TÉTANO


 

Definição

Doença infecciosa aguda,  não-contagiosa,  causada por neurotoxinas produzidas por uma bactéria que invade as células nervosas do Sistema Nervoso Central (SNC), provocando  espasmos musculares e convulsões violentas. A contratura permanente se intensifica em conseqüência de: estímulos  luminosos, tosse, micção, deglutição ou  barulhos. O tétano pode surgir a partir de qualquer ferimento.   

 

Devido as campanhas de vacinação infantil e da gestante,  reduziu-se bastante as ocorrências de tétano no Brasil,  mas quando acontece a letalidade ainda é muito alta, principalmente pelo diagnóstico tardio.  Apesar de facilmente evitável por meio da vacinação materna, o tétano  neonatal, que acomete bebês com até 28 dias, ainda é causa de mortes no Brasil e em outros países. Os óbitos acontecem principalmente em áreas rurais e carentes, onde são mantidas práticas inadequadas de corte e tratamento do coto umbilical (resíduo do cordão umbilical). O Tétano neonatal  chega em alguns países do Terceiro Mundo a ser a doença neonatal que mais causa óbitos nos recém-nascidos.

Sinonímia

O Tétano neonatal também é conhecido popularmente como:

Incidência

Agente etiológico

Bacilo Clostridium tetani; bacilo Gram-positivo; móvel; anaeróbico;. sob condições desfavoráveis tem a capacidade de se transformar em esporo que assume uma resistência excepcional às condições ambientais.

 

Em condições de anaerobiose o esporo germina, assumindo a forma vegetativa com a capacidade de elaborar a exotoxina tetânica. É uma toxina neurotrópica tão forte e devastadora que só é superada em potência pela toxina botulínica.

Fisiopatologia

A bactéria que transmite o tétano  é muito sensível,  só pode sobreviver fora do contato com o oxigênio (anaeróbio). Por isso assume a forma de esporo para aumentar suas condições de sobrevivência. Através de um ferimento na pele, queimaduras, ou outros tipos de lesões que rompam a pele, o esporo penetra  no organismo e retorna a sua forma original de bacilo. Este se prolifera  e passa a produzir toxinas que invadem o sangue, essas toxinas atacam as células nervosas que regulam os movimentos musculares. O processo de contração tetânica se espalha rapidamente em todos os músculos, provocando espasmos e contrações violentíssimas e involuntárias.

Tipos 

Transmissão

Os bacilos do tétano ou seus esporos podem ser encontrados em:

Focos tetânicos

São considerados como prováveis focos tetânicos:

Período de incubação

O tempo médio entre a lesão até os primeiros sintomas varia de 1 a 14 dias, mas também pode chegar até 2 meses. Se o organismo tiver com a imunidade baixa e houver contaminação por muitos bacilos, a doença pode aparecer em até dois dias.

Período de regressão

O tempo médio entre os primeiros sintomas até o primeiro espasmo no tétano acidental varia de 24 a 72 horas, e de 12 a 24 horas no tétano umbilical. Esse período é utilizado quando o foco não é percebido.

 

Obs: Quanto menor o tempo entre o período da incubação e o período da regressão, pior  o prognóstico para o paciente. O diagnóstico da doença e o tratamento tem que ser feito o mais precocemente possível, porque a demora faz com que a vida do paciente corra mais risco.

Sinais e sintomas

Os sintomas do tétano neonatal são mais graves do que em casos de tétano acidental (que atinge adultos e crianças com mais de 28 dias).

 

Tétano neonatal ou umbilical: 

 

A contaminação ocorre geralmente no momento do corte do cordão umbilical  por instrumento  cortante contaminado, ou por substâncias contaminadas que são colocadas no coto umbilical para a cicatrização:

 

Obs: Na maioria dos casos de tétano neonatal ou umbilical, os pais referem precocemente que o queixo da criança endureceu, tanto que não abre a boca nem para mamar nem tomar mamadeira. Todo o recém-nascido com trismo, tem tétano até prova em contrário, embora o opistótono seja mais comum. Nos casos mais graves, o primeiro sinal já podem ser os espasmos, e estes tanto podem surgir tanto em resposta a estímulos como espontaneamente. Ao espasmo intenso, segue-se coloração acinzentada da pele, flacidez, anóxia e exaustão. 

 

Tétano acidental:

 

Os sinais e sintomas do tétano  acidental  podem ser divididos geralmente por uma ordem cronológica de aparecimento:  tétano local, sintomas prodrômicos, contratura permanente, espasmos paroxísticos (convulsões).

Obs: Qualquer barulho, toque na pessoa, apagar e ligar de luzes, mudança de temperatura, alteração no ambiente podem provocar espasmos dolorosos e involuntários. A repetição desses espasmos por muito tempo pode causar exaustão profunda e  asfixia, que pode acarretar em algumas situações o óbito do paciente.

Graus de severidade

Diagnóstico

Obs: O exame mais rápido para o médico que fornece um diagnóstico precoce e positivo para verificar se a pessoa está com tétano é o exame  clínico. Através desse exame o médico tem chances de dar início ao tratamento mais precocemente e tentar reverter as  complicações e seqüelas do tétano. ë importante o médico determinar o tempo de incubação porque quanto menor ele for, pior será o prognóstico. Um período de incubação de 1 a 4 dias geralmente é acompanhado pelo tétano grave.

Diagnóstico diferencial

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que o Tétano não seja confundido com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com o Tétano são as seguintes: 

 

Tétano acidental:

Tétano neonatal ou umbilical:

Fatores que podem complicar o tratamento

Tratamento

Objetivo:   Evitar que a doença se desenvolva causando as complicações respiratórias e cardiovasculares.

 

O tétano é uma doença que requer uma equipe de enfermagem especializada, pois os cuidados de enfermagem são extremamente importantes para o paciente, por isso, a necessidade de que todos os Estados do Brasil tenham uma unidade de referência específica para os casos de internamento de pacientes tetânicos.

Obs: O soro antitetânico administrado não neutraliza a toxina da bactéria já fixada nas células nervosas, mas somente impede que novas quantidades de bactérias invadam  e se fixem  nos receptores nervosos.

Complicações

Prevenção do tétano neonatal

O tétano neonatal ou umbilical poderia em muitas vezes ser evitado,  se não fossem utilizadas substâncias  e instrumentos, tanto no corte do cordão umbilical como no coto umbilical, que por incrível que pareça, é comum em algumas regiões do Brasil e principalmente em alguns países subdesenvolvidos:

 

Cordão umbilical é seccionado pelos seguintes instrumentos não esterilizados:

Coto umbilical é utilizado as seguintes substâncias como "curativo", para estimular a cicatrização:

Prevenção do tétano acidental

medidas sanitárias:

medidas gerais:

Obs: O tétano pode ser prevenido por campanhas de vacinação e se campanhas educativas por parte do governo fossem feitas para a comunidade ensinando os cuidados primários e elementares de saúde para tratar de um ferimento. Ignorância, pobreza, medicina primitiva (leiga, folclórica), crendices religiosas, baixo nível cultural e principalmente a falta de assistência médica  são responsáveis pela incidência  do tétano.


Dúvidas sobre termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.