TOXOPLASMOSE


Definição

Doença sistêmica infecciosa causada por um protozoário intracelular que invade vários tecidos do organismo humano e também em várias espécies animais. É uma infecção que na maioria das vezes, quando é adquirida, ocorre de maneira assintomática, mas quando é adquirida  no período da gestação, pode provocar aborto espontâneo, como pode também causar lesões graves e sérias ao recém-nascido.

A mulher dá a luz somente a uma criança com Toxoplasmose, pois os anticorpos se encarregam de evitar que  a doença se manifeste em outra gravidez. É uma doença que ocorre em animais domésticos como os gatos, cães, coelhos e  pombos, que estão sempre mais perto do homem. A Toxoplasmose se manifesta quando existe um grande número de células destruídas pelos protozoários,  causando uma hipersensibilidade no organismo. Nos indivíduos com a imunidade elevada, pode ser tratada ou regredir espontaneamente, entretanto em indivíduos com a imunidade comprometida a doença pode acarretar graves consequências.

Histórico

A Toxoplasmose foi descrita pela primeira vez, pelo cientista Splendore, em 1908, quando estudava no Brasil os parasitas de coelhos. 

Agente etiológico

Protozoário Toxoplasma gondii; pertencente à família Toxoplasmatidae; ordem Endodyococcida; subclasse Coccidia; protozoário intra celular obrigatório.

 Fonte de infecção

O gato é o principal responsável pela contaminação no homem e animais. O gato contrai a doença ao comer carnes cruas contaminadas por ratos ou pássaros infectados. Quando o gato contaminado elimina as fezes, ele pode infectar outros animais, inclusive o homem. A areia e o solo contaminados pelas fezes do gato, representam uma grande fonte de infecção. O gato pode eliminar por toda a sua vida os protozoários  pelas fezes.

Reservatório

Os gatos albergam o protozoário no trato intestinal; roedores, suínos, bovinos, ovinos, caprinos e outros mamíferos são hospedeiros intermediários do Toxoplasma gondii. Todos podem ser portadores no estágio infectante do protozoário, principalmente nos tecidos do cérebro e músculos. Estes cistos permanecem vivos por longos períodos, talvez em alguns casos, durante toda a vida do animal portador. 

Transmissão

Toxoplasmose e o HIV

A Toxoplasmose cerebral é uma das manifestações clínicas, causadas pelos toxoplasmas, em pacientes com HIV, apresentando-se com deficiências neurológicas focais, convulsões, alteração de consciência, cefaléia e febre. Como avaliação inicial, deve-se investigar todos os pacientes com relação à existência de anticorpos da classe IgC contra o Toxoplasma  gondii. Geralmente, a doença em pacientes com HIV é  conseqüência de uma reativação de infecção latente, no paciente com contagem de CD4 abaixo de 100/mm3. A doença  disseminada pode envolver qualquer órgão. Nesses casos, pode ocorrer pneumonite, miocardite e coriorretiite causada por Toxoplasma gondii.

Sinais e sintomas:   

Toxoplasmose congênita:

Fase neonatal:

Fase tardia:

Obs: Quando a criança apresenta coriorretinite focal e calcificação intracerebral é prudente ser investigada  uma infecção toxoplásmica. Mesmo que algumas crianças permaneçam assintomáticas durante os primeiros anos de vida, elas tem tendência a desenvolver lesões oculares, principalmente a retinocoroidite mais tarde.

Toxoplasmose adquirida:

Período prodrômico:

 Obs: No adulto a doença tem curta duração,  e na maioria das vezes, sem maiores conseqüências para o organismo. 80% dos adultos nem percebem que tiveram a doença.

Síndrome toxoplásmica:

Os sintomas da Toxoplasmose adquirida, são tão variados e multiformes, que foi subdividida em várias formas, para um melhor diagnóstico, acompanhamento e tratamento:

Diagnóstico

Diagnóstico diferencial  

O diagnóstico diferencial deve se feito para que a Toxoplasmose, não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com a Toxoplasmose são as seguintes: 

Toxoplasmose congênita:

Toxoplasmose adquirida:

Tratamento

Especifico: Tratamento medicamentoso  com drogas antitoxoplásmicas na dosagem indicada pelo médico. No caso de Toxoplasmose adquirida o tratamento pode durar 30 a 40 dias, entretanto no caso da toxoplasmose congênita, pode chegar até  1 ano.

O tratamento deve ser iniciado imediatamente, quando for confirmado o diagnóstico pelos exames laboratoriais, para que não haja maiores complicações e seqüelas das lesões cerebrais e oculares.

Sistêmico: os corticosteróides na maioria das vezes, são mais utilizados para as lesões oculares, sob prescrição médica.

 Complicações  

Toxoplasmose congênita:

Quando a gestante adquire a Toxoplasmose, o protozoário atravessa a placenta e aloja-se nos tecidos do feto, principalmente os  tecidos do Sistema Nervoso Central (SNC), causando várias lesões, que pode acontecer em qualquer período da gravidez ,causando um aborto espontâneo, mas em alguns casos, a mãe pode dar a luz a uma criança com deformações cranianas ou a um bebê aparentemente perfeito, que pode ou não, vir a ter alterações severas e graves decorrentes da doença. Esses problemas podem ser visíveis logo após o nascimento ou podem acontecer principalmente no 1° ano de vida.

  Toxoplasmose adquirida:

 Profilaxia

medidas gerais:

Obs: O gato e cão  que vivem no domicilio devem ir ao veterinário, para que possam passar por exames que  identifiquem se são portadores da doença. Caso não sejam portadores, eles podem tranqüilamente conviver com a família sem problemas, mas devem se possível, uma vez por ano ir ao veterinário. Cuidando do seu bichinho você não terá problemas com  doenças como a Toxoplasmose  e outras, que podem também serem transmitidas por esses animais. Leve sempre seu animal ao veterinário.


Dúvidas sobre termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.

Maiores informações sobre Toxoplasmose congênita, consultar o Menu de Doenças do Recém-nascido.

Maiores informações sobre a Neurotoxoplasmose, consultar o Menu de Doenças e Distúrbios Neurológicos.