CONDILOMA ACUMINADO

 


 

Definição

O Condiloma acuminado é uma infecção de caráter crônico geralmente transmitida sexualmente. As lesões na pele quando se juntam adquirem uma forma de couve-flor. As verrugas anogenitais se assemelham  às verrugas cutâneas. O Condiloma acuminado é uma infecção causada por um grupo de vírus (HPV-Human Papilloma Viruses) que determinam lesões papilares (elevações da pele) as quais, ao se fundirem, formam massas vegetantes com o aspecto de couve-flor (verrugas).  Os locais mais comuns do aparecimento destas lesões são a glande, o prepúcio e o meato uretral no homem. Na mulher, é a vulva, o períneo, a vagina, e o colo do útero. Em ambos os casos, pode ocorrer no ânus e reto, não necessariamente relacionado com o coito anal.

 

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:

·         Crista de Galo.

·         Jacaré.

·         Jacaré de crista.

·         Verruga genital.

 

Agente etiológico

Papiloma vírus humano (HPV). Os tipos 6, 11 e 42  são os que mais causam as verrugas genitais. Os tipos 2, 4, 29 e 57  estão mais relacionados com as verrugas das mãos e pés.

 

Reservatório

O homem.

 

Período de incubação

Varia de 3 semanas a aproximadamente 8 meses, mas apresenta um valor médio geralmente de 3 meses.

 

Período de transmissibilidade

Comprovadamente, enquanto houver lesão.

 

Modo de transmissão

Direta: Através do contato sexual. Mesmo que não ocorra a relação sexual propriamente dita (vaginal,oral ou anal),  o vírus pode ser transmitido apenas pelo contato íntimo.  O vírus do condiloma acuminado, o HPV, é altamente contagioso.  

Indireta:  a transmissão pode ocorrer através de uso de roupas íntimas, toalhas de banho,  assentos de banheiro, saunas, instrumental ginecológico.

 

Sinais e sintomas

Geralmente, os pacientes se queixam do aparecimento de verrugas na região genital ou anal. Essas verrugas são tumores moles, úmidos e pequenos, róseos ou vermelhos, que crescem rapidamente e se tornam pedunculados; geralmente são encontrados vários deles na mesma área. Em grande quantidade, essas verrugas podem prejudicar a relação sexual. Dependendo da situação, elas podem romper e sangrar.

 

Nos homens, as lesões podem aparecer no pênis, testículos e região do ânus.  Nas mulheres, as lesões podem aparecer nos pequenos e grandes lábios, na vulva e na região do ânus. Podem aparecer condilomas também dentro da boca ou nos lábios, em ambos os sexos. Isso ocorre devido ao sexo oral, em que um dos parceiros (as) está com as lesões na região genital e o outro parceiro (a) não contaminado (a) faz sexo oral.                                                                 

 

Nas áreas frias e secas dos genitais as verrugas começam como pequenas lesões planas de 1-2 mm de diâmetro, parecidas com verrugas cutâneas. Crescem lentamente, mas habitualmente permanecem planas. 

 

Em áreas mornas e úmidas elas são filiformes e maiores, de diâmetro variável de 1 a cerca de 5mm. Verrugas maiores podem ser pedunculadas, atingem eventualmente diversos centímetros de diâmetro e pode ter uma aparência comparável a couve-flor. Seu crescimento é favorecido por calor e umidade, especialmente por:

 

·         corrimento vaginal;

·         corrimento retal;

·         corrimento subprepucial;

·         gravidez;

·         higiene precária.

 

Diagnóstico

·         Anamnese.

·         Exame físico.

·         Exame clinico.

·         Exame da cavidade oral, devido ao sexo oral. 

·         Exame ginecológico para as mulheres.

·         Exame urológico para os homens.

·         Exame proctológico, devido ao sexo anal.

·         Exames laboratoriais.

·         Exames citológicos.

·         Teste de Papanicolaou.

·         Exame de colposcopia.

·         Biópsia da lesão. 

 

Diagnóstico diferencial

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que o Condiloma acuminado não seja confundido com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico e laboratoriais o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com o Condiloma acuminado são as seguintes: 

·         Condylomata lata.

·         Molusco contagioso.

·         Carcinoma nodular;

·         Pápulas penianas pérleas - ceratoangioma.

·         Cistos sebáceos.

Tratamento

Médico especialista:  Proctologista  e Ginecologista.

 

Objetivo: remoção das lesões na área genital.

 

Específico: não existe tratamento medicamentoso específico que cure o paciente da doença e  erradique o vírus. A doença é causada por um vírus, mesmo que as lesões  sejam tratadas e desapareçam, o vírus continua no organismo.  Eventualmente pode ocorrer recidivas da doença, e geralmente as lesões  ocorrem no mesmo local das anteriores. 

 

Sintomático:  o tratamento é sintomático conforme os sintomas apresentados e suas intercorrências.

 

Os meios mais empregados para a remoção das lesões verrucosas são:

·         eletrocauterização;

·         remoção cirúrgica;

·         aplicação tópica de medicamento específico.

Se as verrugas estiverem fora da área protegida pela camisinha, o contato com a verruga pode passar a doença para a outra pessoa. Por isto, também neste caso, durante o tratamento, deve-se interromper as relações sexuais.

Complicações

·         Verrugas gigantes benignas do pênis: as verrugas gigantes benignas do pênis são chamadas tumores de Buschke-Lowenstein.

Sequelas

 

·         Câncer do colo do útero.

·         Câncer de vulva.

·         Câncer de pênis (casos raros).

·         Câncer do ânus (casos raros).

 

Prevenção

medidas sanitárias:

·         Campanhas preventivas  educativas para evitar as DST's.

·         Identificar e tratar os portadores assintomáticos. 

·         Fazer testes para identificar outras DST's associadas.

·         Distribuição gratuita de  preservativos.

·         Exames para detecção em postos de saúde em gestante com lesões suspeitas.

·         Interrupção da cadeia de transmissão pela triagem  e referência dos pacientes com DST e seus parceiros para  diagnóstico e tratamento adequados.

·         Campanhas preventivas sobre a prevenção de DST nas escolas.

·         Testes para identificação de DST em pessoas que compõem grupo de risco.

·         Como em toda doença sexualmente transmissível é recomendável o exame sorológico para Sífilis e HIV.

 

medidas individuais:

·         Não ter relações sexuais com parceiro, que apresente lesões parecidas com couve-flor  na área genital, perianal ou na boca. 

·         Evitar a promiscuidade.

·         Tentar evitar se possível, o sexo casual

·         Tentar evitar se possível, as situações de risco para se adquirir DST.

·         Usar sempre preservativos.

·         Evitar ter vários parceiros sexuais.

·         Cuidados de higiene antes e após as relações sexuais.

·         Ficar atento aos fatores que podem contribuir para se adquirir DST, e fazer o possível para tentar evitá-los.

 

Obs:  Se possível, antes de manter relações  sexuais, observar com a máxima atenção se o parceiro não tem lesões parecidas com o condiloma  na região genital ou anal.  O condiloma  é altamente contagioso, e pode ser transmitido apenas pelo contato íntimo com a região  genital ou anal, sem a penetração propriamente dita, isso ocorre porque os condilomas ficam geralmente pendurados, e o atrito das carícias preliminares antes do ato sexual, pode desprender os condilomas da pele,  causando uma situação de risco para a transmissão direta do vírus HPV.

 

Cuidados  preventivos que podem ser tomados para evitar DST

 

As DST manifestam-se  pelo aparecimento de feridas, coceiras, dor ao urinar, corrimento uretral e /ou vaginal e verrugas,  na área genital e/ou anal. Ao surgir qualquer dessas alterações, deve-se procurar um médico, que se encarregará do diagnóstico e do tratamento adequado. A demora em procurar o médico aumenta os riscos da doença se alastrar e da pessoa infectada contaminar seu parceiro (a) ou outras pessoas. Uma vez feito o diagnóstico, a pessoa deve avisar quem lhe transmitiu a doença. Os dois  devem se tratar e evitar, enquanto não estiverem curados, as relações sexuais com outras pessoas. Caso o individuo infectado  tenha tido vários parceiros, deve se possível, entrar em contato com eles, informar a sua situação e pedir para que procurem um médico relatando a situação. 

 

A propagação da DST está ligada à promiscuidade e á falta de informação. Qualquer pessoa pode adquirir uma doença, desde que tenha contato sexual com outra já doente.  A troca frequente de parceiros sexuais, principalmente na adolescência até o período de 35 anos de idade, aumenta ainda mais o risco de se contrair uma DST. 

E o que é pior: uma pessoa pode adquirir uma mesma doença várias vezes, ou em alguns casos pode também está com duas doenças venéreas ao mesmo tempo.  Existem vários cuidados que podem ser tomados para evitar a contaminação e transmissão de doenças venéreas: 

·         Evitar  múltiplos parceiros (as).

·         Evitar a promiscuidade.

·         Evitar se possível, o sexo casual.

·         O homem deve evitar, se possível, ter relações sexuais, quando sua parceira esta menstruada, pois o sangue pode ser uma fonte de infecção, caso a mulher tenha uma DST  transmissível por via hematológica (sangue); em muitos casos de DST a mulher é portadora assintomática, isto é, sem sinais e nem sintomas que esteja doente.

·         Escolher bem o parceiro (a), se possível familiarize-se com seus hábitos e caráter antes de ir para a cama.

·         Quando for beijar alguém, se possível, verifique se não existem lesões na boca, pois existem algumas DST que podem ser transmitidas pelo beijo na boca, principalmente aqueles beijos mais íntimos.

·         Quando for fazer sexo oral, verifique se possível, se o parceiro (a) tem lesões, verrugas, feridas ou secreções fétidas na área genital ou perianal (região do ânus), isso pode ser um fator de risco gravíssimo para se adquirir DST.

·         Cuidado, álcool e drogas não combinam com sexo seguro, lembre-se sempre do dia seguinte, e sempre nesses casos o arrependimento ocorre tarde demais..

·         Aborte as preliminares caso perceba erupções no corpo, lesões, feridas e verrugas nos órgãos genitais do parceiro (a), se necessário invente uma desculpa qualquer. 

·         Evitar parceiro (a) que exale mau cheiro do corpo ou dos genitais, esse cheiro  pode ser descuido com a saúde e  a própria higiene pessoal e íntima.

·         Adolescentes e adultos jovens que cada vez mais se preocupam, com a quantidade do que com a qualidade dos parceiros (as), devem ter sempre em mãos preservativos para se proteger.  

·         As adolescentes (que cada vez mais cedo, geralmente a partir dos 14 anos de idade já praticam sexo), devem ter sempre preservativos (camisinhas) para que na hora "H" , possam se proteger. Jamais devem fazer sexo casual, caso o parceiro não aceite a camisinha. 

·         Usar sempre preservativo, mesmo que  sua eficiência  seja reduzida em certos tipos de DST's.

·         Tomar sempre um banho,  lavar os genitais, e urinar imediatamente depois do final do ato sexual, são sempre medidas preventivas, mesmo que essa atitude esfrie o "clima" entre os dois. Essas medidas devem ser utilizadas em parceiros (as) eventuais.

·         A desconfiança ou dúvida de que você tenha ou possa ter contraído uma DST, é o sinal de alarme para procurar o médico.

·         Se souber ou desconfiar que tem ou possa ter uma DST, não ponha em risco a saúde da outra pessoa, que inocentemente concorda em fazer sexo com você; seja honesto (a) com a outra pessoa e com a sua consciência, não fazendo sexo até que o médico libere.

·         No caso em que você, ou seu parceiro tenha  HIV, HPV, HTLV, os cuidados devem ser redobrados, o preservativo (camisinha), e alguns cuidados básicos, devem vir sempre antes, do ato sexual propriamente dito.

·         A ocorrência de DST pode aumentar muito o risco de contrair o vírus da AIDS. Corrimentos ou pus, feridas e verrugas nos órgãos sexuais são os seus sinais principais. A presença de DST indica que a pessoa não está se prevenindo contra a AIDS. 

.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.