GLOSSÁRIO

Esse vocabulário específico foi pesquisado e elaborado, para que você entenda melhor, o significado dos termos técnicos e algumas expressões.

 

Absorção

fixação de uma substância no interior de outra substância.

Adjuvantes

substâncias que nas formulações  propiciam à substância microbicida ou microbiostática exercer sua plena atividade.

Adsorção

fixação de uma substância na superfície de outra substância.

Aeração mecânica

processo de ventilação que funciona no interior da autoclave, permitindo a lavagem com ar filtrado estéril, do material esterilizado.

Anti-sepsia

meios através dos quais se impede a proliferação dos germes. Na anti-sepsia são empregadas substâncias chamadas de anti-sépticas. O emprego do termo anti-sepsia restringe ao tecido vivo.

Artigos críticos objetos, equipamentos e instrumentos odontológicos, médicos e hospitalares, bem como seus acessórios, que entram em contato com tecidos sub-epiteliais, tecidos lesados, órgãos e sistema vascular.
Artigos não-críticos objetos e equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares que entram em contato apenas com  a pele íntegra ou mesmo não entram em contato direto com os pacientes.
Artigos semi-críticos objetos e equipamentos odontológicos, médicos e hospitalares que entram em contato com mucosas.

Assepsia

conjunto de práticas e técnicas através das quais se evita a penetração de germes em locais ou objetos isentos dos mesmos.

Bactericida

substância ou produto capaz de destruir bactérias, mas não necessariamente suas formas esporuladas; é a capacidade que tem a substância ou produto de destruir bactérias nas formas vegetativas.

Câmara de esterilização a óxido de etileno

equipamento destinado à esterilização de materiais médico-hospitalares sensíveis ao calor e à umidade.

Carcinogenicidade

propriedade que tem a substância de provocar alterações responsáveis pela indução do câncer.

Central de Material Esterilizado (CME)

conjunto de áreas destinadas à limpeza, preparo, esterilização, guarda e distribuição do material para todo o hospital.

Descontaminação

processo de inativação ou retirada de microorganismos com o objetivo  primordial de dar ao profissional de saúde condições para manipular artigos médico-hospitalares com segurança.

Desinfecção

meios empregados para destruir os germes na sua forma vegetativa. Este termo aplica-se a matérias inanimados.

Desinfetante

substâncias ou produtos capazes de destruir, indiscriminada ou seletivamente microorganismos patogênicos à temperatura ambiente.

Desinfetante hospitalar

produtos destinados ao uso em hospitais, enfermarias, pronto-socorros, clínicas, ambulatórios médicos, laboratórios de análises clínicas ou patológicas e consultórios odontológicos, em cuja composição podem figurar substâncias tensoativas.

Desodorizante

microbiostático destinado a controlar os maus odores provenientes da matéria orgânica decomposta por microorganismos.

Doenças ocupacionais

são aquelas decorrentes da exposição a substâncias ou condições perigosas inerentes a processos e atividades profissionais ou ocupacionais.

Equipamento de uso individual (EPI)

é todo dispositivo de uso individual destinado a proteger a integridade do trabalhador.

Esporocida

substância ou produto capaz de destruir formas esporuladas de bactérias; é a propriedade que tem a substância ou produto de destruir microorganismos na forma esporulada.

Esterilização

processo empregado para eliminar microorganismos nas formas vegetativas e esporuladas das substâncias ou materiais.

Esterilizante

substâncias ou produto capaz de destruir todas as espécies e formas de microorganismos inclusive as esporuladas.

Expurgo

área do CME destinada a receber o material usado no Centro Cirúrgico e das demais unidades do hospital, para execução ou complementação da limpeza. Esse local deve ser devidamente separado e isolado do local de entrega do material limpo, a fim de evitar a contaminação do que foi recém-esterilizado.

Fungicida

substância ou produto capaz de destruir fungos; é a propriedade que tem a substância ou produto de destruir fungos.

Germicida

substância ou produto capaz de destruir, indiscriminada ou seletivamente microorganismos patogênicos à temperatura ambiente.

Higrômetro

equipamento para medir umidade.

Indicadores biológicos

são produtos, suporte de plásticos ou papel contaminados com suspensão de microorganismos padrões em concentrações conhecidas. São utilizados rotineiramente na monitorização dos processos de esterilização.

Lava-olhos

equipamento composto de cuba com jatos de água direcionados para os olhos, destinados à lavagem dos olhos em caso de exposição direta ao gás de óxido de etileno.

Limpeza

é o processo de retirar sujidade e detritos, para manter em estado de asseio os artigos e equipamentos médico-hospitalares.

Micobactericida

substância ou produto capaz de destruir micobactérias, inclusive "mycobacterium tuberculosis".

Neurotoxicidade

é a propriedade que tem a substância de ser tóxica ao sistema nervoso.

Óxido de etileno

gás incolor, de alto poder virucida, bactericida, microbactericida e fungicida, sua fórmula é C2H4O.  É miscível em água, acetona, éter, benzeno e na maioria dos solventes orgânicos. É altamente explosivo e facilmente inflamável.

Papel grau cirúrgico

papel que apresenta características físicas, químicas e biológicas que permitem a esterilização e manutenção da esterilidades do produto. É próprio para embalagem de artigos médico-hospitalares.

Qualificação do processo

consiste na verificação do processo por meio da aplicação do teste  de esterilidade com indicadores biológicos.

Reesterilização

processo de esterilização de artigos já esterilizados e não utilizados em razão do vencimento de validade da esterilização ou de outra situação na qual haja dúvida quanto à segurança, quanto ao processo ou resultado de esterilização inicial.

Reprocessamento

processo a ser aplicado a artigos médico-hospitalares, exceto os de uso único, para permitir sua reutilização, incluindo a limpeza, desinfecção, esterilização, preparo, embalagem e controle de qualidade.

Substância microbicida princípio ativo que mata microorganismos.
Substância microbiostática princípio ativo que inibe  a proliferação de microorganismos, a qual pode ser reativada  natural ou artificialmente.
Superfícies fixas são aquelas de grande extensão, tais como pisos, paredes, mobiliário, que não entrem em contato direto com o paciente.

Termosselagem

processo térmico de fechamento das embalagens.

Virucida

substância ou produto capaz de destruir vírus ou inativá-los irreversivelmente.

Virucidade

propriedade que tem a substância ou produto de destruir vírus.