MONILÍASE ORAL


Definição

É uma estomatite micótica altamente contagiosa que costuma atacar a mucosa bucal do RN, caracterizada pela presença de placas brancas na membrana mucosa da boca, das gengivas e da língua,  semelhantes a restos de leite, produzidas por um fungo parasitário. É geralmente benigna  e desaparece com duas semanas de tratamento, mas se não for tratada pode evoluir para um  quadro severo. É uma infecção que tem uma incidência alta em bebês com lábio leporino e fenda palatina. A infecção  geralmente parece não causar dor nem desconforto à criança.

Sinonímia

É uma doença conhecida também pelos seguintes nomes:

Agente etiológico

Candida albicans; fungo leveduriforme oportunista.

Alterações fisiológicas

Fonte de infecção

Em geral vem da própria mãe, que pode ter o fungo na vagina (candidíase vaginal), contaminando o bebê durante o parto. Também pode ser contraído de bicos de borracha, objetos  que são levados à boca usados por outro bebê que tenha a doença, ou também por falta de higiene  do utensílios usados pelo bebê.

Fatores que podem contribuir para o aparecimento da Monilíase oral

Características das lesões

Na mucosa bucal e lingual se caracteriza por placa única extensa ou pequenas áreas lenticulares cremosas, facilmente descartáveis, aparecendo  então sua base vermelha e úmida.

Manifestações clínicas

Tratamento

Complicações

A monilíase oral pode evoluir para um quadro severo como:

Prevenção


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.