GHB


Definição

O GHB é uma droga sintética à base do ácido gama-hidroxibutirato. O GHB é um anestésico injetável, que até os anos 90 era legal nos EUA.   Já foi usado pela Medicina, como tratamento para distúrbios do sono.  O GHB era vendido em farmácias e lojas de suplementos vitamínicos, até ser proibido.  Atualmente, o GHB é utilizado muito em festas com músicas eletrônicas, discotecas, boates e festas "raves".  A droga também é encontrada em algumas academias de musculação.  Nas academias o GHB, tem a  fama de que melhora a disposição do atleta para fazer atividade física e ajuda a aumentar a massa muscular.   O GHB também é usado em bebidas e medicamentos para "queimar gorduras" e "aumentar a capacidade para atividades físicas".  Pode ser misturado até a água sem que se perceba que está misturada. O GHB é considerado uma droga ilícita e depressora do Sistema Nervoso Central (SNC).

 

Sinonímia

A droga GHB também é conhecida pelos seguintes nomes:

·         Blue-Nitro.

·         Droga do estupro.

·         Easy lay.

·         Ecstasy líquido.

·         G-Riffick.

·         Rape drug.

·         Líquido X.

·         Líquido E.

·         Scoop.

·         Superêxtase.

 

 

Tipos de viciados

Esses grupos podem se enquadrar em qualquer tipo de droga.

·         Ocasionais: são aqueles que provam uma determinada droga movidos pela curiosidade ou por alguma pressão no momento, e não mais voltam a usá-la. Nesses casos, não ocorre dependência física ou psicológica. e não apresentam nenhum tipo de  transtorno se não usarem mais a droga. Também são chamados de experimentadores.

·         Moderados: São aqueles que já apresentam uma certa dependência psíquica,  e um certo impulso que faz com que eles procuram  mais droga. Dependendo do tipo de droga e do tempo de utilização, estes usuários podem já apresentar algumas alterações leves de comportamento nas áreas afetivas, profissional e familiar.

·         Habituais: Apresentam dependência psíquica acentuada, pois mudam seus hábitos para procurarem fornecedores de drogas (amigos ou traficantes), apresentando modificações evidentes no comportamento habitual, mudanças de humor, criam atritos familiares, trocam o dia pela noite, têm dificuldades em estabelecer ligações íntimas com as pessoas. Têm dificuldades no área profissional.

·         Dependentes químicos: são aqueles que dependem da droga para sobreviver. Fazem da droga seu único objetivo de vida. Não há outro interesse por nenhuma atividade. Nesses casos, as alterações físicas, mentais, e psicológicas são evidentes. O dependente químico é chamado também de toxicômano.

Sinais de alerta

Os sinais de alerta para identificar em uma festa, uma pessoa que está usando GHB:

·         Fala muito.

·         Gesticula bastante.

·         Está sempre alegre e satisfeita.

·         Ri de tudo, com muita facilidade.

·         Geralmente é uma das que mais dançam e suam.

·         É mais sensual, e gosta de mostrar o corpo.

·         A pessoa que usa o GHB, perde a inibição, ficando mais disponível a relacionamentos esporádicos tanto físicos quanto sexuais.

Efeitos do GHB

Os efeitos do GHB variam de pessoa para pessoa e dependem muito da dosagem.

 

Negativos ou indesejados:

 

Os efeitos negativos imediatos para quem toma o GH são os seguintes:

·         Vômitos.

·         Náuseas ou enjôo.

·         Tonturas ou vertigens.

·         Aumento da temperatura.

·         Dor de cabeça após os efeitos da droga (casos eventuais).

·         Dificuldade de focar a visão.

·         Transpiração excessiva.

·         Sonolência.

·         Vulnerabilidade a ações de estranhos.

·         Amnésia.

·         Desorientação.

·         Tremores.

·         Distúrbios psiquiátricos: alucinações, paranóia, depressão e delírios.

·         Bradicardia (diminuição do ritmo cardíaco).

·         Relaxamento muscular.

·         Perda de consciência: a consciência é recuperada após 6-7 horas.

 

 

O GHB estimula o sono de onda curta, isto é, o usuário tem uma pequena sonolência. O GHB não provoca o sono REM, isto é, um sono mais pesado. Quando ocorre do usuário dormir muito durante o tempo de duração dos efeitos do GHB, pode ser que a dosagem tenha sido acima do normal.  O efeito anestésico do GHB é essencialmente hipnótico e provoca pouca ou nenhuma analgesia.

Riscos

Os riscos de doses elevadas são caracterizados por:

·         Dificuldades de concentração.

·         Distúrbios visuais.

·         Desorientação.

·         Sonolência excessiva.

·         Diminuição da respiração.

·         Bradicardia.

·         Hipotensão.

·         Convulsões.

·         Acidose.

·         Baixo nível de consciência.

·         Desmaio.

·         Parada cardíaca.

·         Coma.

·         Morte.

Atenção:

·         Em algumas situações de altas doses, o indivíduo fica consciente, mas torna-se incapaz de se movimentar.

·         O coma induzido pela droga, aparece rapidamente após a ingestão, que pode ser seguido de rápida e aparente recuperação total.

·         Quando incorre intoxicação, na maior parte dos casos a consciência é recuperada após 6-7 horas.

·         A bradicardia (diminuição do ritmo cardíaco) e  a hipotensão (diminuição da pressão arterial) podem ocorrer simultaneamente, quando o GHB é usado juntamente com o álcool.

·         O GHB não deve ser misturado com álcool ou com outras drogas, o risco de morte é perigoso.

Overdose

Na overdose pode ocorrer um relaxamento muscular tão intenso, que o ato de respirar fica prejudicado e os batimentos cardíacos ficam reduzidos.  Todo esse processo pode causar um colapso respiratório. Uma overdose de GHB pode trazer graves conseqüências, como pode causar  também o estado de coma irreversível e até a  morte.  Combinar GHB com álcool pode levar a uma overdose. A overdose pode ocorrer em alguns casos  na seguinte seqüência:

 

·         Andar cambaleante extremo.

·         Desorientação.

·         Náuseas fortes.

·         Vômitos: pode causar sufocação e danos nos pulmões,  caso o usuário aspire para os pulmões o seu próprio vômito.

·         Convulsões.

·         Inconsciência.

·         Comprometimento da respiração.

·         Diminuição acentuada dos batimentos cardíacos.

·         Coma.

·         Óbito.

Após uma overdose por GHB, o usuário deve ser levado imediatamente para tratamento de emergência, em um hospital. Os acompanhantes devem informar sobre o uso excessivo de GHB, pela vítima.

 

Cuidado: A mistura de GHB com álcool ou outras drogas aumenta o risco de overdose, ferimentos, violência, abuso sexual e morte.

 

Síndrome da abstinência

São poucos os dependentes químicos de GHB. Mas, os relatos de jovens que usam a droga com uma certa freqüência, contam que quando ficam sem tomar a droga durante algum tempo, sentem os seguintes sintomas:

·         Dificuldade de dormir.

·         Dores de cabeças fortes.

·         Vertigens.

·         Insônia.

·         Tremores.

·         Agitação.

 

Dicas para evitar bebidas "batizadas"

·         Jamais tome bebidas, oferecida por desconhecidos. Mesmo que seja um simples copo de refrigerante ou suco.

·         Não beba resto de bebida de outra pessoa em festas ou eventos, mesmo que ela tome um pouco e ofereça a você o resto.  Muitos casos de ingestão de bebidas "batizadas" ocorrem dessa forma, a pessoa finge que está tomando a bebida e oferece à sua vítima.

·         Vigie constantemente seu copo de bebida, e fique com ele sempre na mão.

·         Observe atentamente a bebida sendo preparada.

·         Não peça aos outros para trazerem uma bebida para você.

·         Nunca peça para que guardem a sua bebida enquanto vai dançar. Termine a bebida antes ou despreze-a.

·         Não tome remédio ou comprimidos oferecido por outra pessoa ou "amigos" para dor de cabeça, enxaqueca ou ressaca, em festas. Muitos desses remédios, podem estar já  "batizados" isto é, preparados com a droga.  Caso você tenha dor de cabeça ou ressaca, leve sempre os seus comprimidos.

Atenção:

Tenha muito cuidado! As primeiras doses de qualquer droga, geralmente são  oferecidas de graça ou com o intuito de que você deve experimentar antes, para depois dizer, se foi bom ou ruim. Muitos argumentam que só uma dose ou um comprimido, não vai viciar e nem trazer nenhum risco, só  "prazeres".  O fornecimento da primeira dose  ou pílula, quase sempre é através de pessoas conhecidas ou que você considera amigos. Tome muito cuidado com aqueles que chama de "amigos", e que oferecem drogas pra você experimentar, eles podem levá-lo para um lugar que mais tarde vai ser difícil de deixar: O Mundo das Drogas.


Dúvidas de termos técnicos  e expressões, consulte o glossário específico de Doenças Neurológicas ou o glossário geral.