HEPATITE E


Definição

A Hepatite E é uma doença infecciosa aguda, causada por um vírus que produz inflamação do fígado. Uma pessoa infectada pode desenvolver ou não a doença. Não existe evidências atualmente, de que a doença evolua para a cronicidade. A infecção confere imunidade permanente contra a doença. 

 

No Brasil não existem relatos de epidemias causadas pelo vírus da Hepatite E. Como a doença no Brasil  não é de notificação obrigatória à Vigilância Sanitária, os dados disponíveis são escassos e incompletos, embora demonstrem a ocorrência da infecção. A Hepatite E apresenta-se geralmente de forma esporádica e sob a forma de pequenos surtos.

 

A infecção pelo vírus da Hepatite E, é mais comum em países em desenvolvimento, onde a infra-estrutura de saneamento básico é inadequada ou inexistente. As epidemias estão relacionadas a contaminação da água, e ocorrem mais comumente após inundações.

Incidência

Agente etiológico

Vírus da hepatite E (VHE); pertencente à família Calcinavidae; o vírus da Hepatite E  é pequeno, constituído por ácido ribonucleico (RNA), 

Fígado e suas funções

Normalmente, o fígado é capaz de regenerar as células destruídas.  A destruição excessiva dos tecidos do fígado influencia nas variadas e extensas funções do fígado, que incluem:

Hospedeiro

O homem parece ser o hospedeiro natural do vírus da hepatite, embora haja a possibilidade de um reservatório animal (o vírus já foi isolado em porcos e ratos), e seja  possível  a infecção  experimental de macacos.

Período de incubação

Não é bem definido, fica entre 15 a 60 dias, em média de 30 a 45 dias, após o contato com o vírus.

Período de transmissibilidade

Esse período não é bem definido, mas em média  30 dias após a entrada do vírus no organismo. O vírus passa a ser eliminado nas fezes por cerca de duas semanas.

Transmissão

Sinais e sintomas

A evolução da doença é benigna, com o paciente se queixando dos seguintes sintomas:

Período prodrômico ou pré-ictérico:  (duração média de 7 dias)

período ictérico ou agudo: (duração média de  40 dias)

período de convalescença:

Obs:  As mulheres grávidas  têm um risco maior da doença evoluir para a Hepatite fulminante,  com um alto índice de letalidade, principalmente no  último trimestre da gravidez.

Diagnóstico

Obs:  Os anticorpos são de dois tipos, o IgM, indicador de fase aguda, e o IgG, indicador de fase tardia (imunidade).

Diagnóstico diferencial

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que a  Hepatite E, não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico e laboratoriais,  o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com a Hepatite E são as seguintes: 

Tratamento

Controle de cura: 

Exames laboratoriais de sangue  com o resultado Anti-HEV IgG positivo.

Complicações

A Hepatite E aguda  pode trazer complicações graves a mulher grávida.

Prevenção

medidas sanitárias:

medidas gerais:

Obs:  Não existe vacina disponível ainda contra o vírus da Hepatite E.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.