HIPOTIREOIDISMO CONGÊNITO


Definição

O hipotireoidismo congênito é uma doença causada pela deficiência ou ausência da ação dos hormônios tiroidianos nos vários tecidos do organismo. É uma doença difícil de ser diagnosticada logo nos primeiros meses de vida do bebê, por isso a observação de qualquer anormalidade no bebê  tem uma grande importância para se chegar a um diagnóstico e um tratamento precoce antes dos 4 meses de idade. As sequelas  desta doença  torna a vida da criança muito difícil, caso não tenha sido diagnosticada precocemente. Em alguns casos a mãe pode ter uma deficiência tireóidea semelhante.

Sinonímia

É também conhecida pelo nome de Cretinismo.

Fisiopatologia

Como o hormônio tiroidiano é essencial para a maturação e o funcionamento de diversos órgãos do corpo, principalmente do (SNC) e do tecido esquelético, sua deficiência nesses tecidos dependem da época de início, intensidade, duração ou ausência do hormônio e sobretudo, da normalização de seus níveis pela reposição hormonal precoce.

Causas

As causas mais comuns para essa doença são as anormalidades na formação da tireóide. Essas anomalias são chamadas de disgenesias tireoidianas que podem ocorrer na fase embrionárias:

Obs:  Cerca de 15% dos casos se devem a defeitos de síntese, de transmissão autossômica recessiva, sendo a  forma mais comum a deficiência da tireoperoxidade.

Sinais e sintomas

Nas primeiras semanas de vida os sinais clínicos são inespecíficos, o que torna a doença cada vez mais perigosa para o bebê. Estes sinais só aparecerão com o decorrer do tempo, dificultando o diagnóstico precoce. Por isso a grande importância o teste de triagem neonatal. O bebê com a doença pode apresentar o seguinte quadro no hipotireoidismo congênito:

Mais tarde os sintomas se acentuam podendo ser evidenciadas as manifestações clínicas e físicas mais características da doença.

Sinais e sintomas neurológicos em bebês e crianças pequenas:

Diagnóstico

Diagnóstico diferencial  

O diagnóstico diferencial deve ser feito para que o Hipotireoidismo congênito não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com o Hipotireoidismo Congênito são as seguintes:

Tratamento

O tratamento deve ser iniciado imediatamente, logo que for diagnosticada a doença.  Os danos neurológicos e físicos são irreversíveis, caso não seja administrado o hormônio da tireóide precocemente.

Os adultos afetados pela doença que não foram tratados precocemente ou foram tratados tardiamente, têm as seguintes características comuns:

Obs: Se a dença é diagnosticada precocemente, pode conseguir-se um crescimento  normal e uma melhora do estado mental, embora não seja definitivo no caso do Hipotireoidismo congênito. O tratamento consiste na administração de hormônios da tireóide durante toda a vida.

Prognóstico

Quando não é tratada:  Depende da idade em que a doença se manifesta. Se não for tratada, o resultado é um anão mentalmente deficiente.

Quando é tratada:  Depende da idade em que a doença se manifesta e da eficiência da terapia medicamentosa. Crescimento e desenvolvimento físico normais.Mas mesmo assim o desenvolvimento mental é imprevisível:

Seqüelas

Essas seqüelas resultam de tratamento tardio, em que as lesões cerebrais e neurológicas são praticamente irreversíveis, ou da falta de tratamento.

Obs:  As complicações e seqüelas desta doença  podem ser prevenidas caso o RN, logo após o nascimento, o hospital faça  a triagem neonatal, que poderá identificar a doença através de exame de sangue.  Através do resultado pode implementar um tratamento precoce  que previne os efeitos da doença no SNC.

Orientação aos pais

Apenas algumas palavras...

A percentagem de crianças portadoras de Hipotireoidismo congênito com distúrbios neurológicos é muita reduzida, caso  se obtenha o diagnóstico e o tratamento precocemente,  portanto os pais não devem ficar tão ansiosos nem aflitos com o diagnóstico do seu bebê. Através da reposição hormonal, seu filho  pode desenvolver-se tanto fisicamente quanto mentalmente,  sem problemas futuros, caso a doença seja diagnosticada precocemente.

Exija do hospital logo após o nascimento do seu bebê,  o teste do pezinho, esse teste  pode diagnosticar essa doença precocemente, e evitar toda esse sofrimento tanto para os pais , e principalmente para seu filho.   


Dúvidas de termos técnicos  e expressões, consulte o Glossário geral.

Maiores informações sobre Hipotireoidismo, consulte o Menu de Doenças Endocrinas e Metabólicas.