BEBÊ DE MÃE DIABÉTICA


Definição

O Bebê de Mãe Diabética (BMD)  é o que nasce de mãe diabética. A mãe pode ser diabética ou pode ter diabetes gestacional. A gravidade dos problemas da criança depende do tipo de diabetes da mãe.

A insulina não é teratogênica para embriões humanos, exceto, possivelmente, na terapia materna com coma insulínico. Drogas hipoglicemiantes têm sido implicadas, mas são muito fracas as evidências e sua teratogenicidade.  A incidência de anomalias congênitas (p.ex., agenesia do sacro) em filhos de mães diabéticas está aumentada de duas a três vezes, e cerca de 40% de todas as mortes perinatais dos infantes diabéticos resultam de anomalias congênitas. Não se conhece o mecanismo teratogênico da embriopatia diabética. Mulheres com Diabetes mellitus insulino-dependente podem diminuir significativamente o risco de ter filhos com defeitos congênitos controlando, de modo adequado, sua doença antes da concepção e durante toda a gravidez.

Fisiopatologia

1. Grande quantidade de gordura, sem edema:

2. Hipoglicemia:

3. Hipocalcemia:

4. Hiperbilirrubinemia (acúmulo de bilirrubina no sangue, acima dos níveis normais):

5. Prematuridade:

6. Policitemia:

7. Anomalias congênitas:

As anomalias mais comuns são as do esqueleto e as cardíacas; a maior incidência de anomalias congênitas pode ser devido ao:

8. Infecção:

Sinais e sintomas

O recém-nascido pode apresentar as seguintes manifestações clínicas logo após ao nascimento:

Diagnóstico

Tratamento

Específico: existe tratamento medicamentoso específico para essa patologia.

Dependendo da situação do bebê, este pode ser assistido em uma UTI neonatal ou no berçário.

A hipoglicemia pode ser evitada ou tratada imediatamente por alimentação por via oral, quando assintomática (1 a 2 horas após o nascimento), ou com glicose por via endovenosa, quando assintomática. Se a administração da glicose for retirada subitamente, o açúcar do sangue deve ser controlado, pois a hipoglicemia pode reaparecer. Ficar atento aos sinais de hipoglicemia no RN:

A hiperbilirrubinemia deve ser tratada imediatamente, pois o índice  muito alto  de bilirrubina  no RN pode causar sérias complicações e seqüelas no RN. Deve-se ficar atento aos sinais de hiperbilirrubinemia no RN: 

O Querníctero é a  coloração amarelada de áreas específicas do tecido cerebral pela bilirrubina não conjugada,  é uma das complicações sérias da hiperbilirrubinemia, que pode  representar um sério risco de lesão cerebral; em alguns casos os sinais de comprometimento de sistema nervoso central podem só aparecer mais tarde. Deve-se ficar atento aos sinais iniciais de Querníctero no RN:

Sinais tardios de Querníctero, que pode evidenciar lesão cerebral:

Devido às complicações,  o recém-nascido pode necessitar da exsanguineotransfusão. O açúcar do sangue deve ser controlado durante e depois da exsanguineotransfusão: CAD (citrato ácido de dextrose) e FCD (fosfato citrato de dextrose) contêm grandes quantidades de dextrose e podem provocar a volta da hipoglicemia.

Apoio psicológico:  deve-se dar apoio moral à mãe, que pode sentir-se culpada ou impotente, uma vez que o problema do seu bebê está diretamente relacionado a sua condição de diabética.

Complicações

A  gravidade dos problemas da criança depende  do tipo de diabetes da mãe, se essa diabetes foi diagnosticada durante a gravidez e do tipo de tratamento a que se submeteu a mãe para o controle da doença. Geralmente o bebê pode apresentar algumas das seguintes complicações, mesmo submetido a tratamento:

Prevenção


Dúvida de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.