DISLEXIA


Introdução

Dislexia é um transtorno de aprendizagem na área da leitura, escrita e soletração, e sua maior incidência,  se dá na sala de aula. Especialistas definem também a Dislexia  como um distúrbio  ou transtorno de fundo neurológico e genético, que causa  uma dificuldade específica de concentração, leitura e  escrita. A criança  portadora de de Dislexia tem uma maior dificuldade   de soletrar e de aglutinar as letras, o que dificulta a aprendizagem de modo geral.  Enquanto os estudantes sem problema levam um ano, em média, para aprender a ler e escrever, os disléxicos demoram mais tempo. O distúrbio não incapacita ninguém, apenas oferece barreiras à aprendizagem.

A importância de ter domínio da leitura e escrita no processo acadêmico e na vida, nesse mundo globalizado, deve-se imaginar as dificuldades que enfrentarão os disléxicos. Caso a criança não seja acompanhada adequadamente, os sintomas persistirão e irão permear a fase adulta, com possíveis prejuízos emocionais, sociais e no ambiente de trabalho. O papel da família é fundamental, e tem uma grande importância no acompanhamento das crianças, que apresentam algum tipo de dificuldade de aprendizagem.

Incidência

Causas

Estudos médico-científicos ainda não desvendaram completamente os processos cerebrais que levam à Dislexia. Atualmente, uma das teorias mais aceita, defende que se trata de  um defeito na distribuição dos neurônios, quando a criança ainda está no útero materno. Por volta da 25ª semana de gestação, ocorre um um reposicionamento dos neurônios. No cérebro dos disléxicos, por alguma razão, uma parte dos neurônios toma o caminho errado.

Características

A Dislexia tem como característica principal a dificuldade de leitura, escrita, soletração e memorizaçao. Muitos portadores podem também ter dificuldade visual de identificar grafemas especialmente parecidos, como b/d/q, m/n, a/e. Associado ao transtorno, podem ocorrer dificuldades específicas, como a dificuldade na coordenação motora fina, causando a  chamada "letra feia" (disgrafia), dificuldade de lembrar a palavra ou número do que se quer dizer (disnomia), e de fazer cálculos matemáticos (discauculia).

Dislexia e o fracasso escolar

Muitos professores,  educadores  e especialistas acreditam que a Dislexia não pode levar a criança  a uma má  alfabetização, mas, reconhecem que é a maior causa de fracasso escolar, entre os seus portadores. As crianças portadoras de Dislexia, sofrem muito com a discriminação, o despreparo e a falta de sensibilidade no ambiente escolar, tanto pelos professores e, principalmente, pelos colegas de turma e da escola, em aceitar uma criança disléxica. Tudo isso contribui para um fracasso ao longo da vida escolar e, também para a evasão escolar, já que essas crianças, se sentem desmotivadas em aprender e ir para a escola.

Disléxicos famosos

Várias pessoas com Dislexia, conseguiram superar as barreiras e as dificuldades, normalmente encontradas pelos portadores de Dislexia.

Sinais de alerta

Os problemas que o distúrbio causam,   não devem ser confundidos com desmotivação, distração, preguiça ou desinteresse da  criança. É preciso que pais e professores estejam atentos ao sinais e determinados comportamentos, que podem indicar ou dar sinais de alerta de que alguma coisa não vai bem, com a criança.

Sinais de alerta nas diversas faixas etárias:

Pré-escola: Os pais e educadores devem ficar atentos para a criança que apresenta alguns desses sintomas:

Idade escolar:

Obs: A existência de algum desses sinais de alerta, não implica que a criança seja disléxica. O diagnóstico só pode ser feito por médico especializado, e o acompanhamento deve ser multidisciplinar.

Fase adulta: Quando não obteve acompanhamento especializado na fase escolar, ou se possível pré-escolar, o adulto disléxico apresentará dificuldades como:

Obs: Os sinais isolados só indicam um distúrbio de aprendizado, e não confirma a Dislexia, que deve ser diagnosticada por profissional qualificado. É prudente que a criança que apresenta vários desses sinais de alerta, deva ser encaminhada a um psicopedagogo, para uma consulta.

Diagnóstico

Tratamento

O tratamento pode ser iniciado em qualquer idade, assim que seja identificado  o distúrbio. Quanto mais cedo forem observados os sintomas, mais rápido e eficiente, será o tratamento dos portadores de Dislexia e, menos danos para a vida futura. O tratamento da Dislexia é logo, podendo durar de 2 a 5 anos, dependendo

Existem cartilhas especiais para a alfabetização das crianças  portadoras de Dislexia.

Na escola: Algumas dificuldades  de aprendizagem, podem ser minimizadas por um projeto pedagógico que contemple as diversas habilidades que a criança possui.  Para isso, é fundamental que a escola faça um trabalho pedagógico dirigido, e que esses professores identifiquem e conheçam os alunos disléxicos.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário Psiquiátrico.