TESTE DO OLHINHO


Definição

O Teste do Olhinho é um exame indolor, em que o médico emite um feixe de luz que reflete na retina do bebê. Se o olho tiver uma coloração rósea, o teste é considerado normal. Se tiver  cor branca, pode haver algum problema na visão da criança. A grande importância do exame é a detecção precoce de doenças que podem ser tratadas antes do seu agravamento e até a perda irreversível da visão.

O Teste do Olhinho ou do reflexo vermelho pode ser realizado ainda na sala de parto. É  considerado um exame simples e barato, além de ser capaz de detectar várias doenças e distúrbios do olho.

Sinonímia

O Teste do Olhinho também é conhecido como Teste do Reflexo Vermelho.

A triagem

Todos os recém-nascidos devem fazer o teste, principalmente aqueles que nascem com os seguintes fatores de risco:

·         Baixo peso.

·         Prematuros.

·         Recém-nascidos com mais de cinco dias em UTI.

·         História familiar de deficiência visual congênita.

·         Recém-nascidos de mães com rubéola, sífilis e toxoplasmose.

·         Recém-nascidos que apresentam anomalias craniofaciais.

Após o nascimento do bebê, o Teste do Olhinho deve ser realizado sempre que possível logo após o parto  para tentar detectar alguma anormalidade. Enquanto o bebê esteja na maternidade o teste pode ser realizado.

Doenças detectadas

·         Retinopatia da prematuridade.

·         Catarata.

·         Glaucoma.

·         Traumas de parto.

·         Infecções.

·         Retinoblastoma.

O cuidado com os olhos do bebê começa na gestação. Isto porque doenças infectocontagiosas na mãe como Rubéola, Toxoplasmose e Sífilis podem afetar a visão do filho após o nascimento. Se a mãe adquiriu a doença durante a gravidez, providências podem ser tomadas para minimizar a possibilidade da criança nascer com problemas na visão.

Uma das doenças graves que acometem a visão das crianças é o retinoblastoma (tumor maligno ocular). Um dos sintomas é a aparência esbranquiçada do olho quando submetido a um feixe de luz.

 

Exames da triagem neonatal

Os testes de triagem neonatal são exames que podem detectar precocemente doenças congênitas, sintomáticas e assintomáticas nos recém-nascidos. Esses exames devem ser feitos nos primeiros dias de nascimento do recém-nascido. A triagem neonatal ajuda a identificar e diagnosticar doenças, distúrbios e deficiências no organismo, antes mesmo dos sintomas surgirem no bebê aumentando as chances de cura e complicações futuras.

Através da triagem neonatal o curso natural da doença pode ser alterado devido às ações preventivas e as terapêuticas implementadas precocemente que visam minimizar os riscos, complicações e as sequelas da doença.  Em alguns casos de doença congênita grave, até a morte do recém-nascido pode ser evitada através dos resultados da triagem neonatal.

Caso seja diagnosticada uma doença através da triagem, o tratamento adequado pode ser implementado o mais precocemente possível. Em alguns casos mais graves, o bebê deve ser transferido para um centro de referência especializado para que seja submetido ao melhor  tratamento possível. Os testes da triagem neonatal de preferência devem ser realizados na maternidade antes da alta hospitalar do bebê.

·         Teste do pezinho: triagem biológica (3º ao 5º dia de vida).

·         Teste do olhinho: triagem ocular (logo após o nascimento).

·         Teste da orelhinha: triagem auditiva (2º ao 3º dia de vida).

·         Teste do coraçãozinho: triagem cardíaca (2º ao 3º dia de vida)

 


Dúvidas de termos técnicos  e expressões consulte o Glossário geral.