BALANTIDÍASE


Definição

A Balantidíase é uma protozoonose que acomete o homem, por um protozoário intestinal. O homem é muito resistente à infecção. A maioria dos infectados são assintomáticos. A transmissão dessa doença é facilitada por pessoas que criam porcos.

Histórico

O Balantidium coli foi visto pela primeira vez por Malmsten, em 1857, em dois doentes com disenteria.

Agente etiológico

Protozoário Balantidium coli.

Características do protozoário

Hospedeiro

Habitat

No homem, costuma se localizar no intestino grosso

Grupo de risco

Patogenia

O estudo da patogenia tem por objetivo mostrar as lesões que os protozoários podem provocar no organismo humano.

No homem o protozoário pode viver no intestino grosso sem acusar dano algum, mas algumas vezes, as formas trofozoíticas penetram pela mucosa do intestino grosso, coloniza-se na submucosa deste. Com a necrose da submucosa, formam-se pequenas úlceras parecidas com as da amebíase. 

Transmissão

Ocorre pela ingestão dos cistos do protozoário, em líquidos ou alimentos contaminados. Geralmente o homem se contamina quando ingere carne de porco mal cozida. Eventualmente pode ocorrer casos de contaminação da água ingerida pelo homem, por fezes de porcos infectados.

Sinais e sintomas

Na maioria dos casos as manifestações clínicas são insignificantes, e não trazem queixas ao paciente. Poucos casos casos pode a sintomatologia ser intensa e dramática, em alguns casos relatados pode causar o coma e morte do paciente.

em casos gravíssimos  pode ocorrer:

Diagnóstico

Diagnóstico diferencial 

O diagnóstico diferencial deve se feito para que a Balantidíase não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com a Balantidíase são as seguintes:

Tratamento

Objetivo do tratamento é a erradicação da parasitose.

Prevenção

medidas sanitárias:

medidas gerais:


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.