SÍNDROME DE SANFILIPPO*


Definição

A Síndrome de Sanfilippo ou a Mucopolissacaridose III, é uma patologia causada pela deficiência enzimática, que predomina em um quadro clínico acentuado de retardo mental, que pode   evoluir para a idiotia completa, podendo ocorrer no decurso da doença, distúrbios comportamentais sob a forma de agitação e agressividade.  A síndrome de Sanfilippo é de instalação relativamente tardia. Geralmente, ocorre entre o terceiro e o quinto ano de vida, durante a idade pré-escolar da criança, mas as características físicas, são os primeiros sinais de que algo está errado com a criança.

Sinonímia

A Síndrome de Sanfilippo também é conhecida pelos seguintes nomes:

Transmissão

É transmitida por um gene autossômico recessivo.

Tipos

São conhecidos três subtipos desta síndrome denominados A, B e C, e em cada entidade há um envolvimento enzimático na degradação do heparan-sulfato.

Obs: Os três quadros bioquímicos são de expressão clínica semelhante.

Quadro clínico

As manifestações clínicas desta doença se tornam evidentes entre o terceiro e o quinto anos de vida da criança. Em grande parte dos casos, ocorrem distúrbios do sono, a  criança não tem um sono reparador, não conseguindo dormir direito e  existe também uma tendência a infecções recidivantes das vias aéreas superiores. Essas manifestações podem ser os primeiros sinais clínicos da doença.

Características físicas:

Outras manifestações:

Diagnóstico

Tratamento

 Não existe tratamento específico para essa síndrome.  O tratamento é apenas sintomático conforme os sintomas apresentados e suas intercorrências.

Prognóstico: A expectativa de vida de alguns portadores da Síndrome de Sanfilippo é de 15 a 20 anos. O óbito ocorre devido às graves  pneumonias que acontecem durante o processo evolutivo da doença.

Caso a deterioração mental e física, seja muito acentuada, logo nos primeiros anos, a expectativa de vida é de apenas alguns anos, logo após os sintomas. Existem casos de pessoas que conseguiram sobreviver, mais tempo, porém com uma qualidade de vida muito  difícil para o portador.

Seqüelas

Prevenção

Não existe prevenção para essa síndrome.

O aconselhamento genético é fundamental aos futuros pais que possuam qualquer antecedente familiar desta síndrome.

Pessoas com antecedentes na família de parentes próximos com a Síndrome de Sanfilippo, devem avaliar e fazer um aconselhamento genético, caso queiram ter filhos.


Dúvidas de expressões e termos técnicos, consulte o Glossário geral.