SALMONELOSE

 


 

Definição

 

Salmoneloses são doenças caracterizadas por gastroenterocolite aguda, produzidas por bactérias do gênero Salmonella.   A doença é mais comum em crianças, devido a certos estados físicos peculiares à idade, nelas a doença pode alcançar graves proporções. Geralmente, a infecção se dá através do consumo de água e alimentos contaminados pela bactéria. 

 

Pode haver contaminação também no preparo  dos alimentos, quando estes são manipulados por pessoas portadoras das salmonelas e que desconhecem o fato, dada a ausência de sintomas.  Nos adultos é necessário um grande número de bactérias para que se estabeleça a infecção, enquanto nas crianças um pequeno número de bactérias é o suficiente para que a infecção se instale.

Agente etiológico

 

As salmonelas compreendem diversos grupos de microorganismos patogênicos, que em geral, se movem utilizando prolongamentos chamados cílios. O agente etiológico encontra-se classificado entre as enterobactérias do gênero Salmonela:

Obs:  Com exceção da Salmonela typhi, bactéria causadora da Febre tifóide e da Salmonella para typhi, que provoca a Febre paratifóide, praticamente todas as outras salmonelas são causadoras de infecções bacterianas, chamadas de  Salmoneloses.

Reservatório

 

O homem e outros animais.

Incidência

Período de incubação

 

Este período é variável, vai de 2  a 36 horas, raramente chegando a 72 horas.

Período de transmissibilidade

 

Desde o período de incubação até que 3 coproculturas (exame de fezes) consecutivas resultem negativas, com o intervalo de 24 horas entre si. Isto após 24 horas do término do tratamento com antibióticos.

Transmisão

 

Direta:  por via fecal ou oral.

Indireta: através de fômites (objetos) contaminados, vetores e através do consumo de águas e alimentos contaminados.

Sinais e sintomas

 

As salmoneloses podem ser enquadradas em suas manifestações clínicas dentro de 3 síndromes:

 

Febres entéricas:

 

Gastroenterites agudas:

 

Septicemias:

 

Após o período de incubação, surgem as primeiras manifestações gerais:

 

Período prodrômico:

A intensidade dos sintomas é variável e depende parcialmente da quantidade de salmonelas ingeridas. É comum, em surtos de intoxicação que afetam muitos indivíduos de uma comunidade (epidemia) , podendo haver grandes variações na manifestação da doença. Enquanto alguns pacientes adoecem gravemente, outros não apresentam sintomas ou as conseqüências da infecção, não são muito pronunciadas. 

 

Existem casos leves, quase imperceptíveis, cuja duração não vai além de um ou dois dias, com cura espontânea. E também existem os casos graves, que se estendem por cinco dias ou mais. Estes últimos são os que geralmente apresentam sérias conseqüências, acarretando prejuízos para o estado geral do paciente, podendo, em casos raros, sobrevir a morte.

 

Em crianças de pouca idade, em pessoas idosas ou debilitadas, devido a suas precárias condições orgânicas,os sintomas podem ser mais intensos e severos. Além disso, a possibilidade de generalização da infecção, com o comprometimento de outros órgãos, como fígado, glândulas supra-renais, rins  e outros órgãos é muito maior.

Diagnóstico

Tratamento

 

Médico especializado: Clínico geral e Gastroenterologista.

 

Específico:  existe tratamento específico para essa patologia.

Sintomático: tratamento conforme os sintomas apresentados e suas intercorrências.

Nos caso de intoxicação alimentar provocada por salmonelas, o tratamento integra medidas de caráter geral e medidas específicas. Nas de caráter geral estão o repouso e a dieta, que é fundamental. Devem ser suspensos todos os alimentos que deixem resíduos. Conforme os resultados do tratamento, o paciente poderá ingerir alimentos mais sólidos.

 

As medidas específicas consistem na administração de medicamentos antibacterianos. Contudo, nem sempre são usados. sua prescrição dependerá das observações do médico, que poderá usar antiespasmódicos, drogas antitérmicas ou antimicrobianas. 

 

Os casos graves muitas vezes exigem terapêutica especial, com o uso de doses maciças de antibióticos e reposição de sais minerais e líquidos do organismo através da hidratação parenteral, da aplicação de soro e transfusão de sangue.

 

Assistência de enfermagem:

Profilaxia

 

A principal profilaxia no combate às salmonelas é a adoção de rigorosas  medidas de higiene.

 

medidas sanitárias:

medidas gerais:


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte  o Glossário geral.