PESTE BUBÔNICA


Definição

É uma doença grave, aguda, contagiosa e infecciosa , causada por uma bactéria que é encontrada na pulga dos ratos, caracterizando-se por febre, adenomegalia dolorosa, septicemia e intensa toxemia. É uma doença que atualmente não tem registros no centros de Vigilância Epidemiológica do país, mas se surgir qualquer caso deve ser comunicado imediatamente para que se possa fazer quarentena e ser dado toda a prioridade para esse tipo de doença que se alastra muito rapidamente. 

No Brasil não se tem registros de casos  a vários anos, mas na Índia, China, vários países da África, e América Latina  ainda existem casos endêmicos ou sob a forma de casos esporádicos. 

A peste ainda  ocorre  onde existem  condições de vida para os ratos domésticos  e pulgas,  e a sua incidência independe do sexo, idade, raça ou  do clima da região. Devido as manifestações hemorrágicas e necróticas, a pele fica com um aspecto escurecido  nos casos graves e fatais originando a denominação de peste negra ou morte negra.

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:

Incidência

Agente etiológico

Pasteurella pestis ou bacilo de Yiersin e Kitasato; cocobacilo Gram-negativo curto, aeróbio, não-esporulado. Esse bacilo é encontrado na pulga (Xenopsylla cheopis) do rato, que também pica o homem.

Reservatório

Mais de 200 espécies de animais silvestres, principalmente os roedores e diversas espécies de ectoparasitas.

Vetor

A pulga do rato Xenopsylla cheopis.

Epidemiologia

A epidemiologia da doença pode ser esquematizada em sua característica mais simples:

Transmissão

A doença é transmitida ao  homem pela picada da pulga de um rato contaminado. Pode ser transmitida ao homem pelos perdigotos de uma pessoa infectada. É uma doença extremamente contagiosa. As pessoas e o local onde foram contaminadas devem ficar em quarentena rigorosa.

Formas clínicas

Período de incubação

Sinais e sintomas

período prodrômico:

período intermediário:

período agudo:  

período gravíssimo:

Depois de 4 a 6 dias esses sintomas se intensificam  e se não houver tratamento imediato, evolui para a toxemia profunda, colapso cardiocirculatório, insuficiência renal aguda, coma e a morte. 

Diagnóstico

Diagnóstico diferencial  

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que a Peste Bubônica não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com a Peste Bubônica são as seguintes: 

Tratamento

Específico: existe tratamento medicamentoso para essa patologia.

Tratamento medicamentoso: através de medicamentos a base de estreptomicina, sulfonamidas, tetraciclinas, cloranfenicol, têm sido empregados com resultados satisfatórios, quando utilizados precocemente.

Se o tratamento obtiver êxito a doença irá evoluir para a cura, porém com uma lenta regressão dos sintomas, a febre diminui, os bubões pestosos regridem por reabsorção, mas que podem eventualmente se transformar em fistulas  e deixar cicatrizes não muito estéticas, em alguns casos ocorrem recaídas  dependendo da imunidade do paciente. 

Atualmente devido aos recursos terapêuticos a letalidade está em torno de 25%.

Obs: Ao manipular o paciente o profissional de enfermagem deve utilizar todos os meios universais de precaução contra uma doença extremamente contagiosa e perigosa.   

Profilaxia

medidas contra os vetores:

medidas sanitárias:

medidas internacionais:


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.