DEGENERAÇÃO MACULAR


Definição

A Degeneração Macular é  uma doença degenerativa e silenciosa que afeta  tanto a visão para longe quanto para perto, altera a percepção das cores e pode causar flashes luminosos, mais conhecidos como a sensação de estar vendo vagalumes. A Degeneração Macular atinge uma estrutura localizada no centro da retina, com cerca de 1,5 milímetros de diâmetro, responsável pela captação das luzes e cores do ambiente, a mácula. A mácula é a região da retina onde se obtém a melhor qualidade de visão para leitura, cores e pequenos detalhes. Quando a mácula perde sua função, há um "borramento" da vista ou distorção dos objetos e letras na região central, comumente chamada de Degeneração Macular. Embora provoque baixa da visão central, não afeta a parte periférica e por isso não causa cegueira total.

Uma das maiores ameaças às pessoas com mais de 65 anos de idade é a Degeneração Macular relacionada à idade. Por se tratar de um problema recorrente e implacável, os médicos esforçam-se há décadas, para descobrir tratamentos mais efetivos e definitivos. Recentemente chegaram ao mercado medicamentos e procedimentos capazes de retardar, estabilizar e até ajudar na prevenção da doença.

Incidência

·         A Degeneração Macular relacionada à idade surge normalmente após os 55 anos, afetando principalmente as pessoas brancas.

·         A doença atinge 1 em cada 4 indivíduos acima dos 60 anos.

·         A doença  afeta  cerca de 3 milhões de brasileiros com mais de 65 anos e, constitui a principal causa de cegueira entre pessoas dessa faixa etária.

·         Estima-se que a Degeneração Macular relacionada a idade atinja mais de 30 milhões de pessoas no mundo, acima dos 60 anos de idade.

Causas

A Degeneração Macular relacionada à idade tem como causa o envelhecimento.

Fatores de risco

·         Pessoas de pele branca e olhos claros.

·         Idade avançada.

·         O fumo.

·         Pessoas que se expõem a raios ultravioletas.

·         Exposição prolongada da visão aos raios solares.

·         Ingestão de alimentos pobres em vitaminas.

Ainda não se sabe, porém, quais as razões que fazem com que algumas pessoas desenvolvam a doença e outras não.

Tipos

·         Degeneração Macular Seca ou Atrófica: também chamada de não exsudativa, é o tipo mais comum. Ocorre entre 70% e 80% dos casos.  É causada pelo envelhecimento natural do tecido retiniano, que sofre uma disfunção gradativa, provocando redução da visão central.

·         Degeneração Macular Úmida: é conhecida como hemorrágica ou exsudativa, acontece entre 20 e 30% dos casos. É a forma mais agressiva, podendo ter um curso mais rápido e grave. É caracterizada pela formação de uma membrana por baixo da retina, com surgimento de vasos anômalos, que liberam líquido e sangue, distorcendo a imagem e embaçando a visão. Os doentes com esse tipo de degeneração enxergam menos de 10% com  o melhor olho.

Doenças que podem atingir o olho

·         Toxoplasmose, Rubéola, Aids, Tuberculose, Herpes simples, Sífilis e outras doenças infecciosas atacam mais a retina e a coróide.

·         Reumatismo, Esclerose múltipla e outras doenças auto-imunes prejudicam a íris.

·         Diabetes, Hipertensão e anemia atingem os vasos da retina.

Sinais e sintomas

Nos estágios iniciais, os sintomas da doença são muito discretos e imperceptíveis. Às vezes apenas um olho é atingido, podendo a visão do outro olho se preservar durante muito tempo. Mas, com a evolução da doença o outro olho certamente será afetado.

Período prodrômico (fase inicial):

·         Opacificação das cores.

·         As palavras de um texto tornam-se borradas.

·         Mancha escura ou embaçada no centro da visão.

·         As linhas retas tornam-se distorcidas.

Degeneração Macular relacionada à idade:

·         O paciente se queixa de crescentes dificuldades para ler, escrever, assistir à televisão ou mesmo realizar trabalhos manuais.

Diagnóstico

·         Anamnese.

·         Exame oftalmológico.

·         Mapeamento da retina.

·         Outros exames especiais, como angiografia retiniana e angiografia com indocianina verde ajudam no diagnóstico e no combate à evolução da doença.

Atenção:  Qualquer doença ocular só deve ser diagnosticada por um profissional especializado.  Aos primeiros sinais de qualquer problema visual, procure o oftalmologista. Quanto mais cedo for tratado, maior a chance de cura.

Tratamento

O tratamento correto será indicado pelo oftalmologista, que é o médico especializado  para tratar dos distúrbios e doenças do olho.

A Degeneração Macular Exsudativa pode ser tratada com uma cirurgia a laser que sela os vasos sanguíneos, impedindo o sangramento e desacelerando o avanço da doença.

A Degeneração Macular Seca pode ser controlada com o uso de remédios e vitaminas especiais, com propriedades antioxidantes, que impedem ou retardam a progressão da doença. 

Em caso de cicatrização de qualquer tipo de Degeneração Macular, o uso de lentes especiais (visão sub-normal) ajuda a melhorar a visão.

O tratamento mais novo  para a Degeneração macular  são as injeções de remédios antiangiogênese. Cerca de 60% dos pacientes, que apresentam estágios moderados da doença, respondem satisfatoriamente ao tratamento com a primeira versão desses medicamentos, o Macugen, do laboratório Pfizer. O tratamento depende do tipo de Degeneração Macular que apresenta o paciente.

Outro medicamento  é o  Lucentis (ranibizumabe).É um antiangiogênese que tem como função o bloqueio da formação dos vasos sanguíneos que levam à perda da visão central na região da retina.  É uma injeção que é aplicada na retina do paciente, em intervalos de seis a oito semanas. O tratamento através dessa terapia antiangiogênica   funciona muito bem para a Degeneração Macular  relacionada à idade.

Prevenção

Por tratar-se de uma doença degenerativa, cujos sintomas iniciais são geralmente imperceptíveis, a visita regular ao oftalmologista é a principal maneira de prevenção da doença.

·         O uso dos óculos é muito importante, uma vez que os raios ultravioletas, emitidos pelo sol, parecem ser um dos fatores preponderantes no desenvolvimento da doença.

·         Visita anual ao oftalmologista.

·         Alimentação  mais  natural e balanceada.

·         Não ingerir bebida alcoólica de forma excessiva.

·         Ingestão de suplementos vitamínicos, indicados pelo médico.  A vitamina A, D e E levam a proteção da região ocular, e o zinco, ajuda a prevenir as complicações nos olhos.


Dúvidas de expressões e termos técnicos, consulte o Glossário geral.