INFECÇÃO PELO CITOMEGALOVÍRUS


Definição

O citomegalovírus (CMV) é um vírus que pertence à família do herpesvírus, a mesma dos vírus da catapora, herpes simples, herpes genital e do herpes zoster. Os sinais e sintomas da infecção pelo CMV variam de uma pessoa para outra. Pode ocorrer um leve mal-estar e febre baixa até doenças graves que comprometem o aparelho digestivo, sistema nervoso central e retina.

Na maior parte das pessoas infectadas, a doença é inaparente ou pode ser confundida com doenças benignas e de curta evolução. Uma grande maioria das pessoas são infectadas pelo CMV, durante algum período de sua vida. O citomegalovírus nunca abandona o organismo da pessoa infectada. Permanece em estado latente e qualquer baixa na imunidade do hospedeiro pode reativar a infecção. É um vírus considerado como agente oportunista por causar doença em pacientes imunodeprimidos.

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:

·         Doença de Inclusão Citomegálica.

·         Citomegalovirose.

Incidência

·         O CMV é considerado o mais freqüente agente infeccioso de infecção congênita no homem.

·         Maior incidência nas populações de nível sócio-econômico  mais baixo.

·         Cerca de 95% das crianças infectadas, apresentam a forma assintomática ou subclínica.

·         Foram detectados anticorpos para o CMV em mais de 85% dos homens homossexuais.

Obs: A relação com o nível sócio-econômico foi comprovada através de estudos prospectivos, que  compararam a incidência de infecção congênita em gestantes de diferentes níveis, em uma mesma área geográfica. Constatou-se, nestas condições, incidências pelo menos duas vezes maiores nas sub-populações de baixo nível sócio-econômico  em relação às sub-populações de nível sócio-econômico mais elevado.

Agente etiológico

Vírus denominado de citomegalovírus (CMV); família Herpesviridae; subfamília Betaherpesviridae; sendo morfologicamente indistinguível dos vírus Varicela-Zoster, Herpes simplex, e vírus de Epstein-Barr, que constituem-se nos outros vírus da família Herpesviridae que infectam o homem. É um vírus DNA ubíquo; varia em tamanho de 180 a 250 nm de diâmetro e tem um genoma na faixa de 150 milhões de dáltons.

Características do vírus

O citomegalovírus a exemplo dos outros vírus da família Herpesviridae, o CMV tem a capacidade de persistir no hospedeiro infectado por períodos prolongados. Infecções persistentes são observadas em RN, crianças maiores e adultos, e a excreção viral após a infecção inicial pode perdurar por muitos meses ou anos. Além disso, o CMV pode acarretar as assim chamadas infecções latentes ou não produtivas. Neste caso, o genoma viral não se multiplica, nem produz qualquer alteração na célula infectada. Contudo, por alterações do equilíbrio vírus versus hospedeiro, o CMV pode voltar a se multiplicar e, eventualmente provocar novamente sintomas clínicos. Esta peculariedade é responsável pelo caráter oportunista observado no CMV e nos outros vírus da família Herpesviridae.O CMV pode atingir todos os órgãos, particularmente cérebro, fígado, baço, rins e pulmões. Células de inclusão são menos freqüentemente encontradas no pâncreas, tireóide e cérebro e mais raramente no intestino, glândulas paratireóides e timo.

Fonte de infecção

As crianças  infectadas parecem constituir-se fonte de infecção para seus pais e irmãos maiores, tendo-se demonstrado em famílias que possuem crianças  pequenas, taxas de aquisição do CMV muito maiores que a população geral. 

Citomegalovírus e  o HIV

O citomegalovírus (CMV) é encontrado em quase todos os pacientes com infecção pelo HIV, sendo transmitido pelas mesmas vias do HIV e de outros herpes vírus, infectando células de forma latente e reativando quando ocorre defeito na imunidade do hospedeiro. A virúria e a viremia assintomática do CMV podem ser encontradas em cerca de 1/3 à metade  dos pacientes com doença avançada pelo HIV. Os pacientes que desenvolvem doença estão gravemente imunossuprimidos, com contagem de CD4 abaixo de 50/mm3. O citomegalovírus pode causar infecção em diversos locais do organismo, levando a diversas apresentações de doença: retinite, úlceras esofágicas, colite e pneumonite, principalmente. No caso  da retinite, a doença mais comum causada pelo CMV em pacientes com Aids, ocorre lesão da retina que, se não tratada, pode levar à cegueira.

Infecção congênita

A Infecção congênita pelo citomegalovírus é uma doença infecciosa produzida pelo citomegalovírus, que pode infectar o feto ou recém-nascido. A transmissão materno-fetal pode  ocorrer em qualquer período da gestação. Tanto no caso da infecção congênita, quanto  na infecção perinatal, a excreção do CMV é caracteristicamente prolongada, o vírus é excretado consistentemente na orofaringe e urina, por períodos de até cinco anos, em quantidade superior às observadas em crianças maiores ou adultos infectados

Prevalência

A alta prevalência da infecção pelo CMV é atribuída, em parte, à sua fácil transmissão. O citomegalovírus pode ser cultivado a partir da saliva, do esperma, de secreções vaginais, do sangue ou de tecidos infectados

Transmissão

A transmissão do vírus pode ocorrer por diferentes formas:

·         Via respiratória (tosse, espirro, fala, saliva, secreções brônquicas e da faringe, todas elas servem de veículo para eliminar o vírus e permitem a transmissão entre as pessoas).

·         Transfusão de sangue.

·         Leite materno.

·         Transmissão vertical:  da mulher grávida para seu concepto intra-útero.

·         Transmissão por via sexual: não é uma das vias de contaminação mais comum, mas ocorre. O citomegalovírus se comporta como causador de uma doença sexualmente transmissível.

·         Material contaminado para a injeção de drogas entre viciados.

·         O vírus pode ser transmitido também por transplante de órgãos. Essa forma de transmissão pode ser possível pela capacidade do CMV em permanecer em estado latente no interior de leucócitos e outras células, reativando-se posteriormente no  transplantado.

Obs:  Uma das formas mais simples de se transmitir o citomegalovírus ou de se infectar é através do beijo, porque o vírus pode ser transmitido via saliva. Por isso, a incidência também ocorre entre os jovens e adolescentes.

Período de incubação

Esse período ainda não está bem estabelecido, mas estatísticas indicam que pode variar entre alguns dias e algumas poucas semanas.

Sinais e sintomas

Pode ser inaparente desde o início, ou seja, ao adquirir o vírus, a pessoa não terá obrigatoriamente a fase aguda de uma enfermidade. Prosseguirá sem sintomas nem manifestação nenhuma de doença e o vírus permanecerá em fase de latência a menos que, no futuro, uma deficiência imunológica do hospedeiro favoreça a oportunidade para sua reativação.

Na fase aguda, a manifestação clínica da infecção pelo citomegalovírus tem o nome de citomegalomononucleose, porque os sintomas são semelhantes aos da Mononucleose Infecciosa. Nesse caso de Citomegalomononucleose a duração da doença pode durar várias semanas e, em alguns casos particulares pode durar alguns meses. Os sintomas mais freqüentes da fase aguda são os seguintes:

·         Febre.

·         Gânglios infartados, principalmente os do pescoço.

·         Dores de garganta.

·         Alterações no fígado.

·         Alterações no baço.

Diagnóstico

De um modo geral, é difícil o diagnóstico apenas pelo quadro clínico nas formas sintomática e subclínica. Nas formas graves disseminadas  com comprometimento visceral e neurológico, incluindo a presença de calcificações intracranianas de localização periventricular,  é possível uma forte suspeita da doença. O diagnóstico definitivo dependerá dos exames laboratoriais específicos.

·         Anamnese.

·         Anamnese materna, com exame laboratorial para confirmar a transmissão materna. Casos de infecção congênita.

·         Exame clínico.

·         Exame físico.

·         Exames laboratoriais.

·         Exame de urina.

·         Testes de função hepática.

·         Exame do LCR (líquido cefalorraquidiano).

·         Testes sorológicos.

·         Testes imunoenzimáticos (ELISA).

·         Raios X do crânio.

·         TCE - Tomografia Computadorizada Encefálica.

·         USG - Ultra-sonografia.

Obs: Existe um exame laboratorial específico para pesquisar anticorpos contra o citomegalovírus. Os mais comuns pertencem à classe IgG (imunoglobulina G) e IgM (imunoglobulina M). Os anticorpos IgM estão presentes apenas na fase aguda da infecção e os IgG, que aparecem também na fase aguda, persistem por toda a vida da pessoa, constituindo o que se chama de cicatriz sorológica.

Diagnóstico diferencial 

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que a Infecção Congênita pelo Citomegalovírus não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As principais doenças  que podem ser confundidas com a Infecção pelo Citomegalovírus são as seguintes:

·         Toxoplasmose.

·         Mononucleose infecciosa.

Recém-nascidos:

·         Toxoplasmose congênita.

·         Rubéola congênita.

·         Eritroblastose fetal.

·         Infecção disseminada  pelo vírus Herpes simplex (VHS).

·         Septicemia.

·         Sífilis congênita.

·         Doença de Chagas congênita.

·         Infecções por enterovírus.

Tratamento

Médico especializado: Infectologista

Existe tratamento medicamentoso para infecção pelo citomegalovírus na fase aguda, só que o medicamento é muito tóxico, aplicado por via intravenosa, exige internação hospitalar.   A administração intravenosa requer cuidado e acompanhamento clínico criterioso, por isso a necessidade de internamento hospitalar, para uma melhor monitorização do paciente.

O antiviral só é recomendado para as formas graves da doença, devido à sua alta toxicidade sobre os glóbulos sanguíneos e os rins.  O tratamento com antiviral deve ser mantido por pelo menos 30 dias, com aplicações diárias intravenosa. Só casos especiais e muito graves justificam esse tipo de intervenção.

Gravidez: O antiviral Ganciclovir é contra-indicado durante a gravidez, particularmente no início, por causa dos efeitos tóxicos sobre o feto. Dessa maneira, o que pode fazer é diagnosticar a infecção pelo citomegalovírus na criança ao nascer e tratar o neonato. Provavelmente, pelo fato de a infecção ter acontecido intra-útero, ele apresentará algumas lesões que poderão trazer complicações no futuro.

Na fase aguda da doença, não se usa o antiviral. O tratamento é sintomático, conforme os sintomas apresentados e suas intercorrências. Espera-se que a doença, siga o seu curso natural.

Repouso no leito é recomendado caso a inflamação do fígado seja importante e, se o paciente estiver com muita fadiga.

Prognóstico: Bebês: A mortalidade nos recém-nascidos com a forma sintomática da doença é alta, em torno de 30%, podendo ocorrer no período neonatal ou meses mais tarde. Nas crianças sobreviventes, a incidência de seqüelas  neurológicas é alta.

Complicações

A reativação do quadro infeccioso está associada à deficiência do sistema imunológico.

·         Gravidez: Parto prematuro.

·         Inumodeprimidos: lesões ulceradas e dolorosas que pode comprometer todo o aparelho digestivo.

·         Pacientes com AIDS: corriorretinite, que pode levar cegueira; o vírus pode causar comprometimento grave dos intestinos, do fígado e do sistema nervoso central, que pode resultar na perda do movimento dos membros inferiores e em mielite e encefalite.

Seqüelas

Adultos:

·         Cegueira.

·         Perda funcional dos membros inferiores.

Crianças:

·         Retardo mental.

·         Retardo motor.

·         Calcificação intracraniana.

·         Retinocoroidite.

·         Cegueira.

·         Convulsões.

·         Paralisia cerebral.

·         Defeitos na dentição.

·         Diplegia espástica.

·         Surdez sensorioneural.

 

Cuidados gerais

 

·         Usar preservativo nas relações sexuais, já que o vírus é transmitido via sexual.

·         Se for portador do vírus, ficar atento porque ele pode provocar uma infecção aguda se as suas reservas imunológicas se esgotarem ou estiverem muito baixas.

·         Devido à transmissão vertical do citomegalovírus durante a gestação, fique atenta as orientações médicas.

 


Dúvidas  de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.

Maiores informações sobre Infecção Congênita pelo Citomegalovírus, acesse o Menu de Doenças do Recém-nascido.