HIDROCEFALIA


Definição

É uma doença grave que consiste no excesso de liquor, dentro da cavidade intracraniana e no conseqüente aumento do tamanho da cabeça do bebê. O desequilíbrio entre a produção de liquor e sua absorção pela superfície do cérebro para dentro do sistema circulatório, resulta no aumento do tamanho  da cabeça do bebê. 

No RN  e lactentes as fontanelas ainda estão abertas, por isso a cabeça pode ir aumentando de volume sem produzir muita pressão dentro do crânio. Nestas crianças a cabeça alcança proporções descomunais. Em crianças maiores em que as fontanelas e suturas cranianas estão fechadas, a cabeça não pode crescer tanto, mas aparecem dores intensas devido à enorme pressão dentro do crânio.

Causas

Tipos

Hidrocefalia interna.

Hidrocefalia externa (rara)

Classificação 

A classificação para a Hidrocefalia mais utilizada é a de McCullough (1989), com dois grupos:

Hidrocefalia Congênita:

Hidrocefalia Adquirida:

Sinais e sintomas

A manifestação clínica mais evidente dessa doença no RN é o aumento do perímetro cefálico.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Manifestações clínicas em lactentes:

A gravidade dos déficits neurológicos é diretamente proporcional ao intervalo entre o início dos sintomas e o momento do diagnóstico.

Diagnóstico

Tratamento

O objetivo do tratamento cirúrgico para a hidrocefalia descompensada é reduzir o volume e conseqüentemente a pressão do liquor cefalorraquidiano dentro dos ventrículos.

Na maioria dos casos há a necessidade de drenagem através de procedimento cirúrgico para estabilizar a pressão intracraniana. Conforme o caso, podem ser adotados os seguintes procedimentos cirúrgicos: punções de alívio, drenagem ventricular externa, derivação ventriculoperitoneal ou ventriculoatrial e / ou terceiro-ventrículo-cisternostomia.

É uma cirurgia que exige cuidados pré, intra e pós-operatórios rigorosos, principalmente quando é feita em um bebê.

Na hidrocefalia progressiva, se não houver tratamento cirúrgico, o volume da cabeça da criança irá crescer desproporcionadamente, podendo acarretar risco de vida para a criança, devido a pressão intracraniana.

Seqüelas em crianças maiores


Dúvidas sobre termos técnicos e expressões, consulte o glossário geral.