TRIQUINÍASE


Definição

A Triquiníase é uma parasitose que não é exclusiva do homem, já que também afeta outras espécies animais, como por exemplo o porco e o rato. Apresenta a particularidade de que todo o seu ciclo biológico transcorre no organismo de um mesmo hospedeiro, sem sair ao meio externo em nenhuma etapa de sua existência. É causada por um verme nematóide. Tem início e evolução aguda, caracterizando-se por febre, mialgias (dores musculares), fenômenos urticariformes, sintomas gastrintestinais e eosinofilia.

Sinonímia

É uma doença conhecida também pelos seguintes nomes:

Incidência

Agente etiológico

Parasita Trichinella spiralis:  parasita de pequeno tamanho, cujo corpo é afilado na parte anterior e largo no setor posterior.

Características do verme

Reservatório

O reservatório mais importante é o porco. Este se infecta ao ingerir carne infectada de outros porcos ou de ratos infectados.

Ciclo vital

A larva encistada no interior do tecido muscular do porco é ingerida pelo homem e se libera ao nível do intestino delgado do novo hospedeiro, onde atravessa o epitélio duodenal em poucos dias. Uma semana após, as fêmeas já são férteis e iniciam a produção de larvas que ganham os linfáticos ou as veias mesentéricas e, destas  a circulação geral. Após breve período de permanência no sangue, elas invadem os tecidos ou cavidades do corpo, podendo a seguir retornar à circulação. 

Aquelas que atingem os músculos estriados se encistam. Os músculos mais atingidos são os contêm pouco glicogênio (diafragma, intercostais, músculos do pescoço e membros). Uma vez encistada (cisto de triquina), a larva necessita de 16 dias para se desenvolver completamente e se tornar infectante, As larvas que não se encistam são destruídas. Os cistos se calcificam após alguns meses (seis a nove). Toda a evolução decorre diretamente no mesmo hospedeiro, por isto é possível encontrar neste, as três formas parasitárias: larva, embrião e parasita adulto.

Patogenia

O estudo da patogenia tem por objetivo mostrar as lesões que as larvas podem provocar no organismo humano.

As larvas destroem as fibras dos músculos estriados ao penetrarem nesses tecidos. Ima vez no interior dos músculos, as larvas se encistam e crescem rapidamente, lesando os tecidos adjacentes e causando por mecanismo alérgico, inflamação e necrose muscular. O miocárdio pode ser lesado pelas larvas. No SNC (Sistema Nervoso Central) pode haver edema cerebral intenso, trombose de veias corticais e hemorragias. Os pulmões podem ser comprometidos por reações alérgicas granulomatosas. 

Transmissão

Transmissão passiva:

Ocorre quando o homem ingere carne de porco mal cozida ou crua infectada, os cistos se encontram nos músculos do porco contaminado.

Sinais e sintomas

A freqüência de sinais e sintomas que surgem após a infecção, correm paralelamente à evolução biológica do parasita no hospedeiro. Tem início e evolução aguda, logo após 24 horas da ingestão das larvas surgem as seguintes manifestações clínicas:

Período prodrômico:

Fase da invasão muscular

Essa fase ocorre quando as larvas geradas no organismo do novo hospedeiro iniciam a invasão dos músculos em média 15 dias após a ingestão das larvas contidas na carne de porco:

Após 45 dias em média de evolução da doença pode surgir as manifestações clínicas mais graves da doença:

Obs:  Há relatos documentados de casos de triquiníase aguda, maciçamente disseminada e fatal, em pacientes imunossuprimidos. Na gravidez a doença tem uma evolução grave quando incide no último trimestre gestacional.

Diagnóstico

Obs:  Quando há comprometimento muscular, várias enzimas se elevam (TGO, CPK, DHL, HBDH). Quando a infestação é maciça , as larvas podem ser detectadas no exame de sangue.

Tratamento

Objetivo: Erradicação da parasitose através de medicamentos que matem os vermes e suas larvas.

Específico: existem vários compostos imidazólicos ativos contra formas imaturas do verme. Quando os parasitas atingiram os músculos é mais difícil a ação do tratamento medicamentoso.

Complicações

Profilaxia

Objetivo:  Basicamente está na erradicação da doença  humana, com medidas capazes de controlar a infecção dos suínos,  e com isso evitar a infecção do homem.

medidas sanitárias:

medidas gerais:


Dúvidas de termos técnicos e expressões, consulte o Glossário geral.