AMAMENTAÇÃO


Aleitamento materno

O aleitamento materno é a produção do leite materno pelo próprio organismo materno. O desenvolvimento das mamas durante a gravidez é acelerado devido a produção de hormônios (estrogênio, progesterona, lactogênio placentário). Há o aparecimento do colostro (substância amarela com grande concentração de proteínas e anticorpos, que protege o recém-nascido e ajuda na imunização) nos primeiros dias após o parto. O hormônio responsável pela produção do leite é a prolactina e pela ejeção é a ocitocina.

Por volta do 3º dia pós-parto, aumenta as consistências das mamas, ficando mais pesada, congestas e doloridas. Isso indica a chegada do leite ou apojadura. O aumento do fluxo sanguíneo e a intensificação dos fenômenos secretórios, produzem calor na região que pode ser confundido com elevação térmica patológica. É a chamada "febre do leite". A amamentação deverá ser iniciada o mais cedo possível para hidratação adequada do recém-nascido. A sucção pelo recém-nascido deve ser mantida de 10 a 20 minutos em cada seio.

Produção de leite na mulher

Entre as células gordurosas e o tecido glandular da mama, existe uma complexa rede de canais chamados ductos lactíferos. Os hormônios da gravidez provocam um aumento de número e o tamanho destes ductos, que se ramificam em canais chamados lóbulos (pequenas porções de alvéolos) onde o leite é produzido.  Cada mama tem entre 15 e 20 lóbulos com  um ducto lactífero para cada  lóbulo.

O processo de formação do leite na mulher começa quando a placenta estimula a liberação de hormônios que, por sua vez, incitam o sistema biológico que faz a lactação das mamas. Assim, por volta da metade da gravidez a mulher já é capaz de produzir leite. No entanto, mecanismos de bloqueio impedem a lactação até o nascimento do bebê.

 Nos primeiros dias após o parto, a gestante produz o colostro, uma secreção rica em proteínas e sais minerais. Após duas semanas, a mama passa a produzir o leite "maduro". A produção é controlada por um sistema de regulação, quando a quantidade de leite é reduzida, estímulos neuro-hormonais fazem com que seja produzido mais. O leite materno se adapta a cada mamada, fazendo com que o recém-nascido o receba com a composição mais adequada.

Importância e vantagens do leite materno

·         O leite é de fácil digestão, protege a criança de várias doenças na infância e evita a desnutrição.

·         É rico em proteínas, vitaminas, gorduras, açúcar e sais minerais que nenhum outro leite pode imitar.

·         Evita a diarréia, que pode causar a desidratação.

·         Prepara o intestino do bebê para receber outros alimentos.

·         É puro, não contém substâncias tóxicas, e está sempre pronto na temperatura e no gosto  do recém-nascido.

·         Diminui a mortalidade infantil.

·         Diminui o sangramento pós-parto, fazendo o útero voltar ao normal.

·         Diminui o aparecimento do câncer de mama.

·         Evita o empedramento do leite que predispõe a mastite.

·         É mais prático e econômico.

·         É livre de contaminação.

Técnicas

·         O horário e a duração da mamada devem ser rígidos, o bebê deve ser amamentado sempre que apresentar sinais de fome.

·         Antes de iniciar a amamentação, deve-se espremer os mamilos com as mãos, para o leite sair mais fácil.

·         A mãe deve estar calma e numa posição confortável para ela e o bebê.

 

Passo a passo para uma boa amamentação:

 

1 - Bebê deve estar com a barriga voltada para a barriga da mãe.

2 - A cabeça do bebê deve estar na direção do seio e apoiada no antebraço.

3 - A mão da mãe deve apoiar o bumbum do bebê.

4 - Para estimular a abertura da boca, a mãe deve passar o bico do seio no lábio inferior do bebê.

5 - Depois de amamentar, colocar o bebê de barriga  para baixo no ombro, ou deitado de lado para arrotar.

Os 10 passos para você mamãe, amamentar com sucesso!

1) Acredite: não existe leite fraco!

Todo leite materno é forte e adequado para o crescimento e desenvolvimento do bebê. O leite materno é o melhor alimento para o bebê e até o sexto mês de vida, deve ser oferecido como fonte exclusiva de alimentação. Nos seis primeiros meses de vida, não é preciso dar chá, água, suquinho, outro leite ou qualquer alimento. No primeiro dia, a produção de leite é pequena. Esse leite, chamado colostro, é transparente ou amarelado, tem alto valor  nutritivo, é suficiente para as necessidades do bebê e age como uma verdadeira vacina, protegendo-o contra doenças.

2)  Quanto mais seu bebê mamar, mais leite você vai ter.

Sugar o peito é o que estimula a produção de leite. Começar a mamar desde a sala de parto facilita a descida mais rápida do leite. procure manter o bebê no peito várias vezes, dia e noite, de acordo com a sua vontade, não precisa de mais nada.

3) Coloque o bebê na posição correta para mamar.

Para que o bebê sugue bem, ele deve estar em posição de poder abocanhar não só o mamilo (bico do peito) mas grande parte da aréola (parte escura do peito), com o corpo totalmente voltado para o da mãe (barriga com  barriga).  Quando a criança pega o peito corretamente, com a boca bem aberta, o leite sai em quantidade, o bebê engole tranqüilamente, a mãe não sentirá dor nem terá rachadura no peito.

4) Cuide adequadamente das mamas.

Para evitar rachaduras, não lave os mamilos antes e depois das mamadas. Basta o banho diário, evitando o uso de sabonete nos mamilos. O próprio leite protege a pele, evitando infecções. Não use pomadas nem creme nos mamilos. Troque o sutiã quando estiver molhado.

5) Retire o leite quando for necessário.

Evite que a mama  fique muito cheia e pesada. Se isso acontecer, ferva um frasco de vidro com tampa de plástico por 10 minutos, prenda os cabelos, lave bem as mãos, coloque os dedos, onde termina a areóla e aperte várias vezes até o leite sair.  Guarde o leite no frasco de vidro, na geladeira (12 horas) ou congelador/freezer (15 dias) ou doe a um banco de leite humano. Para aquecer o leite, use banho-maria. Na falta de geladeira, o leite poderá ser guardado até duas horas em local fresco e dado ao bebê, de copinho ou colher, quando a mãe não estiver em casa.

6) Nunca use bicos, chupetas, chuquinhas ou mamadeiras.

Todos esses produtos prejudicam a amamentação. Os bebês que fazem uso de mamadeiras e chupetas acabam largando o peito.

7) Procure apoio.

Procure conversar com quem está passando pela mesma experiência que você. Envolva sua família nas tarefas de casa para que você possa descansar.

8) Só tome medicamentos com ordem médica.

A mãe só deverá tomar medicamentos quando orientada pelo médico.

9) Continue a amamentação, se possível, até os 2 anos de idade ou mais.

A ciência, hoje, recomenda que todo bebê seja amamentado exclusivamente no peito até os seis meses de vida. Depois, introduza frutas e a comidinha e continue amamentando até os 2 anos ou mais.

10) Conheça os direitos da mãe trabalhadora.

A mãe que trabalha fora tem direito a:

·         Licença maternidade de 120 dias.

·         Quando retornar ao trabalho, dois descansos remunerados de meia hora por dia para amamentar seu filho, até seis meses de idade.

·         Berçário ou creche no local de trabalho, sempre que a empresa tiver trinta ou mais mulheres trabalhando.

Atenção: se por algum motivo você não puder amamentar o seu filho, não procure o peito de outra mãe. Procure um banco de leite humano ou um profissional de saúde para orientá-la. E não esqueça: dê as vacinas em dia e muito amor para o seu bebê.

Banco de leite materno

Bancos de leite materno são centros  que fazem a coleta, o armazenamento, a pasteurização e a distribuição do leite materno. 

Com as mamas cheias de leite as mães aprendem a dividir o alimento de seus bebês com outros recém-nascidos que não sabem quem são, mas que necessitam dos anticorpos, proteínas e vitaminas do leite que, muitas vezes, a própria mãe não está conseguindo produzir.  Doar leite materno é um gesto de solidariedade e amor à vida, porque a doadora não sabe quem vai receber o seu leite e ao mesmo tempo está colaborando na recuperação do bebê de outra mãe.

Quem pode receber

O leite materno só é dado para os bebês ou recém-nascidos de baixo peso que ainda não sugam, recém-nascidos com infecções, portadores de deficiência imunológica, portadores de alergia a proteínas e outros casos, a critério médico.

Quem pode doar

·         Mãe com excesso de leite.

·         Mães que fizeram o pré-natal.

·         Mães não portadoras de HIV e do HTLV.

Como doar

O processo de doação do leite materno é bem simples:

1.      A mãe deve se dirigir ao banco de leite materno com exames do pré-natal.

2.      Depois, usando toca, jaleco e máscara descartáveis fornecidos pelo banco de leite, faz a higienização das mãos com água e sabão e das mamas com água.

3.      Ordenha o leite com as mãos ou por meio de bomba elétrica.

4.      A doação não dói e dura cerca de 40 minutos.

Em alguns centros, durante a doação, a mãe pode levar o bebê, que passa por uma prévia avaliação quanto ao seu crescimento e desenvolvimento.  Existem também  a coleta do leite materno em domicílio.

Como fazer a coleta

·         Para armazenar o leite, use um frasco de vidro com tampa de plástico (como os de café solúvel ou maionese).

·         Ferva vidros e tampas (sem o papel branco) em uma panela, cobrindo todo o vidro com a água, por mais ou menos 15 minutos (tempo contado a partir da fervura).

·         Deixe-os escorrer em pano limpo até secar. Feche os vidros sem tocar na parte interna das tampas.

·         Lave as mãos e braços até o cotovelo com água e sabão.

·         Lave o peito apenas com água, antes de iniciar a coleta.

·         Seque as mãos e as mamas com toalha limpa.

·         Reserve um lugar limpo e tranqüilo para retirar o leite.

·         Retire o leite depois da mamada ou quando as mamas estiverem muito cheias.

·         Evite conversar durante a retirada e coloque uma fralda sobre o nariz, principalmente se estiver resfriada.

·         Após a coleta, feche bem o vidro, coloque a data de início da coleta e guarde no congelador da geladeira ou no freezer, por até 15 dias.

Armazenamento do leite materno

Depois de coletado em frascos de vidros esterilizados, o leite é pasteurizado, ou seja, levado a uma temperatura de 62,5 graus por 30 minutos e passa depois por resfriamento brusco no gelo. Com a pasteurização, o leite pode ficar armazenado no freezer a uma temperatura de menos 10 graus, por até seis meses.  O leite também passa por exames microbiológicos e bacteriológicos para depois ser liberado para o consumo.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.