DIARRÉIA


Definição

Diarréia  é uma perda excessiva de água e eletrólitos que ocorre com a eliminação de uma ou mais evacuações de fezes sem formato. É um sintoma de muitas afecções e pode ser causada por muitas doenças. Os efeitos da diarréia são  mais ameaçadoras para os bebês e crianças pequenas, do que para a criança maior e o adulto.

Causas

Diarréia não infecciosas:  cerca de 70% das diarréias são de causas não infecciosas, são decorrentes de problemas diversos:

Diarréia infecciosa:  são causadas por agentes:

Classificação das diarréias

Fatores predisponentes

Sinais e sintomas

A diarréia do recém-nascido, essa é freqüente só nos primeiros dias, quando se inicia a alimentação pelo leite humano. A diarréia tem  um efeito laxativo para facilitar a eliminação do mecônio, que é o nome dado as fezes nos primeiros 4 dias de vida.   A diarréia torna-se perigosa, quando junto com as vezes aparecem as seguintes manifestações clínicas: 

Diagnóstico

Tratamento

O tratamento da diarréia consiste na eliminação da causa subjacente. Drogas antidiarréicas podem ser usadas para  reduzir a peristalse ou para tornar mais consistentes as fezes.

Quando a diarréia não pode ser controlada através do soro caseiro e outros medicamentos que o médico prescreveu para ser dado em casa, o bebê deve ser internado imediatamente, pois a diarréia evoluiu comprometendo rapidamente o estado geral da criança.

Na diarréia grave, não se deve dar alimentos  por via oral, a criança, a fim de permitir o repouso do trato intestinal. Durante este tempo, deve-se promover a ministração de líquidos por via endovenosa, para repor tanto a água como os eletrólitos perdidos. A reposição de líquidos é de particular interesse na criança, para evitar desidratação, que pode ser fatal.

assistência de enfermagem:

Dietoterapia:  Quando  se puder retomar a alimentação  por via oral, recorre-se aos líquidos claros com um mínimo de açúcar (chás, água fervida). As soluções eletrolíticas por via oral têm sido usadas com êxito, na prática pediátrica. A dieta será gradualmente aumentada, com a inclusão de alimentos de fácil digestão e com o mínimo de resíduos. Leite desnatado e fervido é geralmente  o primeiro tipo de leite permitido, caso o bebê não esteja mais sendo amamentado no peito. A maçã ralada e a banana amassada têm sido usadas para promover o espessamento das fezes, em virtude da pectina que contêm. A dieta em geral é pobre em fibra e em resíduos.

Caso torne a aparecer um aumento no número de evacuações de consistência aquosa, volta-se a interditar a via oral e a adotar a endovenosa. Se for necessário manter a alimentação endovenosa por um período de mais de 72 horas, deverão ser ministrados, além da glicose e vitaminas B e C, que já  vinham sendo dadas, preparações com aminoácidos. A alimentação parenteral total pode ser usada nos casos de diarréia prolongada e de difícil tratamento.

Complicações

As complicações da diarréia mais graves da diarréia inclusive que pode acarretar risco de vida para o bebê são:


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.