BRUCELOSE


 

Introdução

É uma  zoonose que é  transmitida ao homem  pelo ingestão de carne, leite e seus derivados  contaminados ou pelo contato direto com animais doentes. Os animais domésticos mais afetados pela doença são os  bovinos, suínos e caprinos.  É uma doença difundida em quase todos os continentes especialmente na Rússia, México, países europeus e norte-africanos banhados pelo Mediterrâneo, e também na América do Sul.  

 

Ocorre sob formas de casos esporádicos ou de surtos epidêmicos entre os consumidores de leite e de laticínios sem a devida pasteurização, provenientes de animais infectados.  É considerada pela Saúde Pública como doença ocupacional, estando mais expostos os profissionais que trabalham com os animais.  Nos animais a doença causa emagrecimento, abortos, infertilidade e a diminuição da secreção láctea dos animais infectados. 

 

A Brucelose constitui um sério problema de Saúde Pública e Veterinária no Brasil, particularmente também pelas perdas econômicas que acarreta. Uma única dose de vacina garante a imunização do animal contra a brucelose, doença que também é transmissível ao homem. A presença desta enfermidade leva a quebra na produção animal e torna o produto da pecuária vulnerável a barreiras sanitárias, diminuindo sua competitividade no comércio internacional.

 

Os prejuízos econômicos causados ao produtor vão do aborto, morte de bezerros recém-nascidos, retenção de placenta e queda dos índices reprodutivos até o descarte precoce de reprodutores e restrições comerciais. 

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:

Agente etiológico

A doença é causada pela bactéria Brucella abortus, Brucella melitensis e a Brucella suis; as espécies de brucelas que desempenham papel etiológico na Brucelose humana; as brucelas se apresentam como um bastonete pequeno ou em formas coccóides; Gram-negativas; aeróbicas; móveis e sem cápsula; relativamente resistentes às condições naturais sendo destruídas por temperatura acima de 55ºC ou pela luz solar quando incide diretamente sobre elas. 

Podem permanecer vivas no solo por 60 dias, na água estéril por 40 dias, na carne congelada ou salgada por 40 dias, no creme de leite por 27 dias e por mais de 90 dias em queijo fabricado com leite não pasteurizado.

Incidência

Fonte de infecção

Os tecidos, a urina, o sangue, o leite, a placenta, secreções vaginais, secreções de animais doentes, excrementos  e os fetos provenientes de animais infectados.

Reservatório

Gado bovino, suíno, ovino, equino e caprino.

Via de entrada

A via de entrada principal  para a penetração da bactéria é pela mucosa bucofaringeana.

Período de incubação

É varíavel e difícil de determinar, sendo que a média oscila de 5 a 21 dias, podendo prolongar-se até por alguns meses.

Período de duração

O período é variável, e o processo mórbido pode persistir por vários dias  ou meses; em alguns casos específicos pode chegar a anos.

Grupo de risco

São  pessoas que pertencem a um determinado grupo que têm mais probabilidade de adquirir a doença:

Transmissão

Sinais e sintomas

Na forma aguda a doença se instala súbitamente apresentando um estado febril, enquanto que na forma crônica,  a doença se instala mais lentamente,  e o infectado geralmente, não tem febre.

 

forma aguda:

Obs: A forma aguda é caracterizada pelo acessos de febre, que evoluem como ondas, por isso, o nome de febre ondulante. Essas ondulações tem a duração de algumas semanas a alguns meses, sendo que cada acesso da febre dura entre 8 a 15 dias. A fase  de apirexia (falta de febre) dura 2 a 4 dias.  O período de incubação na forma aguda, pode oscilar de algumas semanas  a vários meses.

 

forma crônica:

A Brucelose é uma doença com um número variado de manifestações e sintomas clínicos, que afetam e causam lesões em vários órgãos, entre eles podemos destacar:

Diagnóstico

A forma aguda da Brucelose é de fácil diagnóstico, quando a febre que é a característica principal da doença, vem na forma ondulante. Na forma crônica, o diagnóstico é confirmado por exames laboratoriais, por causa da grande variedade e duração dos sintomas, que desaparecem por algum tempo e depois reaparecem de forma mais intensa. 

Diagnóstico diferencial

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que a Brucelose não seja confundida, com outras patologias com quadro clínico semelhante. As doenças que são mais confundidas com a Brucelose são as seguintes:

Tratamento

Complicações

Sequelas

Profilaxia

medidas veterinárias:

medidas gerais:

medidas individuais:

Brucelose nos animais

Apenas para uma melhor complementação e informação de como a doença afeta os animais.  

A principal característica da Brucelose  é ser uma doença que afeta os órgãos da reprodução. Através da inseminação, se não houver o controle sanitário do sêmen, também pode ocorrer contaminação da fêmea, pois a Brucella abortus (agente causador da doença) resiste ao congelamento do sêmen. Nos animais, o sintoma principal é o aborto, à exceção dos equínos.


Dúvidas sobre termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.