HERPES NEONATAL


Introdução

A Infecção Neonatal pelo Vírus Herpes Simples (VHS), embora relativamente incomum, é uma doença sempre grave e acompanhada por significativa morbimortalidade, mesmo com terapêutica antiviral.  Excepcionalmente a doença é assintomática, ja que a  grande maioria dos recém-nascidos infectados são portadores da forma disseminada ou localizada em Sistema Nervoso Central (SNC), olho  e/ ou pele.  O risco de infecção congênita se restringe às  gestantes que adquirem o herpes nas primeiras 20 semanas de gestação.

As infecções neonatais causadas pelo VHS-1 geralmente são adquiridas após o nascimento, por contato íntimo com familiares portadores de herpes orolabial sintomático ou assintomático, ou ainda por transmissão hospitalar. Existe também um alto risco de infecção herpética neonatal pelo VHS -2 em gestantes que adquiriram herpes genital durante o terceiro trimestre de gestação. Portanto,  a infecção materna pelo VHS é sempre acompanhada por altos riscos durante todas as fases da gestação, particularmente na infecção primária e no último trimestre de gravidez.

Incidência

Agente etiológico

Vírus Herpes simples (VHS-1 e VHS-2);  grupo Herpes;  família Herpesviridae; virion que contém dupla fita de DNA: a replicação do VHS leva à morte  a célula  do hospedeiro, pelo menos parcialmente, por desviar toda sua aparelhagem de síntese proteíca em seu proveito. 

Os dois tipos de VHS assemelham-se quanto às características biológicas, porém o VHS-2 tem patogenicidade aumentada em localização genital comparada à orofacial, ao contrário do VHS-1 que tem maior afinidade pelas regiões orofaciais. Além disso, tanto as doenças localizadas, como as sistêmicas, causadas pelo VHS-2 apresentam uma morbidade mais alta do que as provocadas pelo VHS-1.

Patogênese

O contato do vírus com superfícies mucosas ou lesões de continuidade cutâneas, permite a penetração do  VHS e sua replicação  nas células da epiderme e da derme. Esta fase da infecção pode se desenvolver completamente assintomática, embora nos recém-nascidos seja mais freqüente o aparecimento de vesículas cutâneas em decorrência da lise celular no sítio primário de inoculação. A infecção costuma envolver os gânglios de drenagem linfática e quando progride além deste ponto à viremia e acometimento de outros órgãos, particularmente do sistema nervoso central, fígado e baço.

Os recém-nascidos não contam com um sistema imune plenamente desenvolvido, o que justifica a incidência elevada de herpes sistêmico nesta faixa de idade.  Vários estudos tentam correlacionar o título de anticorpos Anti-VHS no sangue do cordão umbilical com a gravidade da doença neonatal.

Patologia

A infecção do feto e RN pelo VHS pode levar a comprometimento de vários órgãos.

Transmissão

Manifestações clínicas

O RN pode adquirir a infecção na vida intra-uterina, durante o parto e no período neonatal; neste último caso, como conseqüência de exposição pós-natal ao VHS.

Infecção intra-uterina: A infecção intra-uterina  pelo VHS pode ser classificada em duas etapas:

A maioria dos RN com infecção intra-uterina pelo VHS pode apresentar as seguintes manifestações clínicas:

 

 

Infecção adquirida: Na infecção adquirida os recém-nascidos são infectados durante o parto ou no período pós-natal. Podem ser agrupados em duas categorias principais:

Doença disseminada:  São aqueles bebês com a doença já disseminada com envolvimento de múltiplos órgãos: cérebro, pulmão, fígado, adrenais, pele, olho e/ ou boca. São RN graves que necessitam de UTI neonatal devido aos graves comprometimentos e  lesões disseminadas em vários órgãos. O quadro clínico ocorre em média no 15° dia de vida, durante a segunda semana após o nascimento. Em bebês com infecção disseminada em que a apresentação da doença é na forma predominantemente neurológica, em casos raros, pode evoluir para a completa liquefação do cérebro. A mortalidade na forma disseminada na ausência de terapêutica é alta, em torno de 80%, e a grande maioria desenvolve seqüelas graves. A causa de óbito mais freqüente, infelizmente é relacionada à insuficiência respiratória por pneumonite e coagulação intravascular disseminada. Os sintomas e sinais clínicos iniciais podem incluir: 

Doença localizada:   na forma localizada que acomete cerca de 30 a 50% dos RN, os locais de preferência são: SNC, olho, pele ou mucosas com ou sem evidência de envolvimento visceral.    Bebês que têm a forma localizada  de olho e/ ou pele podem desenvolver comprometimento do SNC grave. Cerca de 10% dos bebês acometidos têm evidência de infecção pelo VHS da orofaringe.  Os sintomas e sinais clínicos iniciais podem incluir:

Diagnóstico

O diagnóstico imediato é de fundamental importância para a instituição precoce do tratamento, contribuindo para uma menor morbimortalidade.

Diagnóstico diferencial  

A infecção neonatal pelo VHS não é de diagnóstico fácil. As manifestações clínicas da forma intra-uterina, disseminada ou localizadas, no SNC, olho, pele e mucosas, podem ser confundidas com uma série de patologias comumente observadas no feto e no RN.

Tratamento

A doença neonatal pelo VHS constitui uma das infecções adquiridas perinalmente que mais se beneficiam com a terapêutica. O RN deve ser assistido em UTI neonatal,  devido a sintomatologia grave na maioria dos casos e pela idade precoce do RN, caso haja indicação médica. 

Uso profilático parenteral  em situações de alto risco e após resultado de cultura deve ser feito em:

Obs:  O uso indiscriminado da medicação específica poderá potencializar o aumento do número de cepas mutantes do VHS e portanto resistência à droga.

Complicações

Seqüelas

Prevenção

É uma doença que pode ser prevenida  no  caso de uma infecção fetal, caso a mãe tenha um acompanhamento pré-natal, e realize todos os exames necessários. Caso a gestante adquira a infecção primária na gestação, está deve tomar a medicação específica imediatamente para tentar evitar transmitir via transplacentária a infecção para o feto.

É prudente que a mãe com o herpes ativo não amamente o bebê, pois já foi detectado o vírus  no leite materno.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.

Maiores informações sobre Herpes Genital, consulte o Menu de Doenças Sexualmente Transmissíveis.