DOENÇA CELÍACA


Definição

A Doença Celíaca é uma doença do aparelho digestivo que resulta da intolerância permanente do organismo à gliadina, que é um constituinte da proteína do glúten, que nas formas graves, se caracteriza por diarréias profusas, má absorção de gorduras e farináceos, desnutrição e enfraquecimento progressivo.

Para determinados indivíduos, a gliadina tem efeito tóxico sobre a mucosa do intestino delgado, resultando na destruição das vilosidades intestinais e interferência na absorção. É considerada uma doença de caráter hereditário pois pode ocorrer em vários membros de uma mesma família. 

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelo nome de Enteropatia induzida pelo glúten.

Causa

É causada  por deficiências enzimáticas da mucosa intestinal e por intolerância acentuada a uma das proteínas (gliadina) do glúten.

Início da doença

A criança já nasce com  intolerância ao glúten, porém os sintomas da doença  dependem do metabolismo da criança. Pode acontecer em alguns casos, que a doença só se manifesta na idade adulta.

Manifestações clínicas

A doença se manifesta geralmente entre o 6° e o 8° mês, porque nessa época o bebê geralmente deixa de ser amamentado, e é introduzido na sua alimentação, alimentos que podem ter glúten na sua composição. Mas também pode ocorrer a manifestação da doença  em crianças maiores e em  adultos. A idade do paciente e o tipo de alimentação a que ele esta a maneira de manifestação dos sinais e sintomas variam muito.

Manifestações clinicas no bebê:

Manifestações clínicas em crianças maiores:

Essas manifestações clínicas geralmente, podem ocorrer em crianças a partir do 2° ano de vida.

Crise celíaca:

Na crise celíaca a criança pode  manifestar os seguintes sintomas:

Diagnóstico

Tratamento

O único tratamento efetivo da doença celíaca é o dietoterápico, que consiste na retirada da proteína agressora, o glúten da dieta da criança.

Obs:  Quando se diagnostica a doença,  e o tratamento através da dieta é  iniciado,  os sintomas da doença regridem rapidamente  

Seqüelas

Essas seqüelas são decorrentes da falta de tratamento ou quando o tratamento dietético não é seguido a risca.

Cuidados gerais


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.