·         Desajuste da família: problemas familiares e desajustes sociais podem contribuir para o início do vício.

·         Facilidade de acesso e compra da droga.

·         Influência de outros viciados.

·         Uso de outras drogas ilícitas ou lícitas.

Perfil dos viciados em cola de sapateiro

Geralmente, os viciados em cola de sapateiro são crianças, adolescentes e jovens. Isso acontece porque a droga é mais barata, e muito fácil de ser adquirida pelos menores e jovens adolescentes. O perfil dos jovens usuários de cola de sapateiro pode ser enquadrado nas seguintes condições:

 

·         Vivem nas ruas ou guetos.

·         Foram abandonados pelos pais.

·         Pertence a família com problemas sociais graves.

·         A família tem uma condição socioeconômica baixa ou abaixo da linha de pobreza.

·         Não têm pais ou adultos responsáveis.

·         Não têm que os sustentem.

·         Não estudam ou não são cobrados pelos estudos.

·         Andam sempre  com amizades duvidosas.

·         São altamente influenciáveis.

Cola de sapateiro e os menores de rua

O acesso fácil leva as crianças e jovens a se viciarem na cola de sapateiro. A sensação de impunidade, também funciona como um fator determinante para o viciado usar este tipo de droga. Os menores de rua sempre andam em grupos de quatro a seis integrantes,  quando querem usar a cola de sapateiro. Juntos, um protege o outro. A grande maioria comete pequenos assaltos nos semáforos, e o dinheiro arrecadado muitas vezes, é utilizado para comprar mais droga. São crianças e adolescentes desnutridos, magros, usam roupas sujas, e muitos fogem do ambiente familiar degradado. A droga fica quase sempre escondida debaixo de camisas e blusas bem grandes. Os menores usam recipientes vazios de água mineral  ou sacos plásticos para inalar a cola de sapateiro. Cheirar cola para muitos menores, passa a fome, a dor e o frio. Muitos dizem que já experimentaram a maconha, mas que a "erva", dá lárica (vontade de comer), é mais cara e dura pouco. A cola de sapateiro é adquirida livremente pelos  maiores de 18 anos, nas lojas especializadas.  Apesar das restrições para se adquirir a cola de sapateiro, ela ainda é considerada uma das drogas ilícitas mais fáceis e baratas de ser adquirida.

Sinais de alerta

Os sinais de alerta para identificar um viciado em cola de sapateiro, podem ser os seguintes:

 

Fase inicial:

·         Está sempre alegre e eufórico. Essa situação só ocorre nos primeiros dias de vicio.

·         Fala muito.

·         Gosta de mostrar o corpo.

·         Gesticula bastante.

·         Fotofobia. Não gosta muito do sol ou de luzes nos olhos.

·         Tem vertigens (tonturas).

·         O rosto fica corado ou um pouco avermelhado.

·         Quando fala, costuma cuspir.

·         Espirra e tosse constantemente. Isso ocorre devido à irritação do inalante e do solvente nas narinas e trato respiratório superior.

·         Nariz está sempre avermelhado e irritado.

·         Tem coriza constante.

·         Na fase inicial, o usuário se sente bem correndo. Com o tempo de vício, o usuário se sente mais cansado.

Fase tardia:

·         Falta de equilíbrio. O viciado  anda sempre cambaleante.

·         Cansaço excessivo. Se sente melhor sentado ou deitado do que em pé.

·         Perda constante do autocontrole.

·         Dificuldades para enxergar. A visão fica embaçada.

·         Sofre de diplopia. A visão é dupla.

·         As vertigens são mais constantes e interferem no seu dia-a-dia.

·         Descuido total da higiene pessoal e física.

·         Descuido com as roupas. As roupas são sujas, rasgadas e grandes.

·         Fala arrastada e enrolada. O ouvinte tem dificuldade para entender o que o viciado fala.

·         Agressividade.

·         Tem cólicas abdominais. As cólicas podem ser decorrentes da falta de alimentação. Nessa fase, o viciado em cola de sapateiro  quase que não se alimenta.

·         Tem dor de cabeça constante. Isso ocorre devido a toxicidade dos solventes e inalantes.

·         Palidez excessiva na pele.

·         Distúrbios do sono.

·         Ouve vozes e tem sonhos estranhos.

Sinais e efeitos da droga

Por mais que se negue, o uso de drogas, principalmente, na fase inicial, é para cerca de 90% dos usuários, prazerosa. Com o tempo de uso,  é que os sinais, sintomas e efeitos negativos da droga, começam a interferir na saúde e vida do viciado.

Efeitos e sinais positivos iniciais:

·         Sensação de euforia.

·         Sensação de bem-estar.

·         Desinibição.

·         Excitação.

·         Coragem.

·         Força.

·         Sensação de dor e frio é diminuída

 

Efeitos negativos iniciais:

·         Cefaléia leve.

·         Tonturas ou vertigens.

·         Tosse seca.

·         Pequenas alterações comportamentais.

·         Falta de concentração e  atenção.

·         Leve inapetência (falta de apetite).

·         Sensação de medo aumentada.

·         Desconfiança nas pessoas que o cercam.

·         Falta de cuidado com a sua higiene pessoal.

 

Sinais, sintomas e efeitos negativos a longo prazo:

·         Fala enrolada.

·         Falta de apetite.

·         Confusão mental.

·         Náuseas.

·         Vômitos.

·         Sialorréia (salivação excessiva).

·         Problemas graves de memória e concentração.

·         Cansaço muscular  constante(o indivíduo se sente sempre cansado).

·         Taquicardia (aumento dos batimentos cardíacos).

·         Desmaios. Esses desmaios duram pouco tempo, e quando o indivíduo volta a si, não se lembra de nada.

·         Falta de controle para urinar.

·         Distúrbios intestinais.

·         Desconforto respiratório (dificuldade para respirar).

 

Casos graves:

·         Depressão profunda.

·         Síndrome do pânico.

·         Desnutrição grave.

·         Incoordenação ocular.

·         Incoordenação motora.

·         Fraqueza muscular gradativa.

·         Cefaléia  constante e forte.

·         Hipotensão arterial (queda da pressão arterial).

·         Taquicardia.

·         Surtos de convulsões.

·         Alucinações.

·         Distúrbios psíquicos.

·         Degeneração progressiva de nervos periféricos.

·         Distúrbios cardíacos.

·         Distúrbios e lesões hepáticas.

·         Distúrbios e lesões renais.

·         Dificuldade respiratória acentuada.

·         Inconsciência.

 

Casos gravíssimos:

·         Arritmia cardíaca.

·         Infarto do miocárdio.

·         Convulsões.

·         Desmaios constantes.

·         Coma.

·         Morte súbita.

A tolerância

Consiste na perda de eficácia com o uso, seja pelo aumento da velocidade de eliminação que o organismo desenvolve, seja pela habituação que o tecido alvo, no caso o cérebro, desenvolve para o efeito da substância em uso.  A tolerância desenvolve-se muito rápido quando o usuário usa a droga todos os dias. A curta duração dos seus efeitos, induz facilmente ao consumo compulsivo. A tolerância, no caso da cola de sapateiro, se instala  após 30 a 60 dias de uso  diário da droga. A tolerância significa que para se obter o mesmo efeito que se teve pela primeira vez, é necessário uma dose cada vez maior, até que se chegue a um ponto onde não se consegue mais obter o efeito da primeira vez, mesmo com doses muito maiores. Nesta fase é que ocorre o perigo da overdose e da dependência.

A Síndrome de Abstinência

A síndrome de abstinência é um conjunto de sintomas, que o viciado pode vir a  ter, devido a interrupção do vício.  Quando o usuário por qualquer motivo, interrompe  o uso de drogas, tanto o seu corpo como o seu cérebro reagem a essa situação brusca.  Geralmente, a síndrome de abstinência se instala, quando o paciente começa com o tratamento de desintoxicação ou quando o próprio dependente, resolve parar de usar drogas, por conta própria.  Os efeitos da síndrome da abstinência devido à falta da cola de sapateiro no organismo podem causar no usuário os seguintes efeitos físicos ou psíquicos:

 

Psíquicos ou psicológicos:

·         Agitação.

·         Agressividade.

·         Ansiedade.

·         Irritabilidade.

·         Depressão (alguns casos).

Físicos:

·         Câimbras nas pernas.

·         Dores abdominais fortes.

·         Insônia crônica.

·         Tremores.

Atenção: Apesar de muitos estudiosos e psicólogos,  considerarem que a inalação de solventes, tipo cola de sapateiro,  não causa dependência psíquica ou física. A síndrome de abstinência é uma realidade que ocorre no viciado de cola de sapateiro.  A destruição dos neurônios que o vício crônico causa, é um fato inquestionável em relação à qualidade de vida que esse usuário terá ao longo da sua existência.

O Tratamento

O tratamento psiquiátrico, psicológico e psicoterápico vai depender muito do grau de dependência da droga, no usuário. Infelizmente, em muitos casos, depende também da condição financeira da família do usuário. Os tratamentos de desintoxicação no Brasil, são ainda muito caros  e,  geralmente são  inviáveis financeiramente para uma grande parte das famílias de usuários de drogas.

 

Existem clínicas especializadas e centros sociais que dão apoio e fazem tratamento para o indivíduo viciado em cola de sapateiro. Esses ex-viciados devem ter um acompanhamento psicológico a longo prazo, após o tratamento.

As Seqüelas

O uso crônico dos inalantes e solventes durante vários anos podem causar no usuário dependente,  sérias dificuldades, tais quais:

·         Dificuldade para andar.

·         Paralisia dos membros inferiores.

·         Locomoção através de cadeira de rodas.

·         Distúrbios auditivos graves.

·         Distúrbios visuais.

·         Distúrbios psíquicos.

·         Déficit de memória.

·         Alterações comportamentais graves.

·         Comprometimento cardíaco, respiratório e renal.

Prevenção

·         Através de campanhas que alertem a população, sobre os perigos da droga, principalmente direcionada aos adolescentes.

·         Controle mais rígido por parte das autoridades, direcionado à venda dos produtos químicos utilizados na produção da droga.

·         Vigilância mais atuante nas fronteiras do país, por parte das autoridades civis e militares para evitar a entrada da droga no país.

·         Diálogos com as crianças, os adolescentes, jovens e os adultos sobre os perigos da droga para ele, a família e a sociedade.

·         Palestras, seminários e apresentações nas escolas e universidades públicas e privadas sobre os perigos das drogas.

 

 

Atenção:

Geralmente, as primeiras doses de qualquer droga, são  oferecidas de graça ou com o intuito de que você deve experimentar antes, para depois dizer, se foi bom ou ruim. Muitos argumentam que só uma dose ou um comprimido, não vai viciar e nem trazer nenhum risco, só  "prazeres".  O fornecimento da primeira dose  ou pílula, quase sempre é através de pessoas conhecidas ou que você considera amigos. Tome muito cuidado com aqueles que chama de "amigos", e que oferecem drogas pra você experimentar, eles podem levá-lo para um lugar que mais tarde vai ser difícil de deixar: O Mundo das Drogas.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o glossário geral.