ESTRABISMO


Definição

O Estrabismo é a perda do posicionamento normal dos olhos,  que faz com apenas um olho ou ambos sejam desviados para dentro (esotropia), para fora (exotropia), para cima ou para baixo (hipertropia).

O Estrabismo dificulta o aprendizado na fase escolar e muitas vezes impede que uma pessoa perambule sozinha pelas ruas, por oferecer noção ilusória das distâncias e relevos. O maior de todos os incômodos, no entanto, é o desvio anti-estético. Os portadores, principalmente adolescentes, revelam grande dificuldade em manter um bom convívio social.

Tipos

O Estrabismo pode se apresentar de três formas:

Causas

Quando o Estrabismo  se manifesta na infância, as causas mais comuns  são:

Fase adulta:

Doenças que podem atingir o olho

Sinais e sintomas

Diagnóstico

Atenção:  Qualquer doença ocular só deve ser diagnosticada por um profissional especializado.  Aos primeiros sinais de qualquer problema visual, procure o oftalmologista. Quanto mais cedo for tratado, maior a chance de cura.

Tratamento

O tratamento correto será indicado pelo oftalmologista, que é o médico especializado  para tratar dos distúrbios e doenças do olho.

O tratamento para o Estrabismo depende do tipo e da rapidez com que o desvio foi diagnosticado. Cada caso exige um tipo de cuidado, desde o uso de óculos especiais e do método de oclusão (no caso de "olho preguiçoso",  usa-se um tampão aderente à pele ou membrana fosca colada em uma das lentes dos óculos) até a aplicação de toxina botulínica (botox) nos músculos oculares e cirurgia.

Tratamento botulínico:  A substância da toxina boulínica inibe a  liberação de um neurotransmissor  que repassa a ordem do cérebro para que o músculo se contraia. Ao administrar a injeção de toxina nos músculos oculares afetados, ela consegue paralisar a contração muscular e, consequentemente, fazer o olho relaxar e voltar à posição normal.

Cuidados com as crianças estrábicas

O processo para alinhar os olhos pode ser demorado e as crianças precisam de todo apoio nesta fase. Alguns cuidados nessa fase, podem ser necessários:


Dúvidas de termos técnicos  e expressões, consulte o Glossário geral.