LÁBIO LEPORINO


Definição

O Lábio Leporino é uma deformidade congênita que atinge crianças de todas as raças. A deformidade tem graus variáveis, podendo levar á alteração da forma do nariz, podendo também estar associado à fenda palatina.  A fissura labiopalatal, chamado popularmente de lábio leporino é uma abertura na região do lábio ou palato, ocasionada pelo não fechamento dessas estruturas, que ocorre entre a quarta e a décima semana de gestação. As fissuras podem ser unilaterais ou bilaterais e variam desde formas mais leves  como cicatriz labial e o úvula bífida, até formas mais graves, como as fissuras amplas de lábio e palato. A única opção de correção, é através da cirurgia.  Quanto mais cedo for feita a cirurgia, melhor será o resultado tanto estético como funcional. Em alguns casos, a cirurgia pode ser feita nas primeiras 72 horas de vida do recém-nascido.

Sinonímia

O lábio leporino também é conhecido pelos seguintes nomes:

·         Fenda labial.

·         Fissura labiopalatal.

·         Goela-de-lobo

Incidência

·         Entre cem filhos de casais que tenham um dos cônjuges afetados pela malformação, podem nascer quatro com lábio leporino.

·         A fissura palatina é mais freqüente nos homens; as mulheres são mais atingidas pelo lábio leporino.

·         Segundo dados da Organização Mundial da Saúde, a incidência no Brasil é de um fissurado para cada 650 nascimentos.

·         Na raça branca, a incidência é de 1,84/1000 nascimentos, sendo maior na raça amarela e bem menor na raça negra.

·         Pais normais têm 0,1% de chance de ter um filho com lábio leporino; essa probabilidade aumenta para 4,5% quando os pais já têm o problema.

Fisiopatologia

No lábio normal, nota-se a parte  vermelha ou mucosa labial. Esta é separada da pele acima dela por uma linha bm nítida, sinuosa, que forma uma seção convexa. Ao centro dessa linha, um pequeno arco contrastante, isto é, côncavo, foi denominado poeticamente, pelos anatomistas, de "arco de cupido"; Este é a parte terminal do chamado filtro do nariz, sulco que liga a parte  central do nariz ao lábio superior. Sob o arco de cupido, o lábio normal apresenta uma pequena protuberância (tubérculo labial), maior em crianças do que em adultos. O lábio leporino altera a constituição do lábio superior, na maioria das vezes, do lado esquerdo, por fora do filtro do nariz, tornando a crista deste último mais curta e oblíqua.  A mucosa apresenta-se mal desenvolvida e o lábio é fino, devido à falta de desenvolvimento dos músculos labiais.  A fissura  determina uma deformação do nariz, achatando-o do lado da fenda.  O lábio leporino pode, também, ser bilateral, com duas fendas, portanto, que dividem o lábio superior em três partes. Mais raramente ocorre a fissura labial central, na linha do filtro do nariz.

 

Causas

·         Fatores hereditários.

·         Exposição da gestante a determinadas radiações.

·         Uso de corticosteróides meses antes da gravidez.

·         Intoxicações medicamentosas.

·         Infecções durante os primeiros meses da gravidez (Rubéola e Sífilis).

Diagnóstico

·         Anamnese.

·         Exame físico.

·         Exame clínico.

Obs:   O Lábio leporino pode ser detectado pelo ultra-som morfológico ainda na gestação.

Tratamento

Médicos especialistas:  Otorrinolaringologista pediátrico, Cirurgião plástico pediátrico e Cirurgião buco-maxilar. Dependendo do grau da lesão, outros especialistas podem ser necessários durante o tratamento.

 

Objetivo: Fechar a fissura labiopalatal  e proporcionar uma melhora estética o mais rápido possível ao paciente. Depois das cirurgias, o tratamento visa a reintegração do paciente à sociedade.

Existe tratamento cirúrgico específico para essa patologia. Antes e após a cirurgia, a criança vai necessitar da ajuda de vários especialistas:

·         Pediatra.

·         Clínico geral.

·         Cirurgião pediátrico.

·         Cirurgião plástico.

·         Odontologista.

·         Psicólogo.

·         Fonoaudiólogo.

·         Nutricionista.

Tratamento cirúrgico:  A cirurgia é o único procedimento para correção do lábio leporino. Geralmente, dependendo do comprometimento anatômico,  existe a necessidade de várias cirurgias ao longo da infância.

 A cirurgia do lábio é essencial para a alimentação e a fala da criança. A cirurgia se possível deve ser feita nos primeiros meses de  vida, em média entre 3 e os 4 meses de vida, dependo das condições clínicas e físicas do bebê.

A cirurgia do palato, geralmente, é feita após o primeiro ano de vida, e em casos mais complexos pode ser necessárias varias cirurgias.

Tratamento psicológico: crianças maiores podem ter um atendimento psicológico, porque as deformidades, principalmente de face, podem trazer transtornos psicossociais aos seus portadores, gerando frustração, insegurança e rejeição social, até mesmo entre os parentes.  Quando o lábio leporino está acompanhado da fenda palatina, a criança irá necessitar de várias cirurgias com um espaço  de meses e anos entre elas, por isso o acompanhamento psicológico é fundamental para essas crianças.

Sequelas

Caso a criança não faça a cirurgia, a permanência do lábio leporino e a fenda palatina, dependendo do grau,  pode acarretar alguns problemas:

·         Dificuldade na pronúncia de algumas palavras.

·         Dificuldade para ingerir alimentos e líquidos.

·         Voz anasalada.

·         Desnutrição: devido a dificuldade para alimentar-se.

·         Infecções na região afetada.

·         Deformidade no rosto.

Cuidados gerais com o bebê antes  da cirurgia

·         O recém-nascido deve ser amamentado ou alimentado na posição semi-sentada. Nunca com a cabeça deitada para que os alimentos ou o leite volte pelo nariz.

·         Fazer paradas durante as mamadas, para que  bebê descanse e arrote.

·         Depois da mamada, o bebê deve ficar sempre com a cabeça mais elevada,  no berço e no carrinho, por causa da regurgitação.

·         A limpeza da região da boca, deve ser obrigatória antes e depois da mamada, com gaze molhada em água filtrada.  O toque da gaze molhada não provoca dor no bebê.

·         Fazer higiene da boca e do nariz com cotonetes molhados em água fervida, antes e depois da alimentação.

Prevenção

Alguns cuidados podem ajudar a evitar o surgimento do lábio leporino:

·         Aconselhamento genético, no caso de família que registre  casos da doença. Se um dos pais tem lábio leporino ou fenda palatina, o aconselhamento genético deve ser sugerido.

·         A mulher deve tomar a vacina anti-rubéola antes da gravidez.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.