IMPETIGO*


Definição

O Impetigo é uma infecção cutânea superficial, inflamatória, purulenta e altamente contagiosa que acomete a pele, em geral é causada por estreptococos ou os estafilococos. Mas as bactérias só se mostram patogênicos se encontrarem  condições favoráveis. O simples fato dos micróbios estarem alojados na pele, ou serem levados para ela, não explica o aparecimento da doença. Machucados, arranhões, traumatismos ou outras doenças da pele podem criar condições propícias para a evolução da doença. 

Nos bebês, que apresentam uma menor resistência a infecções, os micróbios patogênicos têm maior facilidade de agressão ao organismo. Existe um tipo específico de Impetigo, que afeta em particular os recém-nascidos. Por maiores que sejam os cuidados para manter os berçários livres de contaminação, ela pode ocorrer em determinadas ocasiões.

O aparecimento  de afecções purulentas da pele, como o Impetigo, é portanto condicionado basicamente por dois elementos: o primeiro é a existência de germes piogênicos que determinam a formação de pus; o segundo, as condições gerais do organismo.

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelo seguinte nome:

Sinais e sintomas

Nos primeiros meses de vida, verifica-se, freqüentemente no tronco e no tórax, a formação de uma ou mais bolhas, às vezes de grande tamanho, parecendo queimaduras. No início contém um líquido claro que, aos poucos, se torna amarelado, até chegar ao turvo, apresentando-se bastante purulento. Em torno da bolha, a pele mostra-se inflamada, de coloração vermelha. Essa lesão denomina-se impetigo bolhoso, nem sempre inofensivo, podendo provocar febre alta até 40%, sendo doloroso e  fazendo com que o bebê se torne agitado, choroso e inapetente.

O outro tipo, mais comumente observado nas crianças maiores, já em idade pré-escolar, é chamado pelo povo de perebas, que causam uma má impressão, parecendo que as crianças  são mal cuidadas. Localizando-se de preferência nas pernas, mas podem acometer os braços, tórax  e o tronco,depois que passam deixam cicatrizes mais ou menos circulares, de cor escura, difíceis de desaparecer. 

Diagnóstico

Tratamento

Específico: existe tratamento medicamentoso específico  para essa patologia.

O Impetigo pode ser tratado em casa. A mãe, ou outra pessoa que cuide dos curativos, precisa tomar todos os cuidados anti-sépticos, para evitar o contágio e a disseminação da doença. A limpeza deve ser feita com substâncias anti-sépticas, conforme orientação médica.

Assistência de enfermagem:

Complicações

Seqüelas

No bebê geralmente as lesões não deixam cicatrizes, com o crescimento elas tendem a desaparecer, mas em crianças maiores  a tendência natural é que as cicatrizes deixem marcas escuras na pele.

Prevenção


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.