FEBRE HEMORRÁGICA CAUSADA PELO VÍRUS ÉBOLA


Introdução

As febres hemorrágicas de origem viral, compreendem síndromes febris graves, de evolução aguda, nas quais os fenômenos hemorrágicos, constituem as manifestações mais proeminentes. No caso do vírus Ébola, o vírus é originário dos macacos, que vivem na África.

História

A febre hemorrágica induzida pelo vírus Ébola foi detectada pela primeira vez em 1976, quando ocasionou um surto explosivo, com centenas de óbitos, que atingiu o Sudão e o Zaire. Houve outros surtos  com poucas mortes, em 1995, houve outra epidemia importante no Zaire, que matou 244 pessoas.

Agente etiológico

Vírus Ébola; família Filoviridae; subtipos denominados Zaire, Sudão e Reston. Os vírions são pleomórficos,  apresentando-se cilíndricos, em U, circulares ou filamentosos, e exibem ramificações. Possuem um envoltório, o nucleocapsídeo é helical e contém ARN.

Transmissão

A transmissão se dá através de agulhas de seringas de injeção contaminada com sangue de pacientes,  mordida de animais portadores naturais do vírus, e gotículas de saliva de pessoas infectadas.

Período de incubação

O período oscila entre dois e 21 dias, mas a média fica entre 5 e 12 dias.

Sinais e sintomas

O início pode ser insidioso ou abrupto.

Período prodrômico:

Fase aguda:

Entre o quinto dia e o sétimo dia surge um exantema maculopapular, que desaparece  em três a quatro dias, deixando uma fina descamação na pele.  Esse exantema é seguido dos seguintes sintomas hemorrágicos:

Obs: Geralmente, o  óbito ocorre entre o sétimo e décimo sexto dia ,

Diagnóstico

Obs: Os níveis séricos das transaminases e da amilase elevam-se acentuadamente. Presença alta de leucopenia, trombocitopenia e proteinúria.

Tratamento

Não existe tratamento específico para essa patologia. O índice de mortalidade para a febre hemorrágica causada pelo vírus Ébola é alto.  Caso  o indivíduo infectado não obtenha tratamento intensivo para a doença,  o prognóstico geralmente é o óbito..

Atenção: Por ser uma doença altamente contagiosa e fatal, o  pessoal de enfermagem e os médicos que cuidam dos pacientes devem usar roupas protetoras, luvas e máscara, e também devem ser usadas agulhas e seringas descartáveis.  No caso de óbito do paciente, os familiares devem ser instruídos a evitar a manipulação dos cadáveres para prevenir infecções domiciliares. O cadáver deve ser cremado, e dependendo da situação não deve ser feita autópsia.

Prevenção

Qualquer caso suspeito de infecção pelo vírus Ebola, deve ser notificado imediatamente às autoridades sanitárias, e estas devem notificar ao Ministério da Saúde. A Organização Mundial de Saúde (OMS), deve ser notificada imediatamente, para que possa implementar as medidas sanitárias previstas.

medidas sanitárias:

medidas internacionais:


Dúvidas de expressões e termos técnicos, consulte o Glossário geral.