CERATOCONE


Definição

O Ceratocone é uma afecção distrófica que piora com o passar do tempo; geralmente atinge ambos os olhos. Caracteriza-se pelo fato de que a córnea perde sua forma esférica e assume a forma de cone.   O Ceratocone pode provocar miopia e astigmatismo progressivos.

Incidência

Causas

Doenças que podem atingir o olho

Sinais e sintomas

A maioria se desenvolve quando o paciente tem entre doze e vinte anos. Os primeiros sintomas notam-se desde a adolescência:

Fase inicial:

O doente queixa-se de ver muito pouco quando olha para longe. A diminuição progride com o passar do tempo. A diminuição da visão progride com o passar do tempo; em sua fase inicial, a doença pode ser confundida com uma miopia associada a astigmatismo, dificilmente corrigida com o uso de lentes.

Fase intermediária:

Após alguns anos, os sinais  da presença do ceratocone tornam-se evidentes. O olho apresenta-se mais brilhante e os objetos que se refletem nele aparecem nitidamente deformados. Quando se observa um olho afetado, nota-se como a córnea se salienta e apresenta a forma cônica. Através de exames específicos verifica-se que, no ápice do cone, a espessura da córnea está bastante diminuída.

Fase avançada:

Com o passar dos anos, o ápice do cone torna-se opaco, por causa da alteração na nutrição das células nessa porção da córnea. Se o olho não for tratado, forma-se uma ulceração no ápice do cone, acompanhada por dores, lacrimação e espasmos da pálpebra.  A visão de objetos e de pessoas  ficam sem as formas definidas. Caso não ocorra tratamento, a doença pode evoluir ate a cegueira.

Diagnóstico

Atenção:  Qualquer doença ocular só deve ser diagnosticada por um profissional especializado.  Aos primeiros sinais de qualquer problema visual, procure o oftalmologista. Quanto mais cedo for tratado, maior a chance de cura.

Tratamento

O tratamento correto será indicado pelo oftalmologista, que é o médico especializado  para tratar dos distúrbios e doenças do olho.

Atualidades:

Novas lentes:  Apesar de que os especialistas considerem as lentes duras como melhores para os portadores de Ceratocone, já existem lentes gelatinosas especiais para quem não se adapta às lentes rígidas. Para os que não se dão bem com nenhum dos dois tipos, o implante de um anel na córnea facilita o uso das indispensáveis lentes.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.