PARACOCCIDIOIDOMICOSE


Definição

A Paracoccidioidomicose (PCM) é uma micose sistêmica produzida por um fungo dimórfico, que ocorre endemicamente em várias áreas rurais do Brasil. É caracterizada por lesões cutâneas de diversos tipos, das quais sempre se acompanham de reações ganglionares satélites, com tendência a disseminação linfática ou hematogênica. A Paracoccidioidomicose infecção certamente predomina sobre a Paracoccidioidomicose doença, embora não se conheça precisamente o índice dessa relação. Na ausência de tratamento adequado, precoce e continuado pode infelizmente evoluir para o óbito.

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:

Histórico

A doença foi descrita pela primeira vez por Lutx, em 1908, num trabalho intitulado "Uma mycose pseudococcídica localizada na boca e observada no Brasil (contribuição ao conhecimento das hifoblastomicoses americanas)".

Quatro anos mais tarde, Splendore descreve três novos casos da doença e estuda minuciosamente a morfologia do parasita: identifica-o ao descrito por Lutz e denomina-o Zymonema brasiliensis (zimonematose com localização na cavidade bucal). Em 1930, Almeida, ultimando trabalho iniciado 3 anos antes sobre a biologia e morfologia do parasita, estabelece sua diferenciação do  Coccidioides immitis Rixforde e Gilchrist, 1846, agente da doença de Posadas-Wernicke, revalida a espécie de Splendore, até então confundida com aquela, e cria novo gênero para brasiliensis, que desde então passou a se chamar Paracoccidioides brasiliensis  (Splendore, 1912).

Incidência

Agente etiológico

Fungo Paracoccidioides brasiliensis;  gênero Paracoccidioides;  família Paracoccidioidaceae;  é  um fungo dimórfico, assexuado.

O fungo tem grande prevalência em zonas rurais e incide normalmente em áreas de solos de grande fertilidade, nos vales e nas proximidades de grandes rios apresentando elevados índices pluviométricos e dotados de vegetações abundantes ou de extensas lavouras. O fungo já foi identificado e catalogado no solo, em vegetais e nas fezes de morcego.

Reservatório

O homem.

Período de incubação

O período de incubação é longo, porém não se sabe o tempo com exatidão.

Transmissão

Formas clínicas

Como a  Paracoccidioidomicose é uma doença com uma vasta sintomatologia, a doença pode ser classificada pelas suas formas clínicas:

Forma localizada: 

Forma disseminada aguda ou septicêmica: 

Forma disseminada crônica: 

Linfático-tegumentar

Linfático-visceral

Linfático-tegumentar-visceral

Linfático-ganglionar

Tegumentar-visceral

Sinais e sintomas

O quadro clínico da Paracoccidioidomicose é variado e depende em grande parte da forma clínica com que a doença se apresenta. A doença inicialmente pode ter uma apresentação cutânea e depois ocorrer o comprometimento visceral.

período prodrômico:

fase crônica (depende da forma clínica de apresentação da doença):

Diagnóstico

Obs: A intradermorreação com paracoccidioidina é de grande valor na Paracoccidioidomicose infecção, prestando-se a inquéritos epidemiológicos; quando negativa em casos isolados de doença em evolução, traduz um mau prognóstico - falta de resistência por depleção da imunidade celular.

Diagnóstico diferencial 

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que a Paracoccidioidomicose não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com a Paracoccidioidomicose  são as seguintes: 

A exteriorização clínica da Paracoccidioidomicose em suas variadas formas clínicas, leva ao diagnóstico diferencial com múltiplas entidades mórbidas.

Lesões dermatológicas:

Adenomegalias: 

Formas disseminadas: 

Lesões ósseas: 

Pneumopatia blastomicótica: 

Icterícia: 

Tratamento

Específico:  existe tratamento medicamentoso antifungo específico para essa patologia, porém não se pode ainda afirmar a cura para a doença.

Critério de cura:  Não existe critério infalível para se afirmar com precisão a cura de pacientes com Paracoccidioidomicose.

Complicações e seqüelas

Dependem basicamente dos órgãos afetados pela doença, e pelas graves lesões que os parasitas causaram no organismo.


Dúvidas sobre termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.