TESTE DO OLHINHO


Definição

O Teste do Olhinho é um exame indolor, em que o médico emite um feixe de luz que reflete na retina do bebê. Se o olho tiver uma coloração rósea, o teste é considerado normal. Se tiver  cor branca, pode haver algum problema na visão da criança.

A grande importância do exame é a detecção precoce de doenças que podem ser tratadas antes do seu agravamento e até a perda irreversível da visão.

O Teste do Olhinho ou do reflexo vermelho, pode ser realizado ainda na sala de parto, é considerado simples e barato, além de ser capaz de várias doenças e distúrbios do olho.

Atualmente, o teste só e obrigatório nos estados do Brasil, quando a criança é prematura. Apenas os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro possuem leis que obrigam a realização do "Teste do Olhinho".  por isso, a Sociedade Brasileira de Pediatria e a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica solicitaram ao Ministério da Saúde que recomende a realização do teste em todo o território nacional, e que os pediatras sejam treinados para fazer o exame.

Sinonímia

O Teste do Olhinho também é conhecido como Teste do reflexo vermelho.

A triagem

Todos os recém-nascidos devem fazer o teste, principalmente aqueles que nascem com os seguintes fatores de risco:

Após o nascimento do bebê, o Teste do Olhinho deve ser realizado sempre que possível logo após o parto  para tentar detectar alguma anormalidade. Enquanto o bebê esteja na maternidade, o teste pode ser feito.

Doenças detectadas

O cuidado com os olhos do bebê começa na gestação. Isto porque doenças infecto-contagiosas na mãe como Rubéola, Toxoplasmose e Sífilis podem afetar a visão do filho após o nascimento. A mãe com essas doenças pode causar na criança problemas como a catarata congênita e doenças na retina. Se a mãe adquiriu a doença durante a gravidez, providência podem ser tomadas para minimizar a possibilidade de a criança nascer com problemas na visão.

Uma das doenças que acometem a visão das crianças é o retinoblastoma (tumor maligno ocular). Um dos sintomas é a aparência esbranquiçada do olho quando submetido a um feixe de luz.


Dúvidas de termos técnicos  e expressões, consulte o Glossário geral.