INTOLERÂNCIA À LACTOSE


Definição

A Intolerância à lactose é uma  doença causada pela deficiência do organismo em metabolizar a lactase.

Sinonímia

É  uma doença também conhecida pelo nome de Deficiência de Lactase.

Fisiologia

Lactose é um dissacáride encontrado no leite. É hidrolisado pela enzima lactase em dois monossacárides: glicose e galactose, que são então absorvidos. Quando há deficiência de lactase, quantidades variáveis de lactose não são hidrolisadas e permanecem no intestino delgado. A lactose atrai água  para o lúmem intestinal, ocorrendo sintomas de dores e edema.  Esta lactose não absorvida, ao passar para o intestino grosso, onde é metabolizada pelas bactérias, atrai ainda maior quantidade de água.

Causas

A intolerância à lactose pode estar presente desde o nascimento, ou aparecer já na maturidade ou, ainda decorrer de uma lesão do intestino delgado. Quando não ocorre na forma congênita, pode apresentar-se devido à seguintes causas:

·         Infecções gastrintestinais em crianças.

·         Antibioticoterapia (tratamento à base de antibióticos).

·         Doença celíaca.

·         Fibrose cística.

·         Ileíte.

·         Colite.

·         Perda de superfície jejunal, após uma gastrectomia subtotal.

Diferença entre a intolerância à lactose e a intolerância e alergia ao leite de vaca

Muitos pais confundem a intolerância à lactose, com a  alergia e a intolerância ao leite de vaca.   A alergia às proteínas do leite de vaca envolve princípios completamente diferentes da intolerância à lactose.

A Intolerância à lactose é uma  doença causada pela deficiência do organismo em metabolizar a lactase, enquanto a intolerância ou a alergia ao leite de vaca é causada por proteínas que não existem normalmente no leite humano e que são introduzidas na nova alimentação do bebê.

O uso exclusivo do leite humano até aos seis meses de vida, reduz significativamente a incidência cumulativa de alergia ao leite de vaca, durante os primeiros 18 meses de vida.  A alergia ao leite de vaca é uma das alergias mais comuns em crianças, talvez  porque o leite de vaca usualmente é o veículo para a primeira proteína estranha a ser introduzida no estômago das crianças, depois do leite materno.

Sinais e sintomas:

período prodrômico:

·         diarréia aquosa e persistente;

·         distensão abdominal;

·         vômitos;

·         sinais de cólicas abdominais;

·         edema;

·         o bebê chora muito por causas das dores que a distensão abdominal e as cólicas causam.

casos graves:

·         sinais de desidratação;

·         perda ponderal.

Tratamento

Objetivo: limitar a ingestão de lactose ao nível da tolerância do paciente

O tratamento para a Intolerância à lactose é dietoterápico. Através da dietoterapia específica a doença pode ser facilmente controlada.

·         A amamentação deve ser suspensa, porque o leite materno contém mais lactose do que o leite de vaca..

·         Uma dieta  totalmente isenta de lactose é prescrita para pacientes incapazes de receber qualquer cota dela sem que apareçam perturbações.

·         A suplementação vitamínica e mineral poderá ser necessária para a criança e o aporte de cálcio deve ser cuidadosamente avaliado.

·         Existe no mercado uma preparado americano, Lact Aid, que pode ser adicionado ao leite, convertendo a lactose em sacárides que podem ser absorvidos;  essa fórmula deve ser prescrita pelo médico.

·         Para crianças com deficiência de lactase dá-se uma fórmula constituída de soja, ou uma baseada em carne ou ainda uma fórmula que seja isenta de hidratos de carbono: ex: MBF, Nutramigen, ProSobee, Sobee, Isomil.

Obs:  Em alguns casos, os bebês também desenvolvem a intolerância ao leite de soja, a mãe deve ficar atenta, quando substitui o leite de vaca pelo leite de soja, para tentar identificar alguns sinais de intolerância ao leite de soja.

Cuidados

·         As crianças submetidas à dieta isenta de lactose devem evitar qualquer fonte de lactose.

·         Os pais devem verificar os rótulos dos produtos, para descobrir dentre os ingredientes, a possível presença  de leite ou de seus produtos.

·         A lactose é usada como excipiente em alguns produtos farmacêuticos; identificação  de drogas e medicamentos que contenham lactose exige a assistência de um farmacêutico.

·         A lactose pode ser usada como coadjuvante na industrialização de frutas, de vegetais e de especiarias; deve-se ter cuidado com esses produtos industrializados.

·         Alguns alimentos rotulados como, não lácteos, contêm leite.

·         Uma fonte de produtos comerciais isentos de leite é a dos alimentos típicos judeus kosher foods. O rótulo PAREVE identifica estes alimentos judeus. Nenhum produto cárneo judeu contém leite, já que as leis judaicas proíbem que se  consumam leite e carne em uma mesma  refeição. Outras carnes industrializadas podem conter leite em pó como ligante.

·         A redução severa do consumo de leite pode resultar em uma deficiência de cálcio. O queijo pode tornar-se uma adequada fonte de cálcio, se for tolerado. O alimento deve ser avaliado pelo seu conteúdo de cálcio e suplementado se necessário, conforme indicação médica.

·         Quando a criança começar a freqüentar a escola, deve-se informar a sua condição de intolerância  à lactose, aos responsáveis pela escola.

·         Crianças maiores devem ser conscientizadas e orientadas quanto à sua condição.

·         Apoio psicológico em alguns casos é necessário.


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.