GIARDÍASE


Definição

A Giardíase é uma protozoonose causada por um protozoário que causa alterações digestivas e intestinais, com a eliminação de fezes pastosas ou diarréicas e dores abdominais discretas. É uma afecção cosmopolita, com uma frequência alta na infância.

Histórico

A Giardia lamblia foi observada pela primeira vez por Leeuwenhoek, em 1681, em suas próprias fezes, porém o parasito foi descoberto pela primeira vez por Lambl, em 1857. Durante muitos anos esse protozoário teve denominações diversas, até que em 1915, Stiles criou a designação Giardia lamblia em homenagem ao Prof. A. Giard, de Paris e Dr. Lambl, de Praga.

Sinonímia

É uma doença também conhecida pelos seguintes nomes:

Incidência

Tem uma incidência maior nas áreas de clima tropical.

Agente etiológico

Protozoário chamado de Giardia lamblia ou Giardia intestinalis.

Características do protozoário

Hospedeiro

O homem é o único hospedeiro.

Ciclo vital

Os cistos ingeridos pelo homem passam para o estômago, depois para o duodeno, neste ocorrendo a libertação dos flagelados, que iniciam  a multiplicação e a colonização na parede intestinal.  Quando em grande número pode revestir grande parte da parede duodenal, causando  alterações da absorção intestinal. Essa má absorção causa alterações nas substâncias que normalmente são absorvidas nessa porção do intestino. O parasita absorve as substâncias dissolvidas no meio líquido ambiente. As formas trofozoítas multiplicam-se ativamente, através de um complicado processo de divisão longitudinal, surgindo grande número de novos elementos em pouco tempo.

Em certo período do ciclo e sob influência de fatores ainda desconhecidos, o protozoário sofre encistamento, isto é, adquire um revestimento espesso, mais adequado para enfrentar as condições exteriores, após ser eliminado com as fezes. O número  de cistos eliminados pelo portador é muito variável, ocorrendo as vezes longos períodos, de 7 a 10 dias, durante os quais estão presentes em pequena quantidade de fezes. Em casos de infecções de grande intensidade, o indivíduo parasitado elimina, diariamente acima de 300 milhões de cistos nas fezes.                   

Habitat

No homem, o seu habitat  localiza-se com maior freqüência nas porções mais altas do intestino, e o duodeno é o local preferido desses parasitas; em alguns casos podem também se localizar no estômago.

Patogenia

O estudo da patogenia tem por objetivo mostrar  e identificar as lesões que os protozoários podem provocar no organismo. Quanto à Giardíase, não se conhece bem  a ação patogênica da Giardia lamblia no intestino; sabe-se porém, que os  trofozoítos atapetam as paredes do duodeno e do jejuno, impedindo a absorção de gorduras e de vitaminas lipossolúveis (que se dissolvem nas gorduras), como as vitaminas A, D, K e E.

Transmissão

Os cistos são as formas infectantes responsáveis pela disseminação da moléstia, são muito resistentes, podendo continuar vivos durante muito tempo, sob as mais diversas condições. A disseminação da Giardíase e a transmissão da doença pode  ocorrer através dos seguintes fatores:

Sinais e sintomas

É uma doença que  tem um número muito grande de portadores assintomáticos. Nesta infecção, as auto-infecções são excepcionais As manifestações clínicas geralmente são parecidas com as de outras verminoses:

Diagnostico

Tratamento

Objetivo:  Erradicação da parasitose.

Existe tratamento específico através de uma terapêutica medicamentosa   para essa doença.

Profilaxia

medidas sanitárias:

medidas gerais:


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.