UVEÍTE


Definição

A Uveíte é uma inflamação do trato uveal do olho, o qual é composto pela íris (irite), corpo ciliar (ciclite) e coróide (coroidite). Pode associar-se à inflamação  de outras estruturas oculares, como retina, nervo óptico, corpo vítreo, córneas e esclera.  A Uveíte é uma afecção freqüentemente  severa, sendo uma das principais causas de cegueira no mundo.  Está relacionada com várias doenças sistêmicas, principalmente  as de caráter  auto-imune como as doenças reumáticas. Pode ser a apresentação inicial de uma doença sistêmica ou um problema tardio de um paciente já com diagnóstico de doença reumática.

Incidência

Classificação

A Uveíte pode ser classificada de várias maneiras:

Origem:

O sistema de classificação é baseado na localização anatômica da inflamação:

Outro critério adotado para a classificação das uveítes é o curso clínico e a evolução da doença estabelecendo como uveítes agudas aquelas de curta duração (até três meses) e como uveítes crônicas as que apresentam evolução de mais de três meses.

Doenças que podem atingir o olho

Uveíte e Doenças reumáticas

As doenças reumáticas podem ser identificadas em mais de 40% dos casos de Uveíte. A comparação entre as estatísticas de frequência de Uveíte em doenças reumáticas é muito variável, pois a distribuição da afecção varia muito, em função de características individuais  e geográficas. As doenças reumáticas mais frequentemente associadas com  a Uveíte são:

Outras afecções reumáticas que podem cursar com Uveíte, mas em frequência menor, são:

Sinais e sintomas

O quadro clínico depende  da doença de base que originou a uveíte, do tipo, o curso clínico e a evolução da doença:

Uveíte anterior:

A dor pode se localizar no bulbo ocular ou se propagar para as áreas periorbitárias e frontal.

Uveíte intermediária:

A uveíte intermediária envolve predominantemente a retina periférica e a base vítrea.

Uveíte posterior:

Na mácula, o achado mais comum é o edema macular cistóide. A perda de visão central ocorre quando a mácula está acometida.

Diagnóstico

A anamnese e o exame físico fornecem muitas informações sobre a presença de doenças reumáticas e a associação com outras afecções, como  gastrintestinais, venéreas e dermatológicas.

 

Os exames laboratoriais devem ser solicitados apenas depois dos achados clínicos e físicos direcionados para os diagnósticos diferenciais possíveis.

 

Atenção:  Qualquer doença ocular só deve ser diagnosticada por um profissional especializado.  Aos primeiros sinais de qualquer problema visual, procure o oftalmologista. Quanto mais cedo for tratado, maior a chance de cura.

Tratamento

O tratamento correto será indicado pelo oftalmologista, que é o médico especializado  para tratar dos distúrbios e doenças do olho.

 

O tratamento de Uveítes relacionadas com doenças reumáticas requer colaboração entre o reumatologista e o oftlmologista. É necessário considerar o local de envolvimento da inflamação. O reconhecimento dos diferentes aspectos das inflamações uveais relacionadas às manifestações sistêmicas leva a um diagnóstico precoce e a um tratamento eficaz. O controle oftalmológico é fundamental para que se evitem complicações, como a perda precoce da visão.

Sequelas


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.