TRICOCEFALÍASE


Definição

É o parasitismo causado por um verme nematóide tricocéfalo, localizado no intestino (ceco, cólon ascendente, apêndice e a última porção do íleo). É um parasita de evolução simples, sem migrações das formas larvárias pelo organismo.  É um verme geo-helminto, muito freqüente em crianças na fase escolar. A sintomatologia pode ser completamente assintomática, como pode também ocorrer casos graves de enterorragia e anemia graves. Em muitos casos, os vermes podem ser facilmente identificáveis, firmemente fixados na mucosa prolabada do reto, quando ocorre o prolapso retal.

As crianças em fase escolar,  ajudam na propagação da parasitose e na disseminação dos ovos, com suas fezes, como por constituir a população mas suscetível ao parasitismo, em vista de seus precários hábitos higiênicos e da falta de saneamento básico na maioria dos casos da população pobre urbana e rural.

Sinonímia

É uma doença também conhecida também pelo nome de:

Incidência

Agente etiológico

Verme nematóide denominado de Trichuris trichiura ou Trichocephalus trichiurus.

Características do verme

Fonte de infecção

O homem infectado.

Habitat

A principal localização dos vermes adultos fica no ceco e apêndice. excepcionalmente, são encontrados no íleo terminal. Nas infecções  maciças distribuem-se por toda a extensão do cólon até o reto. Podem ser vistos a olho nu, aderidos a mucosa retal.

Ciclo vital

Enquanto os ovos permanecem no intestino do hospedeiro, eles não formam embrião. Ao alcançarem o meio externo forma-se no seu interior, uma larva que no entanto não abandona a casca. Os ovos embrionados, são ingeridos pelo homem, e sem efetuar qualquer migração, as larvas libertadas pela eclose dos ovos, sofrem todas as mutações dentro do intestino humano, dando origem aos vermes adultos, quando se fixam à mucosa cecal através de suas extremidades afiladas. Cerca de 90 dias após a ingestão dos ovos, as fêmeas iniciam a postura.

Patogenia

O estudo da patogenia tem por objetivo mostrar e identificar as lesões que os vermes podem provocar no organismo humano. As lesões intestinais variam desde simples erosões até ulcerações múltiplas e de graus diversos. Ulcerações de zonas mais vascularizadas do intestino podem originar enterorragias maciças. O tricocéfalo deve ser considerado patogênico para a criança. Sua patogenicidade depende de vários fatores, como a intensidade da infecção, o estado geral e a idade da criança.

Transmissão

Transmissão passiva: a transmissão se dá através da ingestão de água ou de alimentos contaminados pelos ovos ou embriões do Trichuris trichiura.

Sinais e sintomas

Em adultos e em crianças maiores e bem nutridas, com poucos vermes, a Tricocefalíase pode mostrar-se assintomática e ser diagnosticada  ao exame rotineiro de fezes pelo encontro ocasional de ovos.  Nas crianças menores  e com infecção intensa, ela se torna clinicamente manifesta, apresentando um ou vários dos seguintes sintomas ou síndromes:

Depois de alguns meses, os sintomas se agravam, podendo ocorrer:

Obs:  A diarréia pode ser causada pelo exagero do peristaltismo devido à irritação da parede intestinal pelos vermes a ela aderidos, a disenteria pela ação traumática do parasito com produção de ulcerações no cólon, pela secreção mucosa devida à irritação e pelo constante estímulo causando contrações espasmódicas do esfíncter anal, motivo do tenesmo.

O quadro clínico é mais evidente nos parasitados com mais de 5.000 ovos por grama de fezes. O prolapso retal é mais observado quando ocorre a infecção maciça, isto é, quando a carga parasitária é acima de 5.000 ovos por grama de fezes.

Diagnóstico

Diagnóstico diferencial  

O diagnóstico diferencial deve se feito para que a Tricocefalíase não seja confundida com outras patologias com quadro clínico semelhante. Através dos exames clínico, físico, laboratoriais e estudos radiológicos o médico pode excluir essas doenças, até chegar ao diagnóstico correto. As doenças  que podem ser confundidas com a Tricocefalíase são as seguintes:

Tratamento

Objetivo:  Erradicação da parasitose e da produção de ovos.

Controle de cura No 7°, 14° e 21° dias após o último dia da medicação, realiza-se exame parasitológico de fezes mediante  método qualitativo e quantitativos. Considera-se  curada da parasitose se os três exames forem negativos. O prognóstico é de regra bom, exceto nas intensas infecções das crianças de tenra idade, com enterorragia maciça.

Prevenção

medidas sanitárias:

medidas gerais:

medidas individuais:


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.